Segundos os números apresentados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as vendas de automóveis e comerciais leves subiram 12% em fevereiro em relação a janeiro. Foram emplacadas 274,2 mil unidades contra as 244,9 mil do mês anterior.
Se comparar fevereiro com o mesmo mês do ano passado, a alta foi maior, de 24,1 %, quando foram vendidas 221 mil unidades. "Em 2010 o mercado estava sob efeito do fim da isenção do IPI (imposto sobre produtos industrializados), então vamos ver o compotamento real do mercado somente após o fechamento de março", explicou o presidente Cledorvino Belini.
A produção também teve alta em fevereiro, com 18,7% de crescimento com a ajuda da alta das importações, que foi de 31% em relação a janeiro. A venda externa teve aumento menor de um ano para cá, apenas de 6,2%. O pequeno aumento, no entanto, deve ser comemorado, já que a previsão é de baixa para este ano, com queda de 3,4% para veículos montados e 4,7% para veículos exportados em CKD.
Previsões mantidasApesar das previsões pessimistas para exportações, a Abeiva mantém a projeção de crescimento para produção e vendas. A indústria deve crescer 1,1% e atingir 3,680 milhões de unidades. Já os emplacamentos devem subir 5% e chegar às 3,690 milhões de automóveis e comerciais leves.