07/04/2015 - Anamaria Rinaldi, de Porto Seguro (BA) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O time de SUV´s compactos ganhou mais um integrante. A Peugeot lança no País o 2008, fabricado em Porto Real (RJ), e que chega nesta semana às concessionárias em fase de pré-venda com preços entre R$ 67.190 e R$ 79.590. As primeiras unidades devem ser entregues a partir de meados de maio. O 2008 se junta aos novatos Jeep Renegade e Honda HR-V, além dos veteranos Ford EcoSport e Renault Duster – este último também já está à venda com o visual re-estilizado. Ainda neste mês será lançada mais uma novidade no segmento, o JAC T6. Com o sucesso inicial dos novos modelos, tudo indica que o 2008 terá uma tarefa difícil ao brigar nesse mercado.
Chamado de crossover, o modelo global da Peugeot foi desenvolvido em conjunto por equipes no Brasil, na França e na China. Seu estilo mescla a aparência robusta dos SUVs com linhas mais harmoniosas emprestadas do hatch 208, de quem herda a plataforma (base estrutural). Ele também divide itens com o "primo" Citroën C3, como a motorização 1.6.
Ficha técnica
O 2008 será vendido em três versões: Allure, Griffe e Griffe THP. As duas primeiras são equipadas com motor 1.6 16V flex que rende 115 cv de potência com gasolina e 122 cv com etanol. Já o torque máximo - número referente à força do motor, fazendo diferença em arrancadas e retomadas - é de 15,5 kgfm e 16,4 kgfm, respectivamente, disponível a partir de 4.000 rpm. O câmbio nas duas configurações pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades com opção de trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante.
Completa a gama a versão topo de linha Griffe THP, que possui motor 1.6 16V turbo flex - como o C4 Lounge - capaz de entregar 165 cv com gasolina e 173 cv com etanol, com torque máximo de 24,5 kgfm com ambos os combustíveis a partir de 1.750 rpm. Nessa versão, a transmissão é sempre manual de seis marchas.
O 2008 mede 4,15 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,54 m. A altura livre do solo é de 20 cm, com a adoção de suspensões 10 mm mais altas que no modelo europeu. Seu porta-malas leva 355 litros - para comparar, o "irmão" 208 tem capacidade para 283 litros, enquanto o concorrente EcoSport leva 362 litros.
Interior aconchegante
Por dentro, o 2008 lembra bastante o hatch 208, com o quadro de instrumentos elevado, o volante pequeno e a tela da central multimídia projetada para a frente, facilitando seu manuseio. O diferencial está no freio de estacionamento, com uma alavanca que parece o manche de um avião.
Desde a versão básica, o 2008 traz de série direção elétrica progressiva, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, rodas de liga leve aro 16, quatro airbags (frontais e laterais), faróis com luzes diurnas de LED, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido de couro com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico (nas quatro portas) e central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque com GPS integrado, Bluetooth, entradas auxiliar e USB, comandos no volante e função Streaming de áudio (permite reproduzir músicas via Bluetooth). Veja abaixo a relação completa de equipamentos por versão.
Uma novidade é o aplicativo MyPeugeot, oferecido para iPhone ou Android, que acessa informações da central multimídia através do celular. Ele estará disponível entre o final de abril e o início de maio, permitindo, por exemplo, informar onde o carro está estacionado, qual a sua autonomia, o consumo, tempo e distância de um trajeto cadastrado no GPS e o prazo para a próxima revisão do veículo.
O SUV é vendido em seis opções de cores - dois tons de branco, cinza, vermelho, preto e marrom. Não há opcionais além das pinturas metálica e perolizada. São três anos de garantia total. As revisões têm preços fixos e somam R$ 3.476 até os 60 mil km nos modelos com motor aspirado. Já no THP, são R$ 3.678 também até os 60 mil km.
Embora tenha apenas opção de tração dianteira, ao contrário de alguns rivais que têm versões 4x4, o 2008 quer criar um apelo fora de estrada com a adoção de pneus de uso misto e do sistema Grip Control, acionado por meio de um botão giratório próximo da alavanca de câmbio. Ele atua no controle de tração nas rodas dianteiras, alterando entre cinco modos de condução: normal, neve (até 50 km/h), areia (até 120 km/h), barro (até 80 km/h) e com o controle de estabilidade (ESP) desligado (até 50 km/h). Esse sistema distribui a força entre as rodas dianteiras quando houver perda de tração e está disponível somente na versão topo de linha Griffe THP.
Como anda?
O iCarros teve a oportunidade de avaliar a versão Griffe com motor 1.6 aspirado e câmbio automático. Como era esperado, essa caixa antiga deixa o desempenho do SUV a desejar, embora a fabricante tenha alterado a calibração especificamente para o 2008. As reduções são feitas uma a uma, dificultando manobras como ultrapassagens. Aqui, vale a pena usar as borboletas atrás do volante. Segundo a Peugeot, a escolha pela transmissão de quatro marchas foi mercadológica: os clientes do 2008 querem um carro automático e barato. O uso da caixa de seis velocidades, presente no 308, encareceria o SUV.
Outro problema é que, com apenas quatro marchas, a transmissão trabalha com giros mais altos. A 120 km/h, por exemplo, o motor está a 3.000 rpm, elevando o nível de ruído dentro da cabine. Não foi possível testar essa versão com câmbio manual (cinco velocidades) no lançamento, mas o conjunto deve ficar bem mais atraente.
O teste-drive mesclou trechos de cidade e de estrada, permitindo notar a aptidão urbana do 2008. O SUV foi muito mais agradável de guiar nessa condição, com desempenho satisfatório aliado ao conforto de não precisar acionar a embreagem. E o consumo foi, em média, de 8,2 km/l com etanol no tanque. Segundo dados do Inmetro, o 2008 automático roda 6,8 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada com o combustível de cana. Com gasolina, os números são 9,4 km/l e 11 km/l, respectivamente. Para comparar, as versões aspiradas com transmissão manual de cinco marchas fazem: 7,3 km/l e 8,2 km/l com etanol e 10,2 km/l e 11,6 km/l com gasolina.
A direção elétrica é precisa, mesmo em velocidades maiores. Quanto à suspensão, o acerto privilegia o conforto, filtrando bem as imperfeições do piso, mas o curso curto fez com que o carro “batesse” em algumas lombadas mais pronunciadas das ruas baianas, onde o teste-drive foi realizado. Por ser um carro alto (1,58 m de altura), ele é um pouco mais suscetível a ventos laterais, mas oferece boa estabilidade, com pouca rolagem de carroceria em curvas.
Foi possível ainda ter um breve contato com a versão topo de linha Griffe THP, que possui motor 1.6 turbo flex e câmbio manual de seis marchas. Ela é bem divertida de guiar, com respostas ágeis e uma pegada mais esportiva. Ao pisar fundo no acelerador, o carro “acorda” e arranca com prontidão, sem muito lag (atraso até o turbo encher). O câmbio manual tem engates curtos e precisos, deixando a condução ainda mais invocada. Num trecho curto de cidade, ele registrou média de consumo de 7,5 km/l. De acordo com o Inmetro, os dados são: 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol e 10,7 km/l e 12,4 km/l, respectivamente, com gasolina.
O acabamento é um dos pontos fortes do 2008, com escolha de materiais agradáveis e bons equipamentos de série desde a versão de entrada. Ao volante, os comandos estão todos à mão. O espaço traseiro é bom, onde cabem três pessoas, embora duas viajem com muito mais conforto. Já o porta-malas não é um avanço em relação aos concorrentes, mas com 355 litros é suficiente para a bagagem de toda a família.
Veja a tabela de preços do Peugeot 2008:
Allure 1.6 - R$ 67.190
Equipamentos de série: direção elétrica progressiva, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, rodas de liga leve aro 16, rack de teto, quatro airbags (frontais e laterais), faróis com luzes diurnas de LED, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade, computador de bordo, alarme, chave tipo canivete, pneus com baixa resistência ao rolamento, volante revestido de couro com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico (nas quatro portas), banco do motorista com regulagem de altura, porta-luvas refrigerado e central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque com GPS integrado, Bluetooth, entradas auxiliar e USB, comandos no volante e função Streaming de áudio (permite reproduzir músicas via Bluetooth).
Allure 1.6 automática - R$ 70.890
Equipamentos de série: Os mesmos da versão acima, mais borboletas atrás do volante para trocas de marcha manuais
Griffe 1.6 - R$ 71.290
Equipamentos de série: Os mesmos da versão Allure 1.6, mais rodas aro 16 com acabamento diamantado, airbags de cortina, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e de estacionamento dianteiro, teto solar panorâmico, bancos esportivos revestidos de couro e banco traseiro bipartido.
Griffe 1.6 automática - R$ 74.990
Equipamentos de série: Os mesmos da versão acima, mais borboletas atrás do volante para trocas de marcha manuais
Griffe THP - R$ 79.590
Equipamentos de série: Os mesmos da versão Griffe 1.6, mais molduras dos faróis de neblina e capas dos retrovisores cromados, pedaleiras esportivas de alumínio, controle de estabilidade, faróis de neblina com função cornering (acende ao esterçar o volante para iluminar as curvas), sistema Grip Control e assistente de partida em rampa.
Vai vender? - A Peugeot espera emplacar 1.200 unidades do 2008 por mês a partir de junho (primeiro mês cheio de vendas), um número realista. Desse volume, as versões com câmbio automático devem representar 70%, com apenas 30% para as versões manuais (incluindo com cinco e seis marchas). A aposta tem fundamento: o 2008 automático vem bem recheado e tem um preço acessível quando comparado aos rivais desse segmento. O problema é o desempenho do SUV equipado com essa transmissão. Bom, atributos para fazer sucesso o 2008 tem. Resta saber se o público escolherá o Peugeot às outras tantas opções nesse mercado.
Viagem a convite da Peugeot
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