04/08/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Depois do Fiat Argo, a expectativa no Brasil está ao redor do lançamento da sexta geração do Volkswagen Polo, anunciado para o país no último trimestre deste ano. Contudo, a fabricante está com uma campanha no ar com o tema "01.09" e logotipo que, quando lido ao contrário, revela o nome Polo. Tudo indica então que 1 de setembro será a data da revelação da novidade.
Leia mais:
Veja a campanha que indica que o Polo será lançado em 1º de setembro
Volkswagen Polo 2018 e Virtus são flagrados juntos
Volkswagen diz que Gol segue à venda e que muda até 2020
Por enquanto, a Volks divulgou vídeo e fotos do Polo, ainda camuflado, em testes no país. A empresa confirmou que ele já está em fase final de testes e avaliações em condições de rodagem nas estradas brasileiras.
Recentemente, houve uma apresentação para a imprensa em que foram anunciados detalhes da plataforma modular MQB que será usada no hatch, em sua versão sedã batizada de Virtus, em uma picape inédita e em um SUV também inédito. Sabe-se também que Polo e Virtus serão feitos na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo (SP).
Confira o vídeo abaixo:
O que já sabemos?
O novo Polo terá freios a disco nas quatro rodas de série nas versões TSI e suspensão elevada em 20 mm em relação à versão europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro na configuração com motor TSI. No Brasil, mudam ainda as molas e amortecedores, com cargas definidas de acordo com as condições brasileiras. Ele terá pneus com baixa resistência ao rolamento, com medidas 185/65 R15, 195/55 R16 ou 205/50 R17.
Motorização
Por enquanto, está confirmado apenas o motor 1.0 turbo TSI flex de três cilindros que já equipa o Golf. Segundo a marca, além de mais moderno e leve, ele entrega números de desempenho melhores do que os 2.0 aspirados, especialmente no torque, medida que mais importa no dia a dia.
No Polo, ele entregará 128 cv de potência com etanol, ou seja, mais do que no Golf - são 116 cv com gasolina e 125 cv com etanol. O torque máximo será igual: 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. Com esse motor, a transmissão será a automática de seis marchas. Contudo, o hatch deverá ter ainda outras opções de motor para as configurações mais em conta.
Uma mudança será o logotipo desse motor, que passará a ser "200 TSI" e não mais apenas TSI como acontece atualmente no Golf e no up!. O número "200" vêm do torque máximo em Nm.
Equipamentos
Todas as versões do novo Polo virão de série com direção elétrica, controle de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e pneus com baixa resistência ao rolamento (com opções de 15, 16 e 17 polegadas). Nas configurações TSI, haverá ainda controle de estabildade e freios a disco nas quatro rodas. Outra inovação é o sistema de limpeza automática dos discos de freio.
A lista específica de itens de fábrica de cada versão será revelada mais adiante, no lançamento. Por hora, sabe-se que haverá de série uma central multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Como opcional, o hatch terá ainda um sistema mais moderno com central com tela de 8" e quadro de instrumentos digital com tela de 10" e três modos de visualização.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro