18/08/2017 - Thiago Moreno, de Dourado (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Depois de anunciar a pré-venda e até mesmo um aumento de preços para depois desse período, A Volvo apresentou de forma oficial a segunda geração do XC60 para o mercado brasileiro. Historicamente, o SUV é o veículo mais vendido da marca por aqui, com cerca de 2.000 unidades comercializadas anualmente. Ele agora é oferecido em três configurações: Momentum (R$ 235.950), Inscription (R$ 256.950) e R-Design (R$ 266.950). Tais valores valem até 31/8. A partir de 1/9, a primeira fica R$ 4.000 mais cara e as demais sofrem acréscimo de R$ 3.000.
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O que mudou?
Nesta segunda geração, o modelo está utilizando a plataforma SPA da Volvo, já usada por aqui pelo XC90. Com isso, o XC60 cresceu 9 cm no entre-eixos, 4 cm no comprimento e 11 cm na largura em comparação com a geração anterior. A altura foi a única medida que diminuiu, perdendo 5 cm.
O modelo também está trazendo as últimas gerações dos equipamentos de segurança da Volvo. O sistema de condução semi-autônoma funciona a até 130 km/h, enquanto o assistente de ponto cego pode até mesmo trazer o carro de volta se perceber que a mudança de faixa vai causar um acidente.
Visualmente, a nova plataforma deu a impressão de que o XC60 tem um capô mais longo e baixo que a versão anterior, mas a linha lateral é bem similar. A lanterna traseira vertical característica do XC60 ainda está lá, mas agora invade o capô.
Por dentro, a cabine lembra muito o XC90, principalmente com a disposição do painel de instrumentos digital e a tela central multimídia vertical, parecendo um tablet. Na versão Inscription há detalhes de madeira real que, no toque, é possível sentir as ranhuras.
Ficha técnica
Todas as configurações do novo XC60 utilizam o motor T5: 2.0 turbo a gasolina capaz de entregar 254 cv de potência e 35,7 kgfm já a partir das 1.500 rpm. O câmbio é sempre automático de oito velocidades e todas as configurações são dotadas de tração integral.
Nas medidas, o modelo agora tem 4,69 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,86 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de abrigar até 505 litros. Segundo a Volvo, todas as configurações pesam até 1.926 kg. Os dados da marca informam que o conjunto é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h.
Versões, preços e equipamentos
Momentum (R$ 235.950 em pré-venda) – ar-condicionado digital de duas zonas, teto-solar panorâmico com abertura elétrica, central multimídia com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Car Play, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, bancos de couro com ajustes elétricos e memória para o motorista, seletor de modos de condução, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, start/stop e rodas de liga leve de 19 polegadas.
Inscription (R$ 256.950 em pré-venda) – acrescenta painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, aquecimento para os bancos dianteiros, rodas de liga leve de 20 polegadas, porta-malas com abertura elétrica, chave presencial revestida de couro com memória, piloto automático adaptativo, assistente de direção semi-autônoma e alertas de ponto cego, tráfego cruzado e colisão traseira.
R-Design (R$ 266.950 em pré-venda) – traz ainda detalhes externos esportivos, volantes com borboletas para trocas em modo manual, bancos revestidos de couro e nobuk, sistema de som de alta performance e rodas de 21 polegadas.
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Revisões e PCD
Já no lançamento,a Volvo já está divulgando um regime de preços fixos para as revisões do XC60. Elas contemplam seis manutenções programadas até o momento, sendo que a primeira ocorre aos 10.000 km e a última que já tem um plano fechado é a de 60.000 km ou três anos de uso.
Quilometragem / Período / Valor
10.000 km / Não definido / R$ 949
20.000 km / 12 meses / R$ 1.849
30.000 km / Não definido / R$ 949
40.000 km / 24 meses / R$ 2.349
50.000 km / Não definido / R$ 949
60.000 km / 36 meses/ R$ 3.499
Já para os portadores de necessidades especiais, que comprariam um veículo pelo regime de PCD, a Volvo conseguiu, desde novembro de 2016, a mesma isenção de impostos garantida para os modelos nacionais comercializados nesse sistema. Assim, a versão de entrada Momentum sai por R$ 213.812, a Inscription por R$ 232.841 e a R-Design por R$ 241.903.
Como anda?
Herdar a plataforma SPA do XC90 fez muito bem ao XC60. E o primeiro fruto foi o visual. Elegante sem apelar para linhas fortes e vincos marcados. Tudo na carroceria do SUV é suave e fluído. É um jeito bem sueco de fazer as coisas e um resultado que deve envelhecer bem.
O interior segue a mesma filosofia. Assim como no XC90, o painel é dominado visualmente pela tela central multimídia que parece (e funciona como um) tablet. Ela concentra as funções de mídia, GPS, sistemas de segurança e ar-condicionado. Diga adeus ao mar de botões do antigo XC60. Agora, há apenas oito.
Isso deixou o painel elegante, pois a Volvo não tentou reinventar a roda, o visual é simples e bem executado e o acabamento tem materiais macios ao toque até nas bolsas porta-objetos das portas. Os detalhes em madeira da versão Inscription avaliada ajudaram a acentuar a impressão sobre o interior do XC60: muito bem feito, pensado e aconchegante.
Agora as qualidades de direção. Ou de não direção, porque o XC60 consegue cumprir diversas tarefas de forma semi-autônoma. O Pilot assist, em sua primeira aparição no XC90, já conseguia acelerar, brecar e esterçar o volante a partir de informações lidas pela série de radares e câmeras. Claro que o motorista ainda precisa deixar as mãos no volante, pois, sem elas, o sistema não funciona. A questão é que ele funcionava até 50 km/h. Já foi feito o update que eleva essa velocidade para 130 km/h e esse é o usado no XC60.
Mesmo em velocidade de rodovia, o sistema se vira bem sozinho, exigindo intervenções esporádicas em curvas mais fechadas apenas. Claro que não é 100% a prova de brasileiros, como uma fechada muito em cima na estrada provou.
Talvez na Suécia, onde os motoristas podem ser menos propensos a esse tipo de manobra perigosa, o carro freasse sozinho. Nesse caso foi preciso frear, o que mostra que, por mais que a tecnologia evolua, o motorista sempre tem que estar no comando da situação. O Pilot Assist pode soar até desnecessário, mas, em longas viagens, ajuda o motorista a se desgastar menos. E isso aumenta a segurança.
Quando você dirige de verdade, sem as assistências, fica até mais divertido, pois, com o mesmo motor e menos peso que o XC90, o XC60 sobra em arrancadas e retomadas, auxiliado pelo câmbio de oito velocidades, que tem trocas bem suaves. Uma pena as borboletas para trocas manuais ficarem restritas ao modelo R-Design.
O carro responde rápido também aos comandos do volante, fazendo curvas com um mínimo de esterço. O conforto a bordo é um dos pontos altos, pois o silêncio impera por conta do isolamento acústico vindo diretamente de um modelo de categoria superior. A única impressão que precisa ser mais estudada é que o XC60 pareceu ser levemente mais firme que o XC90 em superfícies irregulares, talvez pelo peso menor. O bom é que a dinâmica da carroceria – 30% mais rígida que a geração anterior – fica bem aguçada e o caro passa muita confiança muito rápido para o motorista.
Vai vender?
Luiz Rezende, presidente da Volvo do Brasil, disse que “o XC60 é muito importante para nós, vendendo anualmente cerca de 2.500 das 3.700 unidades em média que vendemos no Brasil”. A previsão é que a versão de entrada Momentum responda por 40% do total das vendas, enquanto a Inscription e a R-Design ficariam com 30% cada.
No entanto, o executivo afirma que a ideia é liderar o segmento de SUVs Premium. A marca ainda não disse, mas é clara a intenção de fazer mais vendas no geral com a ajuda do XC60 após o término do Inovar Auto, pois a previsão de vendas totais para o ano que vem já chega a 6.000 unidades.
Teste-drive a convite da Volvo.
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