entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

S60 e V60 ganham versões mais em conta

Volvo lança versões Kinetic e Momentum para o S60 e V60. Marca aposta em opções mais baratas para brigar com alemães

09/06/2015 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Volvo passou a oferecer duas configurações mais em conta para o sedã S60 e para a perua V60 no mercado brasileiro. Batizadas de Kinetic e Momentum, são equipadas com o bloco 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros com 245 cv de potência e 35,7 kgfm de torque da família Drive-E, com câmbio automático de oito velocidades. Para o S60, os preços variam de R$ 136.950 (T5 Kinetic) a R$ 146.950 (T5 Momentum). Já para a V60, vão de R$ 141.950 (T5 Kinetic) a R$ 152.950 (T5 Momentum). As novas configurações substituem a antiga T5 R-Design, de apelo mais esportivo e que tinha alterações aerodinâmicas e de suspensão com foco na performance.

De série, a versão mais em conta T5 Kinetic traz bancos de couro com regulagem elétrica e memória para o motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, sensor crepuscular, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 17, central multimídia com conectividade via Bluetooth e USB e faróis de xenônio direcionais. O sistema City Safety também está incluso. Ele detecta veículos na frente do motorista e chega a frear o carro sozinho a velocidades de até 50 km/h caso não seja tomada nenhuma atitude para se evitar uma colisão.

Já a Momentum acrescenta rodas aro 18, navegação por GPS integrada ao sistema multimídia, teto-solar elétrico, sensor de chuva, acionamento elétrico e memória também para o banco do passageiro, painel digital customizável e aletas atrás do volante para mudanças de marcha no modo manual. Quem pagar a diferença também leva para casa o sistema Volvo OnCall, que permite uma série de serviços via chip 4G instalado no carro. Além de chamadas de emergência, também permite interação com rádios de internet, mapas online, monitoramento do veículo à distância e até mesmo a reserva de um restaurante dependendo do aplicativo instalado. O sistema é gratuito por dois anos para quem comprar o carro e, após tal período, custa R$ 1.249 para ser renovado.

Nas medidas, o sedã S60 tem 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,5 m de altura e 2,8 m de entre-eixos. No porta-malas, cabem 380 litros. Já a perua V60 mantém as dimensões, mas com um bagageiro mais generoso: 430 litros. O peso do três volumes é de 1.664 kg, enquanto a sua variante familiar tem 1.714 kg.

Novos T6 estão chegando

As atuais versões T6, sempre na configuração R-Design, com motor 3.0 de seis cilindros e 304 cv estão para ser aposentadas. Segundo André Basseto, gerente de produto da Volvo, as versões mais caras e esportivas também receberão propulsores da família Drive-E, com quatro cilindros: “Esses modelos estão em fase de homologação e devem chegar no final de 2015”. Ainda segundo o executivo, a intenção da marca é mesmo a de oferecer apenas blocos de quatro cilindros, variando apenas a potência de acordo com a versão. Na Europa, até mesmo o novo XC90, de porte grande, utiliza motor 2.0 nessa configuração.

Para os que temem perda de desempenho com essa alteração, a Volvo deixa um recado bem claro: mesmo com dois cilindros a menos que o atual T6, o novo motor gera 306 cv de potência e 41 kgfm de torque, 2 cv a mais. Porém, o seis em linha tem mais torque: 44,9 kgfm. O segredo do novo propulsor de quatro cilindros é que, além da turbina como nas demais versões, os esportivos T6 R-design são sobrealimentados também por compressor de ar.

Vai vender? – A Volvo fala em 800 unidades vendidas até o final de 2015, sendo 600 do sedã S60 e 200 da perua V60. A versão mais vendida, nos cálculos da marca, será a Momentum, mais completa, com 50% do total para ambas as configurações de carroceria. “Queremos entrar no quintal das alemãs e brigar de igual para igual”, brincou Leandro Teixeira, diretor de marketing da marca. Mas ele não está longe da verdade. Na mesma faixa de preço, os sedãs de origem germânica como Audi A4, Mercedes Classe C e BMW Série 3 não têm a mesma potência nem a quantidade de itens de série da dupla da Volvo. A meta da marca é modesta, limitada pela cota de importações, mas os suecos chegaram querendo apenas uma briga justa e podem acabar saindo com uma vitória.

Confira os preços dos novos S60 e V60

- S60 T5 Kinetic: R$ 136.950
- S60 T5 Momentum: R$ 146.950
- S60 T6 R-Design (seis cilindros): R$ 201.950
- V60 T5 Kinetic: R$ 141.950
- V60 T5 Momentum: R$ 152.950
- V60 T6 R-Design (seis cilindros): R$ 205.950

 

Veja no iCarros o que pensam os donos de:

-Volvo S60         
-Volvo V60

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.