24/06/2015 - Texto e Fotos: Thiago Moreno, de São Carlos (SP) / Fonte: iCarros
Durante evento na fábrica de motores de São Carlos (SP), a Volkswagen confirmou o que muitos já esperavam: a versão com motor turbo para o pequeno up!. Segundo a marca, a novidade deverá ser apresentada oficialmente no final de julho, ainda sem preços definidos. Chamado apenas de TSI, o novo propulsor usa por base o 1.0 flex de três cilindros do up! convencional que desenvolve 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina.
Com a ajuda de uma pequena turbina e injeção direta de combustível, o tricilíndrico gera 105 cv ou 101 cv, respectivamente. O grande salto, porém, foi no torque. O número foi de 10,4 kgfm no aspirado para 16,8 kgfm no turbo, com etanol. A Volkswagen afirma que o motor TSI não modificará a atual estrutura de versões do up!. Assim, a partir da intermediária move up!, todas as configurações poderão ser equipadas com o 1.0 turbo.
Diferenças pequenas como o up!
Para abrigar a turbina e viabilizar o maior desemprenho do motor, o hatch recebeu poucas alterações. Entre elas, está o radiador de maiores proporções para refrigerar o calor extra gerado pela sobrealimentação. Para abrigar a peça nova, o para-choque dianteiro ficou um pouco mais saliente. Entre as diferenças estéticas, todos os up! TSI, independentemente da versão, serão equipados com a tampa do porta-malas preta, imitando a peça que é de vidro no equivalente europeu. Os dados de desempenho e outras informações sobre as alterações realizadas no up! TSI serão reveladas apenas no lançamento oficial do carro, em julho.
Mais investimentos em São Carlos (SP)
O que está viabilizando a produção do 1.0 TSI flex no Brasil é o investimento de R$ 460 milhões até 2018 na fábrica de motores da marca em São Carlos (SP). É dessa planta que saem atualmente os motores EA-111, 1.0 de quatro cilindros e 1.6 8V, e EA-211, 1.0 três cilindros aspirado e 1.6 16V. O valor irá para a ampliação da linha de montagem de forma que abrigue o processo produtivo dos motores TSI, que possuem turbo e injeção direta de combustível. O primeiro será o novo tricilíndrico do up!. O investimento também foi o responsável por nacionalizar parte da produção dos virabrequins dos 1.0 de três cilindros. Com uma precisão milimétrica, a peça era importada da Alemanha. Esse item começará a ser produzido por aqui em 2016.
O Golf do Alckmin - Um dos convidados do evento, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez mais que apenas marcar presença: acabou vazando um segredo que a VW hesitava em confirmar. Em seu discurso, o chefe do executivo estadual enumerava os carros oferecidos com motores 1.6 feitos em São Carlos, "como Gol, Fox, Saveiro e o novo Golf, é isso?". Fica a dica, não é, governador?.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro