22/02/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
“Queremos mostrar que o Gol está de volta”, afirmou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil durante a apresentação da linha 2017 do Gol e do Voyage, nesta segunda (22). Além do visual renovado por dentro e por fora, a oferta do modelo - que se manteve na liderança por mais de duas décadas e atualmente figura como o 10º veículo mais vendido - também recebeu alterações.
A versão de entrada 1.0 duas portas deixa de ser oferecida num primeiro momento, ao passo que a topo de linha Rallye 1.6 16V não será mais vendida. Agora, o Gol 1.0 quatro portas Trendline é a porta de entrada do hatch, que sai a R$ 34.890. O Voyage permanece sem alterações de versões, sendo que a opção mais barata Trendline 1.0 custa R$ 40.990.
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Gol e Voyage recebem motor 1.0 três cilindros
Uma das principais novidades da linha 2017 para o Gol e o Voyage é a introdução do motor 1.0 de três cilindros da família EA-211, o mesmo já utilizado no up! de entrada e no Fox. O propulsor entrega 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina e 10,4 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, o número passa a ser 9,7 kgfm. Para os propulsores 1.0, o único câmbio disponível é uma transmissão manual de cinco velocidades.
Por outro lado, as versões com motores 1.6 vão continuar usando o quatro cilindros 8V da família EA-111 sem alterações. A potência é 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina. O torque, respectivamente, é 15,6 kgfm e 15,4 kgfm. Para as versões com o motor maior, estão disponíveis os câmbios manual ou automatizado (I-Motion), ambos com cinco marchas.
Visual novo para Gol e Voyage, mas com herança
No caso do Gol, as principais alterações estão no para-choque dianteiro, grade, para-choque traseiro e lanternas. Na frente, o novo conjunto da grade inferior dá uma impressão de que o carro é mais largo. “Nos inspiramos na grade do Golf GTi e foi de propósito, queremos trazer esse espírito de esportividade para o Gol”, afirmou Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen. Na traseira, o novo recesso no tampão do porta-malas em conjunto com as novas lanternas remetem à primeira geração do Gol, apresentada em 1980. Já o Voyage não recebeu alterações significativas na traseira.
Por dentro, as semelhanças com os modelos premiuns da VW continuam tanto no hatch como no sedã. O novo painel traz materiais de melhor qualidade e mais agradáveis ao toque e aos olhos. Já os instrumentos, que estão 30% maiores, agora têm o mesmo tamanho que os utilizados não só no Golf como também no Tiguan. O volante é o mesmo do hatch médio. Como opcional, há outra grande novidade para os dois modelos: o sistema multimídia com tela de toque, navegação por GPS, integração com aplicativos e espelhamento da tela de celular, como já usado no Fox e na família Golf.
Pesos e medidas do Gol e Voyage 2017
O Gol 2017 tem 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Seu bagageiro é capaz de levar 285 litros. O hatch pesa entre 901 kg (1.0) e 1.045 kg (1.6 automatizado). Já o Voyage tem 4,2 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de levar 480 litros de bagagens. Seu peso varia entre 947 kg (1.0) e 1.076 kg (1.6 automatizado).
Confira os preços e os itens de série para os novos Gol e Voyage 2017:
- Gol Trendline 1.0 (R$ 34.890) e 1.6 (R$ 40.190): banco do motorista com ajuste de altura, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, faróis simples com máscara escura, grade dianteira preta, rodas aro 14 com pneus 175/70 R14 e calotas, tomada 12V no console, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, direção hidráulica.
Opcionais: ar-condicionado (R$ 2.800), kit Interatividade Media com rádio com conectividade via Bluetooth, suporte para celular, quatro alto-falantes e dois tweeters (R$ 835); kit Composition Touch com tela de toque, suporte para celular e os sistemas de alto-falantes (R$ 1.755)
- Gol Comfortline 1.0 (R$ 42.690) e 1.6 (R$ 47.490 manual, R$ 50.790 automatizado): itens do Trendline mais ar-condicionado, chave-canivete, computador de bordo, faróis de neblina, iluminação do porta-malas, rodas de aço aro 15 com pneus 195/55 R15 e calotas, tampa do porta-malas com abertura elétrica e rádio com conectividade via Bluetooth.
Opcionais: kit Composition Touch com tela de toque, suporte para celular, volante multifuncional, computador de bordo e os sistemas de alto-falantes (R$ 1.100); suporte para celular (R$ 290), kit Urban Completo com rodas aro 15 de liga, abertura elétrica e por controle remoto do porta-malas, chave com comando de abertura das portas, vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento traseiro e alarme (R$ 3.350); kit Interatividade com navegação com tela multimídia de toque e navegação por GPS, suporte para celular e volante multifuncional (R$ 2.360); Pacote Conect com tela multimídia de toque e navegação por GPS, volante multifuncional, rodas aro 15 de liga, abertura elétrica e por controle remoto do porta-malas, chave com comando de abertura das portas, vidros traseiros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e alarme (R$ 2.500).
Apenas para o Comfortline 1.6: Kit Urban Completo mais rodas aro 16 com abertura elétrica e por controle remoto do porta-malas, chave com comando de abertura das portas, vidros traseiros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e alarme (R$ 3.650).
- Gol Highline 1.6 (R$ 51.990 manual e R$ 55.290 automatizado): itens da Comfortline 1.6 mais volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos com setas embutidas e função tilt down do lado direito, frisos laterais cromados, grade com insertos cromados, pedaleiras esportivas, roda de liga-leve aro 15, tela de entretenimento central de toque, rede no porta-malas, volante multifuncional com comandos do som e do computador de bordo.
Opcionais: suporte de celular (R$ 290), navegação com tela multimídia de toque e navegação por GPS e suporte para celular (R$ 1.815); rodas de liga aro 16, bancos com revestimento de couro sintético, piloto automático, espelho interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular (R$ 3.240).
- Voyage Trendline 1.0 (R$ 40.990) e 1.6 (R$ 44.590): mesmos itens do Gol Trendline, exceto limpador e lavador do vidro traseiro
Opcionais: ar-condicionado (R$2.800); kit Interatividade Media com rádio com conectividade via Bluetooth, suporte para celular, quatro alto-falantes e dois tweeters (R$ 835); kit Composition Touch com tela de toque, suporte para celular e os sistemas de alto-falantes (R$ 1.755).
- Voyage Comfortline 1.0 (R$ 46.490) e 1.6 (R$ 49.790 manual e R$ 53.090 automatizado): mesmos itens do Gol Comfortline.
Opcionais: kit Composition Touch com tela de toque, suporte para celular, volante multifuncional, computador de bordo e os sistemas de alto-falantes (R$ 1.100); suporte para celular (R$ 290); kit Urban Completo com rodas aro 15 de liga, abertura elétrica e por controle remoto do porta-malas, chave com comando de abertura das portas, vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento traseiro e alarme (R$ 3.360); kit Interatividade com navegação com tela multimídia de toque e navegação por GPS, suporte para celular e volante multifuncional (R$ 2.360).
Apenas para o Comfortline 1.6: Kit Urban Completo mais rodas aro 16 com abertura elétrica e por controle remoto do porta-malas, chave com comando de abertura das portas, vidros traseiros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e alarme (R$ 3.650).
- Voyage Highline 1.6 (R$ 55.290 manual e R$ 58.590 automatizado): traz os mesmos itens do Gol Highline 1.6.
Opcionais: suporte de celular (R$ 290), navegação com tela multimídia de toque e navegação por GPS e suporte para celular (R$ 1.815); rodas de liga aro 16, bancos com revestimento de couro sintético, piloto automático, espelho interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular (R$ 3.240).
Como andam os novos Gol e Voyage
O iCarros andou no Gol Comfortline 1.0 e no Highline 1.6, além do Voyage Highline 1.6, todos com câmbio manual. Com o propulsor menor, o carro demonstrou fôlego além do esperado para a cilindrada. Mesmo na estrada, a 120 km/h, o carro demonstrou capacidade para superar ladeiras sem grandes perdas de embalo e, nessa velocidade, girava próximo às 4.000 rpm sem vibrar ou gerar ruídos incômodos. O consumo nessa utilização ficou acima dos 16 km/l sendo que o carro avaliado estava abastecido com gasolina. No caso do 1.6, há de fato mais força, mas o cabeçote de duas válvulas por cilindro (o 1.0 tem quatro por cilindro) entrega os pontos mais cedo. Após as 4.500 rpm, não tem a mesma disposição das baixas rotações e, em regime rodoviário, roda a 3.500 rpm causando ruído perceptível dento da cabine, mais que o 1.0. O mesmo ocorre no Voyage.
Entre os itens que não mudaram, dois são positivos. O primeiro é a suspensão, firme na medida certa, sem deixar a vibração dos buracos incomodar os ocupantes e dando segurança nas mudanças de direção. O câmbio permanece com engates precisos e leves, facilitando as trocas.
Porém, o sistema de direção elétrica poderia ter sido introduzido, ao menos no motor 1.0, pois é o mesmo motor do up!, que já disponibiliza o item. Além da questão do custo, há um motivo mercadológico: "O consumidor da linha Gol é muito mais tradicional, por isso mantivemos a direção com assistência hidráulica", disse José Luiz Loureiro, gerente de desenvolvimento de produto da VW.
A central multimídia com tela de toque e espelhamento da tela e de aplicativos do celular é a mesma já usada no Fox e no Golf. Tem um tamanho competente e a tela possui bom brilho e responde bem aos comando. O pareamento com o celular, feito por cabo USB, porém, demanda um aparelho homologado e com sistema atualizado. Nem todos conseguem fazer o pareamento com o carro.
Vai vender? - A Volkswagen não quis comentar números de venda nem para o Gol nem para Voyage. Porém, a marca recorreu a mais uma atualização visual e de motorização. Enquanto uma nova geração - ainda sem previsão - não chegar, a liderança pode não chegar tão fácil como antigamente, mas com certeza manterá o hatch entre os dez mais vendidos sem tanta dificuldade como se viu ao longo de 2015.
Teste drive a convite da Volkswagen
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