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Com chegada do novo Classe A, marca vai buscar jovens

Lançamento no Brasil em 2013, Classe A vai oferecer tecnologia que faz interação entre motorista e iPhone

08/03/2012 - Textos e fotos: Anelisa Lopes, de Genebra (Suíça) / Fonte: iCarros

A agenda de lançamentos a curto prazo da Mercedes-Benz para o mercado europeu e brasileiro já está com a programação completa. Fazem parte da ofensiva europeia o facelift do GLK, a perua CLS e o novo GL. Para o Brasil, estrearão em 2012 o novo ML, o Classe B, o SLK 55 AMG, o SL e o SL 63 AMG. As estratégias da marca, no entanto, vão além da chegada de novos modelos. 

Com o lançamento do novo Classe A e projetos futuros baseados em uma plataforma modular de compactos - que dará origem ao um sedã e a um SUV pequenos, em 2013 e 2014, respectivamente -, a Mercedes quer buscar popularidade em meio ao público jovem. De acordo com Philipp Schiemer, vice-presidente de marketing da marca, a ideia é mostrar que a Mercedes é uma possibilidade entre os "antenados". 

No caso do Classe A, a aposta se dá na reformulação visual do modelo, que virou um hatch esportivo, e na oferta de um sistema de interação por comando de voz entre o iPhone e motorista - para o sistema Android, a tecnologia deverá estar disponível até o final do ano - ou seja, do banco do condutor, vai ser possível "ditar" um email para o carro. Para tornar pública sua missão, a montadora deverá expor o carro em meio ao público alvo, ou seja, em locais frequentados por jovens com poder aquisitivo para comprar um carro de R$ 100 mil.

De acordo com Schiemer, a montadora, no entanto, não vai baixar o preço do carro para atingir esta "popularização". O modelo, que será lançado no Brasil somente no ano que vem, deverá manter a mesma faixa de preço. "O poder do compra do brasileiro está maior, ou seja, a classe média já é capaz de comprar um carro como este. Se pudermos estabelecer um patamar próximo aos R$ 100 mil para nossos modelos, será um preço competitivo", acrescenta. 

Diante da concorrência do novo Audi A3, que também estreará com mudanças no ano que vem no Brasil, e do custo-benefício dos carros coreanos disponíveis no mercado brasileiro, o executivo mostra segurança. No primeiro caso, diz que uma das possibilidades é buscar uma brecha entre aqueles que podem não estar satisfeitos com a marca. "Em relação aos asiáticos, temos como missão manter nosso padrão premium de qualidade".

Projetos para a smart - o destaque da smart no salão é o facelift do fortwo, mudança que antecipa a chegada de um sucessor, além de uma versão elétrica na Europa. Com uma leve mudança visual, o modelo desembarca no Brasil ainda este ano. O Fourfour, além de um estudo sobre a produção de uma picape pequena, também estão entre os projetos da marca. 
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