entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Toyota Etios melhora onde importa na linha 2017

Etios muda motor, câmbio e painel na linha 2017 e se aprimora onde mais precisava. Preços começam em R$ 43.990

19/04/2016 - Thiago Moreno, de Mogi das Cruzes (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Toyota apresentou a linha 2017 do compacto Etios nas configurações hatch e sedã. Sem grandes alterações visuais, o modelo mudou sob o capô. Entre as principais mudanças estão a introdução de câmbios manuais de seis velocidades e automáticos de quatro velocidades para todas as versões. Além disso, os propulsores, tanto 1.3 quanto 1.5, ganharam comando duplo variável de válvulas, elevando a potência e torque. O painel também mudou, mas ainda não foi dessa vez que sua posição foi alterada. Continua em posição central, mas, na linha 2017, o velocímetro é apresentado numa tela digital de TFT de 4,2 polegadas, facilitando a leitura dos instrumentos que estavam deslocados do campo de visão direto do motorista. As vendas começam no dia 28 de abril e os preços variam entre R$ 43.990 (hatch X 1.3 manual) e R$ 60.895 (hatch Cross 1.5 automático).

Leia mais:
Etios ganha uma nova versão White Pack 
Toyota antecipa imagens do Corolla reestilizado 
Toyota SW4 2016 chega com preços a partir de R$ 205.000 
Nova Hilux chega a partir de R$ 114.860 

Motores mais fortes e novos câmbios

Com o novo comando de válvulas, a potência dos motores do Etios cresceu. No 1.3 flex, entrega-se agora 98 cv com etanol e 88 cv com gasolina, um ganho de 8 cv sobre o anterior. O torque é de 12,8 kgfm e 12,3 kgfm, respectivamente. Já o 1.5 teve um ganho de 11 cv. Entrega agora 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, enquanto os valores respectivos de torque são 14,4 kgfm e 14 kgfm. Além do comando novo, contribui para o ganho de potência a nova taxa de compressão elevada, passando de 12,1:1 para 13:1 - trata-se da relação que determina o quanto o combustível é comprimido dentro dos cilindros. Quanto mais elevado, maior o potencial para gerar potência. Para o sistema flex, o Etios não usa tanque auxiliar. Em seu lugar há um pré-aquecimento do etanol.

Para ambos os propulsores e para todas as configurações há duas opções de transmissão disponíveis. O manual de seis marchas substitui o antigo de cinco velocidades. Já o automático de quatro marchas, apesar de mais antigo em concepção que os demais concorrentes com câmbio automático, é um item inédito no Etios.  

Mudanças mecânicas e de equipamentos

Além da motorização e do câmbio, o Etios ganhou outros novos componentes mecânicos. A suspensão dianteira ganhou novas molas e amortecedores, enquanto os batentes mecânicos foram substituídos por hidráulicos. A direção elétrica foi recalibrada. Para o conforto, o modelo de entrada da Toyota ganhou vidros mais grossos e mais peças de isolamento acústico para tornar o rodar mais silenciosamente. Até mesmo as caixas de rodas receberam novos acabamentos para reduzir ruídos. Em termos de seguranças, todas as configurações trazem sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis. Assim como são de série em todas as versões cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os três passageiros do banco de trás.

Etios nas medidas

Sem muitas alterações externas, as medidas do compacto permanecem com poucas mudanças. O hatch tem 3,8 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,46 m de entre-eixos com porta-malas de 270 litros. Já a versão aventureira Cross tem comprimento de 3,9 m. O peso é de 955 kg para os carros equipados com motor 1.3, 965 kg para os 1.5 e 970 kg para o Cross. Já no sedã são 4,3 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,55 m de entre-eixos com porta-malas de 562 litros. Equipado apenas com motor 1.5, o sedã pesa 970 kg.

Por que não mudou por fora? Por que quatro marchas?

Mesmo com mudanças profundas na mecânica, o visual teve alterações sutis. A antena de teto está menor, enquanto rodas e calotas ganharam novo desenho. Segundo Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, “em nossas pesquisas, apenas 9% dos clientes em potencial do Etios o rejeitaram por causa do design. Preferimos investir nosso tempo e orçamento nas demais melhorias do carro”.

Quanto ao câmbio automático de quatro marchas, trata-se de uma evolução da transmissão utilizada na geração anterior do Corolla, com parte interna retrabalhada e novo gerenciamento eletrônico. Porém, rivais como o Chevrolet Onix oferecem caixa automática de seis velocidades nas versões mais caras, assim como a Hyundai faz com o HB20. Até mesmo o Nissan March deverá receber em breve câmbio de relações continuamente variáveis (CVT) em breve.

Sobre esse tema Fonseca afirma que “por se tratar de uma evolução da caixa do Corolla, já tem precedente de durabilidade com nossos clientes. Além disso, cumpriu todas as nossas metas de consumo e desempenho de nossa engenharia enquanto nos permitiu oferecer câmbio automático por um valor mais acessível”. De fato, Onix e HB20 com transmissão automática custam respectivamente R$ 53.390 (LT 1.4) e R$ 54.595,00 (Comfort Plus), enquanto o Etios pode ser adquirido por  R$ 47.490 na versão X 1.3 ou R$ 52.495 na XS 1.5.

Movido a novidades

O iCarros avaliou a versão 1.3 X com câmbio automático de quatro velocidades. A grande dúvida recai sobre a capacidade do propulsor menor trabalhar com a nova transmissão. Avaliado com etanol, sempre com o ar-condicionado ligado e com quatro passageiros mais bagagem, a configuração automática mais barata do hatch encarou cidade e estrada sem problemas. A potência extra resultante das mudanças no motor fazem com que o Etios encare ladeiras sem falta de fôlego e o próprio câmbio trata de identificar as inclinações para manter marchas mais baixas. Claro que na estrada o câmbio permanece efetuando trocas entre a terceira e a quarta, mas como sua operação é muito suave, a mudança só é percebida por um ruído um pouco mais elevado do motor.

As demais mudanças também fizeram diferença desde a versão de entrada do carro. A direção, que já era leve, agora tem respostas mais rápidas. A nova suspensão, com novos amortecedores e molas, filtram bem as imperfeições do asfalto sem incomodar a cabine, ainda mais com os batentes que agora são hidráulicos. Com o novo isolamento acústico, a impressão dentro da cabine é de que se está andando num carro de categoria superior.

Vai vender? – A previsão da Toyota é de que o Etios acumule 68.000 unidades vendidas até o final de 2016, sendo que as novas configurações com câmbio automático devem responder por até 40% das vendas. Mudando realmente apenas onde importa para quem dirige o carro, o novo Etios deve sim conquistar alguns novos clientes para a Toyota em seu segmento. 

Versões e preços

Hatch
1.3 X (manual R$ 43.990, automático R$ 47.990):
traz de série direção elétrica, ar-condicionado, vidros, espelhos e travas com acionamento elétrico, rodas de ferro aro 14 com calotas, abertura elétrica do porta-malas e enconsto central de braço (automático apenas).

1.5 XS (manual R$ 48.995, automático R$ 52.495): acrescenta comandos de áudio no volante, piloto automático (exclusivo no automático) e rádio com conectividade via Bluetooth e USB.

1.5 XLS (manual R$ 53.895, automático R$ 57.395): itens da XS 1.5 mais rodas aro 15 de liga leve, volante com revestimento de couro, faróis de neblina e central multimídia com tela de toque.

1.5 Cross (manual R$ 57.395, automático R$ 60.895): itens da XLS 1.5 mais acabamentos externos exclusivos da versão.

Sedã
1.5 X (manual R$ 49.495, automático R$ 51.995):  
mesmos itens do hatch 1.3 X
1.5 XS (manual R$ 51.695, automático R$ 55.195): mesmos itens do hatch 1.5 XS
1.5 XLS (manual R$ 56.795, automático R$ 60.295): mesmos itens do hatch 1.5 XLS

Viagem a convite da Toyota

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.