21/08/2017 - Anamaria Rinaldi, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Lançado aqui em 2009, o Audi Q5 agora está à venda no país em sua segunda geração. Ele ganhou visual atualizado, com grade e faróis redesenhados. Além disso, ele está maior, sendo oferecido em três versões: Attraction (R$ 244.990), Ambiente (R$ 274.990) e Ambition (R$ 292.990).
Leia mais:
Confira o que achamos do novo Volvo XC60
Volvo confirma SUV compacto XC40 para o Brasil em 2018
Conheça os próximos lançamentos para o Brasil
Medidas
Embora esteja 50 kg mais leve, o Q5 cresceu na nova geração. Ele mede 4,66 metros de comprimento (+35 mm), 1,89 m de largura (-5 mm), 1,66 m de altura (+4 mm) e distância entre-eixos de 2,82 m (+12 mm). O porta-malas aumentou 10 litros, agora com capacidade para 550 litros, chegando a 610 litros com os bancos traseiros rebatidos.
De acordo com a Audi, só a estrutura "emagreceu" 20 kg com o uso de materiais mais resistentes e leves. Agora importado do México, o Q5 pesa entre 1.720 kg e 1.893 kg.
Veja detalhes de todas as versões
Motorização e novo sistema de tração
Em todas as versões, o motor é o 2.0 TFSI turbo de quatro cilindros movido apenas a gasolina, capaz de render 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque máximo. Já a transmissão S tronic é automatizada com sete marchas e dupla embreagem - antes o SUV era equipado com um câmbio automático convencional de oito velocidades. A marca ressalta que a mudança é positiva, já que o câmbio automatizado oferece manutenção simplificada e melhor funcionamento.
A tração também é sempre integral. Mas não é só isso. Esse sistema de tração integral desengata o eixo traseiro sempre que seu uso não for necessário, reativando o sistema automaticamente quando preciso. Assim, é possível transferir qualquer porcentagem de torque para o eixo traseiro conforme as condições de condução e o nível de aderência do piso. Por meio de sensores, ele antecipa quando o uso da tração nas quatro rodas será necessário, realizando o acoplamento em 200 milissegundos.
Isso ajuda a reduzir o desgaste dos componentes e o consumo de combustível, além de diminuir as emissões de poluentes. Segundo os testes de rodagem feitos pela fabricante, a economia média obtida foi de 0,3 litros a cada 100 km rodados. Ou seja, a cada 1.000 km, serão três litros de combustível economizados e por aí vai. O Q5 é o primeiro carro da Audi no país a contar com essa tecnologia. Lá fora, ela já está presente também na perua A4 Allroad.
Equipamentos de série
A Audi já havia anunciado há alguns dias o início das vendas do novo Q5 por aqui. Contudo, ainda não havia sido revelada a lista de equipamentos de série para o país em cada versão. E como esperado, o SUV ganha novos itens desde a versão básica, como a câmera de ré, os retrovisores rebatíveis eletricamente, o sistema de navegação e a conectividade com smartphones através de um aplicativo. Todos esses itens antes eram indisponíveis na opção básica Attraction. Veja a seguir a relação de cada configuração.
Attraction: Ar-condicionado automático, sistema com modos de condução, bancos dianteiros com regulagens elétricas e ajuste lombar, bancos traseiros com ajuste do ângulo de encosto, bancos revestidos de couro, faróis bixenônio com luzes diurnas de LED, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisores rebatíveis, sistema de som com GPS, controlador de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, Start/Stop, volante multifuncional, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 18 polegadas, alarme, airbags frontais, laterais e de cortina, monitor de pressão dos pneus, função Auto Hold,
Ambiente: acrescenta teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital, bancos dianteiros esportivos com memória para o motorista, retrovisores com memória, rodas de 19 polegadas, acabamento interno de alumínio, sistema que estaciona o carro sozinho, porta-malas com abertura elétrica, ar-condicionado de três zonas de temperatura e keyless.
Ambition: acrescenta faróis full-LED, rodas de 20 polegadas, assistente de farol alto, luzes internas customizáveis e retrovisores externos antiofuscante.
São opcionais os pacotes Side Assist (R$ 6.500) e Assistance Tour (R$ 12.600), este último disponível a partir de setembro. O primeiro traz sensores que auxiliam em manobras como alerta de tráfego traseiro, enquanto o segundo acrescenta controlador de velocidade adaptativo, assistente de faixa de rodagem e o Traffic Jam, um passo em direção à condução semi-autônoma.
O sistema Traffic Jam permite ao veículo assumir a direção em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado, acelerando e freando conforme necessário. E com o assistente de faixa, ele ainda move o volante para manter o veículo no meio da pista. Esse sistema também é oferecido como opcional em outros modelos da Audi, como o sedã A4. Vale lembrar, porém, que ainda é necessário que o motorista esteja atento ao trânsito e não desvie a atenção da via.
Compare o Q5 com os concorrentes
Opção blindada de fábrica
O Q5 será oferecido ainda em uma versão blindada, com garantia de fábrica. Baseada na topo de linha Ambition, ela custará R$ 354.990 e estará disponível a partir de outubro deste ano. A blindagem terá nível III-A, adicionando ainda itens como pneus run flat, suspensão a ar adaptativa e sistema de freios modificados e som de alta performance Bang&Olufsen.
Impressões ao dirigir
É até difícil falar de carros premium. Ao volante ou no banco traseiro, você vai se sentir em casa. E o Q5 não é diferente. A evolução em relação ao modelo anterior é visível, com um desenho bem mais atraente por fora e um interior mais moderno. Não há como não reparar no quadro de instrumentos digital, um item que estreou no país no TT e agora está ganhando aos poucos os demais modelos da marca. No Q5, ele vem de série nas versões Ambiente e Ambition. Ele é personalizável e permite deixar a imagem do mapa quando o GPS estiver em uso com maior proporção, facilitando bastante a vida do motorista.
No banco traseiro, o espaço também é generoso e ainda existe a opção de regular a inclinação do encosto em todas as versões. Seus passageiros com certeza irão curtir a viagem, mesmo que seja longa. Para o condutor, há ajustes elétricos, incluindo lombar, e todos os comandos estão à mão.
Saiba quanto vai gastar se for financiar
Quem nunca entrou em um Audi pode levar um tempinho para se acostumar com a central multimídia, já que a tela não é sensível ao toque, sendo comandada por botões e por uma superfície - essa sim sensível ao toque - no console central. Nessa superfície, é possível desenhar letras para digitar um endereço no GPS ou fazer movimentos como dar zoom usando os dedos como em um smartphone.
E se você quer mesmo é saber como ele vai ao volante, é importante destacar que você só lembra que está em um SUV - ou seja, um veículo mais alto - se abusar demais nas curvas. No mais, ele oferece a praticidade de um utilitário esportivo com o conforto de rodagem de um sedã. O motor 2.0 caiu muito bem, entregando mais do que na geração anterior: agora são 252 cv de potência e 37,7 kgfm contra os 225 cv e 35,7 kgfm do antecessor.
Ou seja, mesmo pesando 1.720 kg, não falta fôlego ao modelo, seja em subidas íngremes ou em serrinhas, como testado durante o percurso de test-drive realizado no Rio de Janeiro (RJ). Segundo a Audi, o Q5 vi de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega à velocidade máxima de 237 km/h. Nada mal para um SUV médio.
A direção elétrica e a suspensão merecem elogios. E há também os seis modos de condução: Efficiency, Comfort, Dynamic, Auto, Individual e Off-Road. Eles alteram os parâmetros de aceleração, trocas de marcha e rigidez da direção e da suspensão. Ou seja, dá para adequar o carro ao estilo desejado, do mais tradicional ao mais esportivo. Lembre-se ainda que existem as borboletas para fazer as trocas de marcha manualmente.
Veja os preços do Audi Q5 2018:
Attraction - R$ 244.990
Ambiente - R$ 274.990
Ambition - R$ 292.990
Viagem a convite da Audi
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro