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Sentra muda pouco, mas muda onde importa

À venda desde o início do mês, linha 2016 do sedã ganha novos equipamentos e retoma a série especial Unique

25/06/2015 - Anamaria Rinaldi, de Búzios (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Nissan Sentra mudou de visual no final de 2013, ganhando ares mais modernos para tentar perder a fama de carro de tiozão - quem não se lembra do comercial com o jigle "não tem cara de tiozão, mas acelerou meu coração"?. Agora, na linha 2016, ele não tem alterações estéticas, mas ganha mais equipamentos para seguir no caminho da modernidade. 

Importado do México atualmente em sua sétima geração, o Sentra 2016 está disponível nas lojas brasileiras desde o início do mês. Ele continua oferecido em três versões de acabamento: S, SV e SL – esta última à venda com ou sem teto solar. Os preços variam entre R$ 69.190 e R$ 84.990, com aumento de até R$ 4.100 dependendo da configuração. 

A outra novidade é que o sedã passa a ser vendido na série especial Unique, que já fez parte do catálogo do modelo em 2011 - e que estreou há três meses no irmão menor Versa quando este também passou para a linha 2016.

Entre os novos itens de série estão controle de tração e de estabilidade (a partir da versão SV) e o sistema Nissan Connect (na SL e na Unique) que permite acessar aplicativos do celular pelo rádio do carro - com serviço gratuito nos três primeiros anos. As mudanças são importantes, visto que até hatches compactos já trazem esses equipamentos hoje em dia.

Preços e equipamentos

Sentra 2.0 S - R$ 69.190

Desde a versão básica o sedã médio traz de fábrica direção elétrica progressiva, ar-condicionado, alarme, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, trio elétrico (vidros dianteiros e traseiros), banco do motorista com regulagem de altura, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), rádio com Bluetooth e volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade e comandos de áudio.

Sentra 2.0 SV - R$ 75.990

A configuração intermediária SV acrescenta, além dos itens citados anteriormente, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, controlador de velocidade, bancos revestidos de couro e rádio com entradas auxiliar e USB e tela colorida de 4,3 polegadas. Agora também passa a ser de série nessa versão controle de tração e de estabilidade.

Sentra 2.0 SL sem teto solar - R$ 82.490

A topo de linha SL traz a mais acendimento automático dos faróis, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante), rodas aro 17, airbags laterais e de cortina, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, GPS, rádio com tela colorida de 5,8 polegadas e sistema Nissan Connect - novidade - que permite acessar aplicativos do celular.

Sentra 2.0 SL com teto solar - R$ 84.990

A única diferença na lista de equipamentos aqui é o teto solar elétrico, que soma R$ 2.500 ao valor do carro.

Sentra Unique 2.0 - R$ 87.490

Com todos os itens da versão SL, a série especial se diferencia por trazer acabamento interno e revestimento dos bancos com couro claro, soleiras das portas iluminadas, frisos laterais na cor da carroceria, inscrição com o nome da versão nos tapetes e na tampa do porta-malas, rodas esportivas aro 17 exclusivas, todos os vidros com fechamento automático e sistema antiesmagamento e alarme volumétrico. 

Ficha técnica

Nada muda também sob o capô do Sentra, que é equipado com motor 2.0 16V flex em todas as versões. Esse propulsor rende 140 cv de potência e 20 kgfm de torque a 4.800 rpm com ambos os combustíveis, sendo acoplado a um câmbio manual de seis marchas na opção de entrada S ou a um automático CVT nas demais SV, SL e Unique.

Esse CVT (continuamente variável) possui a função overdrive, que estica a última marcha, aumentando as rotações do motor. Isso é útil, por exemplo, em subidas íngremes ou em ultrapassagens, pois gera mais força. Quando necessário, basta desligá-lo por meio de um botão na alavanca.

Com 4,62 m de comprimento e 2,70 de entre-eixos, o Sentra oferece bom espaço interno e um amplo porta-malas com capacidade para 503 litros. Para comparar, o Civic leva 449 litros, enquanto o Corolla leva 470 litros.

Veja a ficha técnica completa do novo Sentra no iCarros

Como anda?

Como nada mudou na parte mecânica, a dirigibilidade do sedã segue inalterada. Isso gera prós e contras. O motor 2.0 do Sentra é bom, mas o câmbio CVT retarda um pouco as respostas ao pisar no pedal do acelerador. Isso é esperado de um CVT, claro, mas pode frustrar quem não está acostumado com esse tipo de transmissão. E não há opção de trocas manuais de marcha nem na alavanca nem em borboletas atrás do volante - esse CVT não simula marchas, como ocorre em alguns modelos com esse mesmo tipo de transmissão. Quanto ao consumo, o sedã possui nota A no Inmetro, com 6,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol na versão CVT - com gasolina os números são 10,2 km/l e 12,9 km/l, respectivamente.

A direção elétrica oferece rigidez variável conforme a velocidade do carro, o que é muito bom, ajudando em manobras ao estacionar e dando precisão na estrada. Porém, essa função só é perceptível acima dos 50 km/h, deixando-a leve demais na cidade. A suspensão também poderia ser um pouco mais firme para não permitir que a carroceria oscile demais em curvas ou balance em pisos irregulares.

Merece elogio o acabamento interno do Sentra, que já tinha ganhado um desenho moderno na renovação visual em 2013 para seguir o estilo do exterior. E na versão Unique a sensação de requinte é maior. Mas para brigar com os veteranos Civic e Corolla, faltam ainda itens como sensor de chuva, alças pantográficas no porta-malas e iluminação nos botões dos vidros elétricos - todas críticas feitas pelos próprios donos (veja outras opiniões de proprietários no iCarros). E o que eles mais elogiam? Espaço e custo/benefício. São três anos de garantia com revisões a preço fixo.

Vai vender? - O Sentra ocupa hoje a terceira posição entre os sedãs médios, atrás apenas de Honda Civic e Toyota Corolla, com 6.014 unidades vendidas entre janeiro e maio deste ano. Segundo a Nissan, o sedã cresceu 11% entre 2013 e 2014. É fato que o modelo está em boa fase no País, tendo ultrapassado o Chevrolet Cruze. E para manter esse quadro, a Nissan fez as alterações nos equipamentos buscando dar um novo fôlego ao modelo, com as versões com CVT representando 95% de suas vendas (5% para a S, 45% para a SV e 50% para a SL).

"Com a atual situação da indústria automotiva, estamos felizes que conseguimos manter a média de 1.000 unidades emplacadas do Sentra por mês. Por hora, não há expectativa de que esse número cresça muito, mas, sim, que aumente em breve quando a indústria mostrar sinais de recuperação", afirma Juliana Fukuda, gerente de produto da Nissan. A versão Unique deve vender entre 150 e 200 unidades por mês. 

Mas é importante destacar que o Sentra deve mudar radicalmente no próximo ano nos Estados Unidos, conforme anunciou recentemente o vice-presidente da Nissan dos Estados Unidos, com o início das vendas da novidade em 2016. Se isso realmente acontecer, não deve demorar muito para o novo modelo chegar também ao Brasil.

 

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