Motoristas que acumularam 20 pontos em um ano ou cometeram infração gravíssima estão na lista do órgão de trânsito
17/03/2008 - Redação / Fonte: iCarros
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou uma lista com 21.514 motoristas que podem perder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os condutores foram indicados por acumular 20 pontos ou mais em 12 meses ou por cometer uma infração gravíssima.
A perda da CNH acarreta na suspensão no direito de dirigir durante um período que pode variar de um mês a um ano, de acordo com a gravidade das infrações. Quem perde a CNH pela segunda vez em um ano pode ficar sem dirigir por seis meses a dois anos. Para reaver a CNH, o motorista deve apresentar um certificado de conclusão do curso de reciclagem que tem 30 horas de duração.
Os motoristas vão receber uma notificação com o prazo para defesa no Detran. E, para apresentá-la, o condutor - ou um procurador tem de ir ao órgão de trânsito da região em que a CNH está registrada e protocolar a defesa por escrito, ao lado de cópias simples do RG, CPF e comprovante de residência.
Os recursos são julgados em dez dias, no máximo. Os que forem negados ficarão em situação irregular e deverão ir ao órgão de trânsito para entregar a CNH. Aqueles que não recorrerem serão julgados à revelia. Mais informações no http://www.detran.sp.gov.br/notifica/notifica.asp.