12/01/2017 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros
Leia mais:
Tire suas dúvidas sobre transferência de veículos
Tire suas dúvidas sobre recall
Dicas de usados gastando até R$ 30 mil
Entenda o seguro DPVAT
O novo sistema prevê o registro das transações com veículos em tempo real, que serão validadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), junto aos Departamentos de Trânsito (DETRAN), Receita Federal e Secretarias de Fazenda (SEFAZ), disponibilizando informações que darão maior segurança às operações de compra e venda de automóveis.
Como funciona?
Com a adoção do RENAVE, os proprietários que efetuarem a venda de um veículo a uma loja ou concessionária deverão efetuar a autenticação da Autorização Para a Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV, antigo DUT), o que exige uma vistoria simples, junto à revendo que fez a compra.
Com o ATPV, o lojista emite a Nota Fiscal Eletrônica de compra e cadastra o veículo no RENAVE. Assim, pode fazer a transação do carro com outros concessionários de maneira menos burocrática e mais barata, enquanto o antigo dono não precisa mais se preocupar com multas ou outros problemas uma vez que o veículo não estará mais em seu nome.
Quando o veículo for vendido a outro consumidor, o lojista dá baixa no carro dentro do RENAVE e entrega ao comprador a Nota Fiscal Eletrônica de venda e o ATPV e, em posse desses dois documentos, o novo proprietário pode pedir a emissão de um novo documento em seu nome.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro