16/11/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação e Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros
O lançamento do Volkswagen Virtus já estava confirmado para janeiro de 2018 no Brasil, mas os detalhes de seu visual ainda não haviam sido revelados oficialmente - ele fora flagrado algumas vezes rodando pelas ruas brasilieras. Hoje (16), a marca fez a estreia mundial da novidade, um sedã derivado do novo Polo, mas com entre-eixos alongado. Sucessor do Polo Sedan, ele ficará posicionado no portfólio entre Voyage e Jetta.
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O Virtus será fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a dianteira seguindo a linha já vista no Polo. Para receber os três volumes, muda apenas a parte traseira. Segundo a marca, ele foi desenvolvido no Brasil e pensado para o público da América Latina.
Ele será vendido em três versões: 1.6 MSI, Comfortline 1.0 TSI e Highline 1.0 TSI. A Volkswagen ainda não revelou os preços, mas garantiu que eles serão "surpreendentes".
Motorização
O sedã será vendido com os motores 1.6 MSI e câmbio manual de cinco marchas ou 1.0 TSI com o automático de seis velocidades - diferente do hatch, não haverá versão de entrada com o 1.0 MPI aspirado. O 1.6 16V MSI desenvolve 117 cv e 16,5 kgfm com etanol ou 110 cv e 15,8 kgfm com gasolina.
Já o 1.0 TSI turbo flex de três cilindros entrega 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, com torque máximo de 20,4 kgfm com etanol ou gasolina. Segundo a Volks, com esse motor, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h com etanol.
Dimensões e medidas
Seu porta-malas tem capacidade para 521 litros, com entre-eixos de 2,65 metros - são 8,5 cm a mais do que no Polo. As demais dimensões são: 4,48 m de comprimento, 1,46 m de altura (4 mm a mais que no Polo) e 1,75 m de largura.
Vale lembrar que ele adota a mesma plataforma modular MQB, a ser usada ainda no SUV inédito T-Cross - com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018.
Lista de equipamentos
A lista de equipamentos por versão não foi revelada, mas sabe-se que as opções TSI terão de série controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, freios a disco nas quatro rodas, volante com regulagem de altura e profundidade, limpeza automática dos discos de freio e monitoramento de pressão dos pneus, assim como acontece no Polo.
Outros itens incluem ar-condicionado com saída para o banco traseiro, airbags frontais e laterais, isofix e apoio de cabeça para todos os ocupantes. Todas as versões terão controle de tração, pneus com baixa resistência ao rolamento e direção elétrica.
O Virtus também terá o quadro de instrumentos digital presente no hatch, com três modos de visualização, oferecido como opcional na versão mais cara. Quanto ao sistema de entretenimento, estará disponível uma central multimídia com espelhamento de smartphones via Mirror Link, Android Auto e Apple CarPlay. E como nos modelos atuais da Volks, o Virtus virá com suporte para celular com uma entrada USB exclusiva.
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