entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volvo XC40 começa a ser vendido no Brasil por R$ 194.950

Versão mais barata T4 do primeiro SUV compacto da Volvo chega ao país apenas em julho por R$ 169.950

09/04/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de esgotar as 70 unidades de pré-venda da edição especial First Edition em um dia e atingir 1.000 reservas no Brasil, o Volvo XC40 finalmente chega às concessionárias da marca. Por aqui, ele será oferecido em três versões com preços que começam em R$ 169.950 pela versão T4 (que só começa a ser vendida em julho) e vão até R$ 214.950 pela topo de linha T5 R-Design.

Leia mais:
Cadillac lança SUV compacto XT4 por R$ 119.495
Antes e depois: o que mudou no novo Volvo XC60?
Avaliação Volvo XC60 Inscription: intermediário só no nome

Medidas e mecânica

Com 4,42 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,70 m, o Volvo XC40 é um dos maiores SUVs compactos do segmento. O modelo é construído sobre a plataforma CMA desenvolvida em parceria com a Geely e que dará origem e novos modelos da marca sueca. O porta-malas é de 460 litros.

Veja ofertas de Volvo na sua cidade

No Brasil o XC40 será oferecido com o motor gasolina 2.0 quatro cilindros turbo em duas opções de potência e torque: 252 cv e 35,7 kgfm nas versões T5, ou 190 cv e 30,6 kgfm na variante de entrada T4. Ele será associado à transmissão automática de oito marchas, enquanto a tração nas quatro rodas é item de série somente nas versões T5.

Itens de série

Desde a versão de entrada T4, o Volvo XC40 vem equipado com frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, sistema que evita trafegar na faixa oposta acima de 65 km/h, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 9 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital de uma zona, banco do motorista com regulagem elétrica, faróis full-LED, piloto automático, sensor de ré e sensor de chuva.

Simule as parcelas do seu próximo carro

A versão T5 Momentum adiciona sistema de som com 250W, carregamento de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave, seletor de modo de condução, câmera de ré e retrovisores anti-ofuscantes. A Momentum oferece teto pintado em branco como opcional.

Subindo para a variante topo de linha R-Design, o XC40 agrega teto pintado em preto, sistema de som Harman Kardon de 600W, GPS Pro, sistema de leitura de placas, teto solar panorâmico, banco do passageiro com ajuste elétrico, porta-malas com abertura elétrica, troca de marcha no volante, piloto automático adaptativo e sensor de estacionamento dianteiro.

Cores e revestimentos

Os modelos T4 e T5 Momentum contam com as opções sólidas Preto Stone, Branco Ice e Azul Amazon, além das metálicas Preto Onyx, Cinza Osmium, Vermelho Fusion e Prata Bright. A versão R-Design pode ter também as cores metálicas Azul Bursting e Branco Crystal, além dos tons Vermelho Fusion, Prata Bright e Cinza Osmium. Opção sólida para essa versão é somente a Preto Stone.

Para o interior da versão Momentum, a Volvo oferece quatro tonalidades de revestimento interno: Preto Carvão, Caramelo, Vermelho Oxide e Bege. A R-Design vem exclusivamente equipada com couro preto e nubuck no mesmo tom.

Revisão com preço fixo

A Volvo oferecerá as sete primeiras revisões do XC40 com preço fixo. Segundo a marca, são feitas revisões completas a cada 20 mil km ou um ano (o que ocorrer primeiro), com trocas de óleo preventivas intermediárias entre elas. As trocas de óleo são aos 10 mil km, 30 mil km e 60 mil km durante os primeiros anos, custando ao dono do SUV R$ 899 cada.

Já as revisões variam de acordo com a quilometragem: R$ 1.799 para a de 20 mil km ou 1 ano, R$ 2.299 para a de R$ 40 mil km ou 2 anos e R$ 3.399 para a de 60 mil km ou 3 anos. Há ainda opção de esticar a garantia por um ano, totalizando quatro anos sem limite de quilometragem, pelo valor de R$ 2.990. O serviço Volvo on Call está incluso na extensão de garantia. Há planejamento de revisões de custo fixo até os 150 mil km rodados.

Preços do Volvo XC40

T4 – R$ 169.950 (disponível apenas a partir de julho)
T5 Momentum – R$ 194.950
T5 R-Design – R$ 214.950

Como anda?

O mais interessante dos carros da Volvo é que eles sempre oferecem um olhar diferente sobre o objeto carro. Em terras de SUVs grandes e de visual agressivo, os XC60 e XC90, ofercem uma alternativa elegante. Com o XC40 não foi diferente. De silhueta ele é um pouco quadradinho, com a frente alta e tem linhas que o identificam de longe. Você o vê de longe na rua (e muitas pessoas que cruzaram com o carro o fizeram mesmo). É difícil confundí-lo com outro SUV.

Por dentro, mais soluções inusitadas. Segundo João Oliveira, diretor comercial da Volvo brasileira, "há um pensamento no design sueco de que nada pode ser bonito se não for funcional". E é isso que o XC40 entrega. As soluções são bem diferenciadas, para não dizer inusitadas mesmo. Os alto-falantes dianteiros, por exemplo, não ficam na porta. Eles ficaram acomodados sob o painel e o som se propaga por saídas do ar, como o ar-condicionado.

No lançamento internacional do XC40 houve um vídeo explicando o conceito de deisgn interno, onde a marca dizia que tudo foi colocado ao redor do motorista como seria em uma mesa de escritório. Duvida? Que tal a pequena lixeira que fica à frente do encosto de braço? É removível até.

Outro detalhe que demonstrou o cuidado da marca com a cabine são os paineis de porta forrados em couro no encosto e na parte mais alta, mas acarpetado perto da maçaneta e nos porta-objetos. Além de agradáveis ao toque dão uma impressão de ambiente mais aconchegante, além de evitar barulhos de coisas rolando soltas. Até mesmo o divisor do assoalho do porta-malas, que poderia ser apenas um tampão de fundo falso, dobra-se e revela ganchos para acomodar sacolas de compra, evitando suas movimentações com o carro andando. Inteligente, diferente e elegante.

A cabine é ampla e espaçosa, sendo facilmente encontrada uma boa posição para guiar. Atrás, até dois passageiros viajam com conforto e direito a saída de ar-condicionado. Há cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos. No entanto, três adultos no banco traseiro acabam se apertando um pouco, pois o o modelo não é tão largo quanto os irmãos maiores.

Dirigindo o carro, nem parece que o XC40 roda com uma plataforma nova, a CMA, que dará origem aos novos carros compactos da Volvo e da Geely. O menor SUV da marca roda como os maiores. Silnecioso e confortável, mas é um pouco mais firme por ser menor e mais leve, mas não consigo falar que o XC40 cansa, pelo contrário. Rodar na estrada o dia inteiro a 120 km/h parece ser um de seus objetivos.

O motor 2.0 entrega muito torque cedo, então raramente o câmbio faz trocas de marcha depois das 2.000 rpm. Assim, quase não se ouve o propulsor em funcionamento. O câmbio é suave na operação e esperto de programação, pois não passei por momentos em que pensei que poderia fazer uma troca ou redução mais ideal do que aquela que a caixa estava fazendo automaticamente.

Mesmo quando chegam as curvas, o Volvo rola pouco e passa muita segurança para quem dirige, até demais. É muito fácil ultrapassar o limite de velocidade se você não ficar atento ao velocímetro. E mesmo se você não estiver muito atento, a maior parte dos sistemas autônomos de segurança dos Volvo maiores estão presentes também em todas as versões. O único que fica de fora é o Pilot Assist, que assume a condução, mas ainda exige que o motorista esteja no controle. Ele aparece apenas na versão mais cara R-Design do XC40, mas é um opcional que custa R$ 5.000 nas demais versões.

Dá para colocar defeito? Se você caçar pelo em ovo, talvez. Por exemplo, a versão mais básica não tem câmera de ré, item que não é mais tão incomoum em carros compactos. O teto-solar, de série na R-Design, não pode vir nem como opcional nas demais e o mesmo pode ser dito sobre as aletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual, novamente presentes apenas na versão mais cara.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.