27/07/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Anamaria Rinaldi e divulgação / Fonte: iCarros
Preparando terreno para o lançamento no último trimestre deste ano da sexta geração do Polo, a Volkswagen fez uma apresentação hoje (27) da nova plataforma modular MQB a ser usada no hatch. Ela também será adotada no sedã Virtus, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2018, além de um SUV e uma picape, somando então quatro modelos.
Leia mais:
Volkswagen Polo 2018 e Virtus são flagrados juntos
Veja tudo que já sabemos sobre o novo Polo
Novo Polo será um dos nove lançamentos da VW em 2017
"A Volkswagen do Brasil está se reinventando. É um nova marca, com nova mentalidade e totalmente focada em nossos clientes. E este ano de 2017 marcará a virada de página na Volkswagen do Brasil. Até 2020, vamos fazer a renovação mais abrangente do portfólio na história da marca", afirma David Powels, presidente da Volkswagen do Brasil. Nessa lista já sabemos que estão o facelift do Golf e da perua Golf Variant, os novos Polo, Tiguan e Jetta, além dos inéditos Virtus, SUV compacto e perua derivados do Polo. Vale lembrar que está confirmada a produção do Polo e do Virtus na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Características da base MQB
Um dos principais destaques da plataforma MQB é a sua versatilidade, permitindo usá-la em carrocerias com vários comprimentos. Segundo a marca, ela oferece ainda otimização das proporções de design e maior espaço interno. "Na MQB, usamos aços de alta resistência e feitos a quente, permitindo ter uma carroceria mais leve, além de ter bloco de alumínio. Com isso, temos menor peso, menor consumo de combustível e menores emissões de poluentes", diz Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen.
A suspensão será elevada em 20 mm em relação o Polo europeu, oferecendo maior vão livre do solo para passar por buracos e valetas, típicas das ruas brasileiras. "Com essa plataforma, é possível oferecer conforto de categorias superiores", destaca José Loureiro, gerente executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo da Volkswagen.
Motorização
O novo Polo terá como uma das opções o motor 1.0 turbo TSI flex de três cilindros que já equipa o Golf. Segundo a marca, além de mais moderno e leve, ele entrega números de desempenho melhores do que os 2.0 aspirados, especialmente no torque, medida que mais importa no dia a dia.
No Polo, ele entregará 128 cv de potência com etanol, ou seja, mais do que no Golf - são 116 cv com gasolina e 125 cv com etanol. O torque máximo será igual: 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. Com esse motor, a transmissão será a automática de seis marchas.
Uma mudança será o logotipo desse motor, que passará a ser "200 TSI" e não mais apenas TSI como acontece atualmente no Golf e no up!. O número "200" vêm do torque máximo em Nm.
Equipamentos
Todas as versões do novo Polo virão de série com direção elétrica, controle de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e pneus com baixa resistência ao rolamento (com opções de 15, 16 e 17 polegadas). Já se sabe também que haverá configurações com motor turbo TSI, com o diferencial de trazer controle de estabildade e freios a disco nas quatro rodas. Outra inovação é o sistema que limpa automaticamente os discos de freio.
A lista específica de itens de fábrica de cada versão será revelada mais adiante, no lançamento. Por hora, sabe-se que haverá de série uma central multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Como opcional, o hatch terá ainda um sistema mais moderno com central com tela de 8" e quadro de instrumentos digital com tela de 10" e três modos de visualização.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro