06/12/2016 - Anamaria Rinaldi, de Amparo (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Quatro meses após estrear no XC60, a configuração a diesel D5 chega agora ao irmão maior Volvo XC90 em duas versões. A opção de entrada Momentum sai por R$ 369.950, enquanto a Inscription cobra R$ 419.950. O motor, porém, não é o mesmo nas dois SUVs. O XC60 traz um 2.4 de cinco cilindros e 220 cv, enquanto no XC90 é um 2.0 biturbo de quatro cilindros e 238 cv.
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O torque máximo é de 48,9 kgfm disponível entre 1.750 e 2.250 rpm, com câmbio é automático de oito marchas. Esse conjunto faz o SUV de luxo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 230 km/h. Segundo a fabricante sueca, esse novo motor conta com uma tecnologia que permite respostas mais rápidas de aceleração, reduzindo o turbo lag (tempo para a turbina encher).
Funciona da seguinte forma: ao receber ar fresco do filtro de ar, um pequeno compressor elétrico comprime esse ar para armazená-lo em um reservatório. Então, em primeira ou segunda marcha, ele é liberado para alimentar o turbo compressor quando o acelerador é pressionado com o veículo parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros. Isso cria um impulso instantâneo para arranque. Em seguida, o ar no depósito é substituído para ser usado quando for novamente necessário. A tração é integral AWD, distribuindo a força entre as quatro rodas automaticamente conforme a aderência do piso.
Outra novidade na linha 2017 é a introdução do piloto automático que atua com o veículo a até 130 km/h, ao contrário do anterior que trabalhava apenas a até 50 km/h. Ele mantém a velocidade e a distância do veículo à frente programadas pelo motorista, acelerando e freando quando preciso. Além disso, esse sistema é capaz de ler as faixas de rodagem na via, movendo o volante para manter o veículo na trajetória. A alteração permite que o dispositivo seja usado também em rodovias e não mais somente na cidade. De qualquer forma, é sempre bom destacar que isso não elimina a necessidade de o condutor estar sempre atento ao tráfego e com as duas mãos no volante. Para quem já possui o XC90, a Volvo informa que será possível fazer a atualização do sistema, contudo, o valor desse serviço não foi revelado.
Equipamentos de série
A versão de entrada Momentum vem com ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura, tela central de nove polegadas sensível ao toque, GPS, sete assentos individuais, bancos dianteiros com regulagens elétricas, ajuste lombar, apoio das pernas, aquecimento e memória, bancos traseiros com booster integrado para crianças, assistente de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus, faróis full LED autodirecionais, rodas de 19 polegadas e sistema com cinco modos de condução (Comfort, Eco, Dynamic, Off Road e Individual) que alteram motor, transmissão, direção, economia de combustível e até o layout do painel.
Já a Inscription traz a mais sistema de áudio de alta qualidade, suspensão a ar, rodas de 20 polegadas, bancos com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, assentos traseiros com aquecimento, Head Up Display (visor que projeta informações à frente do motorista), teto solar panorâmico, alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, alerta de ponto cego e sistema de visão 360º.
No quesito segurança, ambas vêm equipadas com alerta de mudança de faixa (aplica força no volante se o carro sair da faixa sem seta), alerta de fadiga, sistema que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário, dispositivo pré-colisão que reduz os danos aos ocupantes, controle eletrônico anti-capotamento, visão noturna (permite ver até pedestres, ciclistas e animais de grande porte) e Volvo On Call.
Impressões ao dirigir
Além do porte e do visual, que já chamam a atenção, o XC90 atrai pela lista de equipamentos. Famosa por ser uma marca focada em segurança, a Volvo não deixa nada a desejar quando os ocupantes embarcam no SUV. A tela central do tamanho de um tablet é um dos destaques no interior, junto com o ótimo acabamento. E como anda? Muito bem. A nova tecnologia que auxilia em arrancadas é percetível, dando um fôlego extra, mas atua apenas em baixos giros e em primeira ou segunda marcha. Ou seja, não ajuda em uma ultrapassagem na estrada, por exemplo. Ainda assim, para um SUV grande e pesado, o XC90 não é lento nas respostas e cumpre bem a função para um carro familiar que tem sete assentos de série em todas as versões.
Mesmo na versão Momentum, que não conta com suspensão a ar, o ajuste é confortável até em pisos irregulares e garante ótima estabilidade em curvas. Os principais atrativos, contudo, são os modos de condução com uma opção específica para o fora de estrada e o sistema semi-autônomo que guia o carro entre as faixas de rodagem e em relação ao veículo à frente.
Vai vender? - Segundo a Volvo, de 50% a 55% do segmento de SUVs de luxo é composto por modelos a diesel, daí a importância para a marca desse lançamento. A previsão da empresa é vender 700 unidades do XC90 em 2017 incluindo todas as versões a diesel e a gasolina, sendo que até 60% deve ser dos modelos a diesel. Desse total, 80% deverá ser da configuração mais cara Inscription e 20% da Momentum. As revisões custam R$ 10.985 até os 60 mil km, sendo a primeira de 10 mil km por R$ 999, a segunda de 20 mil km por R$ 1.899 e a terceira de 30 mil km por R$ 999.
Test-drive a convite da Volvo
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