entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Câmera Veicular: Conheça 3 tipos e para quê serve cada uma

Entender as diferenças básicas e funcionalidades da Câmera de Ré, 360º e Dash Cam pode ser decisivo à escolha certa

24/05/2021 - Mix Auto / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Não é só no universo dos realitys e dos YouTubers que elas fazem sucesso. As câmeras também são acessórios muito presentes e fundamentais no dia a dia de milhares de pessoas que buscam maior praticidade e segurança com o carro.

Desde o final dos anos 2000 e início dos anos 2010, as câmeras veiculares têm se tornado cada vez mais populares e são muito requisitadas no mercado automotivo, principalmente como solução de praticidade para realizar as sofridas balizas de ré.

E para saber qual a melhor câmera veicular para o seu carro, o grande segredo está em entender as diferenças e finalidades de cada modelo, para só então garantir e instalar a câmera veicular perfeita.

Câmera de Ré

Mais conhecida como câmera de ré, a câmera de estacionamento ou câmera de marcha à ré é a mais popular no segmento de câmeras para veículos e serve justamente para auxiliar nas manobras de ré, principalmente em vagas mais apertadas.

O funcionamento é muito simples: a câmera é acionada assim que a marcha ré é engatada. Ao ligar a câmera, a imagem capturada é projetada em tempo real na multimídia do carro e você passa a ter um “terceiro olho” para suas manobras de ré.

Existem modelos da câmera de ré com e sem linha guia, que pode ser fixa ou dinâmica. As mais requisitadas são as câmeras de ré que possuem a linha guia dinâmica, que acompanha o giro do volante e garante maior noção de distância dos obstáculos atrás do carro.

Corpo Borboleta ou Corpo Tartaruga?

Existem dois modelos da câmera de ré: a Corpo Borboleta e a Corpo Tartaruga (ou Câmera Mini Ball).

A diferença básica está no formato de cada uma, além de uma breve restrição da câmera Corpo Tartaruga.

Com um formato mais arredondado e que lembra o casco de uma tartaruga (daí o nome), este modelo não permite o ajuste manual do ângulo de visão.

Por isso, as câmeras mais indicadas para carros mais baixos, são as câmeras Corpo Borboleta, justamente por permitirem esse ajuste no ângulo de visão.

Modelo universal vs. modelo específico

As câmeras de ré podem ser modelo universal ou específico. A diferença básica entre os dois modelos está no encaixe da moldura e no preço.

O valor de uma câmera específica é bem mais alto - pelo menos R$ 200 reais mais cara do que uma câmera universal já instalada.

Ainda assim, em muitos casos, há quem prefira o modelo específico, como conta Luiz Cortez, gerente da Mix Auto Center.

“Os proprietários de carros PCD, principalmente desses SUVs mais novos, dão preferência pro modelo específico, porque, mesmo sendo mais cara, ainda é bem mais em conta do que na concessionária”, explica Cortez.

Atenção às especificações técnicas!

Independentemente do modelo, toda câmera de ré possui certo grau de impermeabilidade. Logo, o proprietário não precisa se preocupar com a chuva. Se a instalação for realizada corretamente, a água não danificará a câmera.

Outro ponto muito questionado é em relação ao grau de luminosidade mínima. Quem procura por câmera de ré geralmente questiona se a câmera “enxerga bem à noite”.

Já existe no mercado nacional alguns modelos de câmera de ré que contam com lâmpadas de led, justamente para garantir melhor visibilidade noturna.

Para saber a qualidade de imagem da câmera, basta conferir as especificações de resolução em pixels efetivos e resolução em linhas. Quanto mais altos os valores, melhor a qualidade de imagem das câmeras.

Importante: Instalação da Câmera de Ré em carro com Multimídia Original

Geralmente, todo carro que já sai de fábrica com a central multimídia instalada também conta com a câmera de ré inclusa. Porém, isso não é uma regra e há um detalhe importante a ser levado em conta.

Para instalar a câmera de ré em carros que já saem de fábrica com a Central Multimídia original e não possuem o acessório, é preciso instalar o Desbloqueio Multimídia para liberar a função da câmera de ré, permitindo assim acoplar o item fora da concessionária.

É o caso de carros da Chevrolet, que possuem o MyLink bloqueado, ou até outros, como Fiat Argo e o Volkswagen T-Cross PCD.

Outra alternativa seria substituir a multimídia original por uma alternativa de mesma qualidade, desde que o serviço seja realizado por especialistas, em centros automotivos autorizados e com produtos homologados pela concessionária.

Câmera de Estacionamento 360º

As câmeras de ré convencionais possuem um ângulo de visão limitado a 125º da parte de trás do veículo.

A câmera de estacionamento 360º nada mais é do que a junção de quatro câmeras dispostas ao redor do carro (uma frontal, uma traseira e duas laterais, instaladas embaixo de cada retrovisor), que garantem uma visão virtual completa dos arredores do veículo, o que confere ainda mais segurança na hora de manobrar, estacionar e dirigir.

Algumas dessas câmeras também contam com o recurso de gravação, que permite registrar momentos do trajeto e/ou do estacionamento para fins de segurança.

Atualmente, essa é uma tecnologia limitada a poucas marcas nacionais, o que também implica em um valor mais alto e uma instalação mais arriscada fora de centros automotivos especialistas em instalação de acessórios automotivos.

Contudo, tratando-se de acessórios automotivos modernos e sofisticados, quanto maior o investimento, mais alta a valorização na hora da revenda.

Câmera Veicular de Segurança (Dash cam)

Além das convencionais câmeras de ré, a grande novidade é a câmera veicular de segurança Dash Cam (abreviação de dashboard camera ou “câmera de painel”, em tradução livre) - uma crescente tendência no Brasil nos últimos anos e que, em alguns países, já é item obrigatório de segurança.

Leia mais:
+ Por que carros na Rússia têm câmera na dianteira?
+ Ar-condicionado do carro deve ser utilizado mesmo no frio
+ Vícios ao volante, desgastes (e perigo) constantes

Também conhecida como gravador de vídeo digital de carro, gravador de direção ou gravador de dados de evento, a dashcam é uma câmera automotiva  integrada, instalada no painel do carro para registrar continuamente a visão do pára-brisa dianteiro ou até mesmo traseiro e outras janelas, em alguns casos.

Finalidade da dash cam instalada no carro

O principal intuito de quem instala uma dash cam no carro é reforçar a segurança, já que o acessório pode ser decisivo em algumas ocasiões, como na hora de avaliar com maior precisão um roubo, furto ou até situações envolvendo atropelamento e/ou colisão.

Ainda, a dash cam também é um diferencial para quem adora cair na estrada e viajar com o carro. Isso porque o registro contínuo permite que o condutor mantenha a atenção ao volante sem perder nenhum detalhe da paisagem pelo caminho.

Dash cam vs. Câmera de Celular

Embora existam aplicativos que prometem “transformar seu smartphone numa Dash Cam para o carro”, será mesmo que vale a pena rodar com o celular sempre à mostra no painel? Sem falar que haja bateria e espaço livre na memória para registrar tudo 24 horas por dia.

Atualmente, os recursos e funcionalidades das dash cams são muito superiores às câmeras presentes nos mais modernos smartphones, com maior capacidade de armazenamento, estabilizador de imagem e eixo de rotação de até 360º, tudo em altíssima resolução.

Cuidados na escolha da melhor câmera automotiva

É claro que estamos falando sobre equipamentos mais modernos e sofisticados de marcas renomadas, que realmente valem a pena. Existe uma infinidade de câmeras automotivas de péssima qualidade e muito mais em conta oferecidas na internet que são pura dor de cabeça.

É o que explica o Luiz Cortez sobre a instalação da câmera veicular no centro automotivo em que trabalha: “Se o cliente já chega com a câmera pra gente instalar, primeiro nós avaliamos a procedência do produto e se o mesmo tem garantia”.

Luiz ressalta que todos os acessórios automotivos já devem possuir no mínimo de 3 meses a 1 ano de garantia oferecida pelo fabricante. Do contrário, não vale a pena.

“Nós ainda cobrimos mais 1 ano de garantia sobre a instalação, porque confiamos na nossa mão de obra. O que não dá pra arriscar é mexer com a parte elétrica do carro do cliente para instalar acessórios que vão funcionar por no máximo dois meses”, conclui Luiz.

Por isso, é imprescindível coletar o máximo de informações, não apenas sobre os acessórios que você deseja instalar, mas também sobre o local onde a instalação será realizada.

Além de evitar possíveis curto-circuitos, panes elétricas, prejuízos e outras dores de cabeça, o investimento em acessórios automotivos de qualidade só valoriza o automóvel para o momento da revenda.

Fonte: MixAuto Center

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.