MINI Cooper Roadster
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No Brasil desde 2009, a MINI já apresentou ao mercado cinco modelos: Cooper, Cabrio, Clubman, Countryman e John Cooper Works. Chegou a hora de o sexto integrante se juntar à família de origem britânica: a bola da vez é o Roadster, conversível de dois lugares que desembarca no Brasil por R$ 132.950 em sua versão de entrada, equipada com motor 1.6 aspirado.
Além da configuração mais fraca, que gera 120 cv de potência, o fabricante também traz ao País uma versão mais apimentada, chamada de Cooper S, que leva o mesmo motor, porém, equipado com turbocompressor que eleva a potência para 184 cv e sai por R$ 144.950. As duas configurações são equipadas com câmbio automático de seis velocidades e contam com a opção de troca de marcha por meio de borboletas posicionadas atrás do volante. Para quem acha que um Roadster não tem porta-malas a MINI dá um aviso: o espaço do compartimento de bagagens abriga 240 litros.
Go Kart feeling!
Foi com esta chamada que o iCarros foi convidado a sentir algo como a sensação de pilotar um kart (traduzido para o português) no teste drive do modelo. E é esta impressão que se tem quando está ao volante, já que, em função do baixo centro de gravidade, controle de tração e pneus 195/55 aro 16, o Cooper Roadster oferece estabilidade de sobra. A motorização turbo mostrou desenvoltura para chegar aos 120 km/h, estacionando o ponteiro do conta-giros em 2.000 rotações. A MINI anuncia que, com esta motorização, o modelo alcança uma velocidade máxima de 227 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos cravados.
Um dos diferenciais do Roadster, no entanto, não estava disponível para avaliação. Trata-se do sistema MINI Connected que, por meio de um aplicativo no iPhone ou no iPad (só funciona com os aparelhos da Apple) conecta motorista e carro. O componente dá dicas de condução ecológica, mostra um computador de bordo com as informações do carro e ainda pode ligar passageiro à internet e às redes sociais, tudo de forma audível. O carro conversa com o motorista.
Até o momento, a MINI só trouxe ao mercado brasileiro a versão com capota manual. Segundo a marca, a configuração com fechamento semiautomático, que só exige que o motorista trave a capota, deve chegar no segundo semestre. Outro detalhe importante é que o sistema de navegação também não está apto a conduzir o motorista em solo nacional.
Mais novidade na linha
Além do conversível, a marca trouxe como ação promocional de lançamento 35 unidades da versão Cooper S, equipadas com o kit esportivo Jonh Cooper Works. No Brasil, o carro que leva o pacote ganha apenas apetrechos no visual para deixar o carrinho ainda mais agressivo. Na versão JCW, que sai por R$ 151.950, o compacto leva spoiller lateral, saias traseira e dianteira diferenciadas da original, além de acabamentos internos especiais, como a costura dos detalhes no painel que, nessa configuração é revestido de couro, na cor vermelha .
A MINI já emplacou um total de 5.535 unidades da linha MINI Cooper no Brasil. O objetivo da marca é alcançar 6.000 modelos ainda no primeiro semestre de 2012. Para isso, o braço da BMW para carros com apelo urbano conta com a ajuda do seu mais novo lançamento. A expectativa de venda do conversível é de 100 unidades para 2012. Como mais da metade das 50 primeiras unidades que chegaram ao Brasil já foi reservada, a marca fez um novo planejamento de vendas junto à matriz e deve trazer, até meados do segundo semestre, um total de 150 unidades do MINI Roadster.
Viagem a convite da MINI