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Volkswagen up! ganha turbo e uma nova versão

Primeiro 1.0 turbo flex do Brasil, compacto tem sete versões TSI, incluindo a speed up!. Preços partem de R$ 43.490

24/07/2015 - Anamaria Rinaldi, de Campinas (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de muita especulação e até de vazamento de informações no site da Volkswagen, a fabricante alemã lança no Brasil a opção de motor 1.0 turbo flex para o compacto up!. A novidade estará disponível a partir da intermediária move up!. O up! de 105 cv será chamado de TSI e chega às lojas na segunda semana de agosto com preços entre R$ 43.490 e R$ 49.990. 

O motor 1.0 turbo da Volks já existe lá fora e equipa os modelos Polo e Golf. Porém, com tecnologia flex é estreia mundial - e será oferecido apenas no Brasil, onde foi desenvolvido (vale lembrar que a Ford também possui um 1.0 turbo no exterior. Não seria bem-vindo no rival Ford Ka?). A VW aproveitou o lançamento do novo motor para alterar o catálogo do up! 2016: agora, as versões topo de linha black, red e white up! passam a ser vendidas somente com o motor TSI; há também a inclusão de uma nova configuração com o motor mais potente na linha, chamada speed up!.

Mudanças visuais

Para diferenciar as versões turbo das demais, a tampa do porta-malas traz o emblema TSI e é pintada na cor preta (na Europa é de vidro). Além disso, o up! precisou crescer 4 cm no comprimento do para-choque dianteiro para acomodar os novos componentes mecânicos. As demais medidas seguem sem alteração, inclusive o porta-malas de 285 litros. 

Novidade na família, a configuração speed up! é uma série especial criada para o lançamento do up! TSI e sem número limitado de unidades. Com o objetivo de criar um apelo mais esportivo, ela será vendida apenas na cor branca e se destaca esteticamente pelas faixas laterais, pelo teto preto, pelos retrovisores com capa azul, pelas rodas exclusivas e pelo para-choque dianteiro com o centro também em preto. Por dentro, exibe acabamento escuro e painel em preto brilhante com o emblema alusivo à versão à direita. 

E o que muda no motor?

Prometendo revolucionar o mercado brasileiro, a Volkswagen faz questão de ressaltar que o motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas do up! foi completamente modificado para as versões TSI. "Não foi apenas colocar o turbo. No TSI, 90% das peças são diferentes. Fizemos diversas mudanças buscando a performance de um 1.8 convencional com eficiência energética, robustez e que fosse flex, para rodar com os dois combustíveis", afirma Roger Guilherme, gerente de powertrain da Volkswagen. Foram alteradas, por exemplo, peças como coxins (que passam a ser hidráulicos), virabrequim, bielas, pistões, anéis, cabeçote e polias. Até o bloco, que é feito de alumínio, sofreu mudanças com a inclusão de um radiador de óleo e de um ponto adicional de fixação para a transmissão. O volume de óleo, aliás, também aumentou em cerca de 750 ml, indo agora para quatro litros.

Com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável (na admissão e no escape) e turbo compressor com intercooler, o TSI é capaz de render 101 cv de potência com gasolina e 105 cv com etanol, com torque máximo de 16,8 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm com ambos os combustíveis. "O up! TSI tem 62% mais torque e 28% mais potência do que o modelo aspirado com a mesma cilindrada", destaca Markus Kleimann, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Volkswagen. Vale lembrar que o 1.0 aspirado (chamado MPI) desenvolve 75 cv (gasolina) e 82 cv (etanol) e tem injeção indireta e comando variável somente na admissão. De acordo com a Volks, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h com etanol. A transmissão, manual de cinco marchas, também teve mudanças com a adoção de uma embreagem maior. Embora as relações de marcha estejam iguais, o diferencial está 26% menor, o que significa que a transmissão foi alongada e o motor trabalha em giros menores, melhorando o consumo e o conforto acústico.

Falando especificamente do sistema de sobrealimentação, Roger Guilherme diz que o projeto desse motor - fabricado em São Carlos (SP) - foi desenvolvido para obter desempenho em baixas rotações, ter efeito mesmo em altitudes maiores e sem beber demais. "Esse turbo tem respostas rápidas para oferecer prazer ao dirigir com baixo consumo", completa o executivo. E para ajudar nesses pontos, o up! TSI conta com um sensor de etanol, que identifica o combustível antes de haver queima, evitando assim perda de performance até que o motor se adequasse após um abastecimento. Segundo dados do Inmetro, o up! TSI tem consumo médio de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são respectivamente 13,8 km/l e 16,1 km/l. Quanto ao desempenho, a equipe de engenharia da Volks posicionou o intercooler dentro do motor, reduzindo o turbo lag (tempo para o turbo encher e entrar em ação). Foram modificados ainda os sistemas de freio (mas a traseira continua com tambor) e de suspensão, com nova calibração para molas e amortecedores. Tudo pensado especificamente para esse modelo, destaca a Volks.

Versões e equipamentos 

Desde a versão move up! TSI, o compacto vem de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, chave canivete com controle remoto do alarme, faróis escurecidos, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), rodas de aço aro 14 com pneus de baixa resistência ao rolamento, trio elétrico (só nos vidros dianteiros), divisória para o porta-malas e rádio com Bluetooth e entradas USB e auxiliar.

A high up! acrescenta sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 e sistema que aciona a luz de seta três vezes com um toque. A aventureira cross up! e as black, red e white up! ainda trazem a mais volante e alavanca do freio de mão revestidos de couro, acabamento interno diferenciado, moldura dos faróis de neblina cromada e frisos laterais. O sistema multimídia Maps&More com tela sensível ao toque e GPS é opcional e soma R$ 1.516 ao valor do carro.

Veja abaixo a tabela de preços do VW up! 2016:

take up! (2 portas) - R$ 30.660
move up! - R$ 40.390
move up! I-Motion - R$ 42.790
high up! - R$ 44.940
high up! I-Motion - R$ 48.140
cross up! - R$ 43.930
cross up! I-Motion - R$ 47.130

move up! TSI - R$ 43.490
high up! TSI - R$ 48.040
cross up! TSI - R$ 47.030
black / red / white up! TSI - R$ 48.690
speed up! TSI - R$ 49.990

Vai vender? - Com seu estilo simpático, o up! conquistou os brasileiros. Ele soma 27.829 unidades emplacadas nos seis primeiros meses do ano, o que lhe garante o 12° lugar no ranking de vendas da Fenabrave (associação de revendedores). "O up! já soma mais de 100 mil unidades produzidas, com exportações para a Argentina e o Uruguai. E até o final do ano, temos planos de expandir para o México e outros países da América Latina", afirma David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil. O up! é fabricado em Taubaté (SP) e foi lançado aqui em fevereiro de 2014, com algumas alterações em relação ao modelo europeu. 

Agora, com as versões turbo, a Volkswagen quer ampliar o leque de consumidores do compacto, apostando no baixo consumo com melhor desempenho. Força para isso o up! TSI tem. Ele é a essência do fenômeno do downsizing, que oferece motores com cilindrada menor e bom desempenho equiparável a blocos maiores.

Veja a avaliação completa do VW up! TSI na próxima semana no iCarros

 

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