entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Toyota SW4 2016 chega com preços a partir de R$ 205.000

Nova geração é oferecida inicialmente apenas na versão mais cara SRX com 5 ou 7 lugares e motores a diesel e a gasolina

17/02/2016 - Anamaria Rinaldi, de Itupeva (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Toyota lança hoje (17) no Brasil a nova geração do utilitário esportivo SW4, que chega às lojas a partir de amanhã como linha 2016 com preços entre R$ 205.000 e R$ 225.000. Produzida em Zárate, na Argentina, a novidade será oferecida inicialmente somente na configuração topo de linha SRX, com novos motor a diesel e a gasolina e com cinco ou sete lugares.

Leia mais:
Toyota divulga vídeo do novo SW4 
Nova geração do SW4 já tem site no Brasil
Nova Hilux chega a partir de R$ 114.860
Toyota convoca donos de Hilux, SW4 e RAV4 

Por fora, o SUV recebeu faróis, grade frontal, para-choques e lanternas traseiras redesenhadas, modificações semelhantes às feitas na nova geração da picape Hilux lançada aqui no final do ano passado, embora agora o estilo esteja bastante diferente entre os dois modelos. O utilitário também está maior que seu antecessor, com 9 cm a mais no comprimento (são 4,79 m) e 1,5 cm a mais na largura (são 1,85 m). As demais medidas, porém, diminuíram, com 1,5 cm a menos na altura (são 1,83 m) e 0,5 cm a menos na distância entre-eixos (são 2,74 m).

O interior também muda,exibindo agora o painel mais baixo, nova disposição dos comandos dentro da cabine e acabamento com detalhes metálicos e imitando madeira. Segundo a fabricante, o objetivo foi criar um modelo elegante e funcional.

Motorização muda totalmente

Ao menos por enquanto, saem do catálogo a SR 2.7 flex (163 cv  com etanol) e a SRV 3.0 turbodiesel (171 cv). O novo SW4 SRX será oferecido com motor 4.0 V6 24V a gasolina de 238 cv de potência e 38,3 kgfm de torque (somente com sete lugares) e 2.8 16V turbodiesel de 177 cv de e 45,9 kgfm, o mesmo que equipa a nova Hilux (este disponível com cinco ou sete lugares). Esse propulsor entrega 6 cv a mais e torque 25% maior quando comparado ao 3.0 da geração anterior, recebendo melhorias no sistema de admissão e reduzindo o atrito nas peças móveis, entre outras alterações. 

Nas três opções o câmbio é automático de seis marchas - uma a mais que no antecessor - com borboletas atrás do volante para fazer as trocas manuais. A Toyota ressalta que essa transmissão foi melhorada para reduzir o consumo de combustível, diminuindo 2% a primeira marcha e aumentando 19% a última em relação ao câmbio atual. O motor 2.8 oferece consumo de 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, enquanto o 4.0 V6 faz 6 km/l e 7,6 km/l, respectivamente.

Se você está sentindo falta da versão flex, ela deve retornar ao catálogo no segundo semestre deste ano, assim como prometido na picape Hilux. A expectativa é que ela retome a configuração SR, enquanto a SRV a diesel sai para dar lugar à nova SRX. Contudo, de acordo com a resposta do mercado brasileiro, a Toyota não descarta retomar também a SRV a diesel, uma opção mais em conta, se houver demanda.

Equipamentos de série

O novo SW4 2016 vem de fábrica com ar-condicionado digital com saídas para as fileiras traseiras, direção hidráulica, volante com regulagens de altura e profundidade, banco do motorista com ajustes elétricos, partida por botão, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), faróis com luzes diurnas de LED, bancos revestidos de couro, rodas de liga leve aro 18" com pneus 265/60 R18, assistente de partida em rampa, assistente de descida, controles de tração e de estabilidade, bloqueio do diferencial traseiro, retrovisores com rebatimento elétrico, sistema isofix para cadeiras infantis, porta-luvas refrigerado, câmera de ré e sistema de som com tela sensível ao toque de 7”, GPS, TV digital, DVD, MP3, Bluetooth e comandos no volante. 

Impressões ao dirigir

O iCarros avaliou o novo SW4 com motor a diesel em trechos de estrada e em um percurso off-road. Falando primeiro do conjunto mecânico, ele agradou bastante, considerando o apelo urbano e familiar do veículo. Isso porque as retomadas de velocidade são lentas, fazendo com que o SUV demore um pouco a ganhar velocidade - lembrando também que se trata de um carro com mais de duas toneladas. Além do modo normal de condução, há ainda os modos Eco e Power, novidade na linha 2016, que alteram as respostas do veículo. O Eco Mode privilegia o consumo, reduzindo a intensidade do ar-condicionado e das respostas ao pedal do acelerador, enquanto o Power Mode é voltado para o desempenho, deixando as respostas mais rápidas. A transmissão automática de seis marchas tem funcionamento suave, sem trancos, mas com mudanças de marcha mais progressivas, sem arrancadas bruscas. Quem deseja uma condução diferente pode optar pelo modo Sport - sobe em média 800 rpm - no câmbio ou pelas trocas manuais possíveis na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. Quanto ao consumo, em trecho exclusivamente rodoviário, a média foi de 10,2 km/l.

Merecem elogios o isolamento acústico, ainda mais considerando que se trata de um modelo a diesel, tradicionalmente mais barulhento, e o acerto das suspensões. No geral, o SUV é direcionado para o conforto, com suspensão mais macia, mas isso não atrapalha a estabilidade em curvas nem incomoda demais os ocupantes dentro do veículo. Isso ocorre porque, embora a carroceria chacoalhe bastante, o conjunto filtra bem o piso. Segundo a Toyota, a única alteração na suspensão em relação à geração anterior é o uso de amortecedores com curso mais longo.

Por dentro, o acabamento ficou bem melhor, com mais elegância, embora o relógio digital no painel dê um ar antiquado à cabine, a imitação de madeira tenha ficado bastante artificial e os novos comandos do ar-condicionado lembrem um pouco os modelos de rádio automotivo mais antigos. Atrás, há muito espaço para a cabeça e as pernas, com assoalho quase plano para favorecer quem vai no meio. Há ainda comando individual para o ar-condicionado na segunda fileira de assentos, ganchos atrás dos encostos dianteiros e bancos reclináveis que permitem adotar uma posição quase deitada. Infelizmente, a Toyota não soube informar a capacidade do porta-malas, que pareceu semelhante ao antecessor - eram 900 litros com cinco lugares.

No fora de estrada, o SW4 mostrou que tem atributos para encarar trilhas, mas somente as leves, já que conta com pneus mais direcionados para o asfalto. A antiga alavanca que acionava a reduzida - o modelo tinha tração integral permanente - agora dá lugar a um botão giratório no console central que permite ligar o 4x4 e o 4x4 com reduzida. A fabricante alega que a mudança foi feita para ajudar no consumo de combustível.

Vai vender? – De acordo com a Toyota, o SW4 é líder no segmento de SUV’s médios no mercado nacional há quatro anos. "O modelo somou 31,5% de participação de mercado em 2015, mesmo com a queda na produção em função da troca de geração", afirma Miguel Fonseca, vice-presidente executivo de marketing da Toyota. Segundo a fabricante, a nova geração foi desenvolvida para se adequar ao uso realmente feito pelos clientes, ficando assim mais apta a enfrentar a concorrência de Chevrolet Trailblazer, Fiat Freemont, Hyundai Santa Fe, Kia Sorento e Mitsubishi Pajero Dakar, entre outros. Dessa forma, a expectativa é que o novo modelo mantenha a liderança entre os SUV's médios, com a versão SRX a gasolina representando somente 5% das vendas do utilitário. A SRX a diesel de cinco lugares deve ficar com 20% e a diesel de sete lugares deve acumular a maior parcela com 75% das vendas do SW4.

"A Toyota está confiante de que o mercado brasileiro vai voltar a crescer no futuro, apesar de as previsões não serem animadoras para 2016", destaca Fonseca . Prova disso é que, no segundo trimestre deste ano, está prevista a inauguração da fábrica de motores da empresa em Porto Feliz (SP).

Veja abaixo os preços do Toyota SW4 2016:

SRX V6 a gasolina AT6 4X4 7 lugares: R$ 205.000
SRX 2.8 a diesel AT6 4X4 5 lugares: R$ 220.000
SRX 2.8 a diesel AT6 4X4 7 lugares: R$ 225.000

Viagem a convite da Toyota

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.