05/11/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O novo Audi Q8 será uma das estrelas a marca alemã para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começa no próximo dia 8. O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina as linhas de um cupê de quatro portas a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. De acordo com a Audi, as vendas do novo Q8 devem ser iniciadas em 2019, mas os preços ainda não foram definidos.
Leia mais:
Acompanhe todas as novidades do Salão
Veja ofertas de carros perto de você
Simule aqui o quanto pagar nas parcelas de seu próximo carro
Sabe-se, no entanto, que a novidade terá 4,98 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,70 m altura. Sua linha de teto no estilo cupê faz com que o Q8 pareça ser mais baixo que o Q7. O carro é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”. A altura do solo é de até 254 milímetros. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos.
O sistema de tração do Q8 traz tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. A bateria recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena 10 Ah de capacidade elétrica.
O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
No mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor desenvolve 340 cv de potência e torque de 51 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades
O modelo trará de série duas opções de iluminação, ambas com tecnologia de LEDs. As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. Elas consistem em sete segmentos curtos e dois longos na extremidade dos faróis. Os últimos deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A lanterna tem design tridimensional similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.
A gama de cores do Q8 tem tonalidades que destacam o design esportivo, incluindo as novidades laranja Dragon e azul Galaxy. Para o interior, os clientes do Q8 podem escolher diversas cores e configurações.
Com um motor 3.0 TFSI sob o capô, o peso em ordem de marcha do Q8 é de 2.270 kg –incluindo a tecnologia híbrida leve com bateria de íon de lítio. A área frontal de 2,84 m2 e o valor cd de 0,34 garantem um arrasto relativamente baixo.
Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.
As suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. Rodas com tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.
A suspensão com amortecedores é de série. Já a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado é um recurso opcional.
Outro opcional dinâmico do Q8 é o esterçamento de todas as rodas, que pode girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, eles viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro e aumentando ainda mais sua agilidade. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro