17/11/2014 - Thiago Moreno / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros
Pode parecer rotina, mas uma simples parada para abastecer seu carro no posto de combustível pode colocar o motorista de frente com diversos serviços que não deveriam ser prestados por lá. Confira as armadilhas que estão aguardando por você no posto mais próximo.
Tipos de combustível
O iCarros já esclareceu suas dúvidas sobre os tipos de combustível oferecidos no posto e também se vale a pena pagar a mais por gasolina premium. De forma resumida, quando chegar para abastecer, desconfie de preços muito baixos, o que pode indicar combustível adulterado.
Alguns estabelecimentos fazem promoções oferecendo o combustível aditivado pelo mesmo preço do comum. Só tome cuidado com a prática, pois o aditivado irá efetuar uma limpeza desde o tanque do carro até o sistema de injeção. Se você não costuma usar o mais caro, colocar combustível aditivado pode fazer com que as partículas se desprendam e acabem por entupir e até queimar a bomba de gasolina do veículo.
Completar o óleo
“Quer ver o nível do óleo?”, a pergunta é bem comum e a resposta é ainda mais simples: não. Posto não é lugar para se medir corretamente o nível do óleo, principalmente se o piso não for plano. A aferição não é correta na vareta do motor com o carro desnivelado.
Além disso, ao parar no posto e desligar o carro, leva-se um tempo até que todo o óleo chegue ao cárter. Sendo assim, só é possível saber exatamente o quanto há no motor após alguns minutos com o propulsor desligado. Se a medição for feita antes disso, a vareta pode acusar pouco óleo, embora não esteja faltando lubrificante. O perigo aqui é colocar óleo demais no motor, o que o fará trabalhar com uma pressão maior, danificando as peças internas e os retentores.
Completar o fluído de freio
O sistema de freio é item de segurança e com ela não se brinca. Todo o circuito hidráulico de seu carro é selado, então o nível do fluído só cai em duas situações: quando as pastilhas, sapatas ou discos estão desgastados e precisando de troca ou quando há um vazamento na tubulação. Em ambos os casos, quem tem que avaliar o problema é um mecânico de confiança e não o frentista, por mais que esteja bem intencionado. E mesmo se for apenas para fazer a medição do nível, procure pisos nivelados para não obter uma leitura errada.
Água do radiador
As tampas dos reservatórios de água dos carros possuem o aviso “não abrir quando quente” por um motivo: o motor trabalha com temperaturas próximas a 100ºC e a água que circula dentro do propulsor absorve o calor. Nesse processo, ela se expande e pressuriza.
Para medir a quantidade de líquido de arrefecimento, piso nivelado e motor frio. Com o propulsor quente, a referência do reservatório irá mostrar mais água do que o real. Além disso, ao abrir a tampa, o liquido evaporado que fica dentro do vaso irá sair com forte pressão e temperatura, podendo até causar queimaduras na pele.
Calibragem
O frentista oferecer o serviço de calibragem (que você mesmo pode fazer, aliás) não é problema. Só passa a ser perigoso se o profissional não lhe perguntar o quanto de pressão vai em cada pneu. Nada de “ah, geralmente nesse carro eu ponho 30 libras”.
Cada carro tem uma calibragem e ela varia se o carro está cheio ou vazio e até se o uso for urbano ou rodoviário. A informação correta está no manual do proprietário do veículo.
Outra dica é não calibrar os pneus após já ter rodado muito com o carro. Com o atrito no asfalto, a borracha esquenta e, por consequência, a temperatura lá dentro sobe e o ar se expande, aumentando a pressão. Então fazer esse serviço após chegar de uma viagem, por exemplo, é impreciso. Procure efetuar a calibragem assim que sair de casa, num posto próximo.
Água do lavador do para-brisas
O menos crucial dos itens até agora, a água do lavador do para-brisas não vai complicar sua vida se estiver com o nível muito alto ou muito baixo. No último caso, o único perigo é queimar a bomba que leva o líquido até o vidro dianteiro. No posto, cheque se a água que será colocada no seu carro não está com detritos, que podem entupir tanto a bomba quanto os dutos do sistema.
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