07/07/2015 - Anamaria Rinaldi, de Indaiatuba (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Líder de vendas em seu segmento no Brasil há 20 anos, com 19.023 unidades emplacadas nos seis primeiros meses de 2015, a Chevrolet S10 chega à linha 2016 com nada menos que quatro novas versões, todas inéditas no catálogo. Além das configurações LS, LT e LTZ, passarão a ser oferecidas as versões Advantage, Freeride, Chassis Cab e High Country, que chega para ocupar o posto de topo de linha da família S10 por R$ 163.800.
A High Country e a Freeride começam a ser vendidas até o final deste mês, enquanto a Advantage e a Chassis Cab chegam só em agosto, quando os preços serão divulgados. Inicialmente, a Freeride e a Advantage serão oferecidas como séries especiais por um ano, podendo ser prorrogadas de acordo com a demanda. Vale destacar que as demais versões seguem com os mesmos preços: Cabine Simples LS entre R$ 72.350 e R$ 105.290, Cabine Dupla LS a partir de R$ 81.750, CD LT a partir de R$ 90.890 e CD LTZ entre R$ 103.550 e R$ 154.550.
A High Country, aliás, foi mostrada como conceito no final do ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, enquanto a versão final de produção estreou no Salão de Buenos Aires, realizado na capital argentina no mês passado. Embora esta seja a primeira vez que o nome High Country aparece no Brasil, ele já é usado nos Estados Unidos para denominar configurações mais equipadas e com design exclusivo.
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High Country - R$ 163.800
A S10 High Country exibe visual muito próximo do conceito exposto em São Paulo, com faróis escurecidos, rodas aro 18 com acabamento diferenciado, aplique de plástico no para-choque dianteiro, estribos laterais, moldura cromada nos vidros das portas, santantônio integrado à caçamba, lanternas de LED, maçaneta da caçamba cromada, rack de teto com barras longitudinais e transversais e uma nova capota marítima. Outro destaque fica por conta dos emblemas nas laterais e na tampa traseira com o nome da versão e um desenho de montanhas.
O interior segue o desenho do SUV Trailblazer. Porém, a exclusividade fica por conta do couro em dois tons, das novas costuras e do painel com acabamento preto brilhante. Outro destaque da S10 High Country é a nova cor vermelho metálico batizado de Chili Red - e apelidado de "cor do pecado" pela fabricante. A picape será vendida ainda nas cores branco, preto e em dois tons de cinza. O consumidor que a empresa espera atingir com essa configuração é aquele que busca mais luxo e conforto do que oferece a versão LTZ.
A High Country será vendida a partir deste mês apenas com cabine dupla e tração 4x4. Sob o capô, traz motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque a 2.000 rpm, que atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas.
A lista de equipamentos de série é bem ampla, como esperado de uma versão topo de linha. Ela inclui ar-condicionado digital, direção hidráulica, assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, controlador de velocidade em declive, computador de bordo, controlador de velocidade (o popular “piloto automático”), sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, banco do motorista com regulagens elétricas e central multimídia MyLink com GPS integrado, tela de sete polegadas sensível ao toque, conexão Bluetooth e comandos no volante.
Freeride - R$ 95.340
A outra novidade é a versão Freeride, que tem cabine dupla e se diferencia no visual pelos adesivos nas laterais e na tampa traseira. Caso você se lembre de já ter ouvido esse nome antes, Freeride foi uma série especial do SUV compacto Tracker lançada em 2009 e que chamava a atenção por vir com uma bicicleta de fábrica. Segundo a Chevrolet, o foco dessa versão é o consumidor que busca mais equipamentos, se posicionando como uma opção intermediária. Suas vendas devem durar apenas um ano, com início neste mês.
Na S10, a Freeride possui motor 2.5 flex que desenvolve 197 cv e 26,3 kgfm com gasolina e 206 cv e 27,3 kgfm com etanol. A transmissão é manual de seis velocidades. Entre os itens de série estão ar-condicionado, computador de bordo, vidros e travas acionados por controle remoto, controlador de velocidade, retrovisores elétricos, rodas aro 16, sistema multimídia MyLink, capota marítima, santantônio e câmera de ré.
Advantage - preço será divulgado no lançamento em agosto
O nome Advantage já foi usado pela fabricante para denominar versões de Prisma, Celta, Classic, Cobalt e Spin. Agora, passa a integrar também o portfólio da S10 com uma versão baseada na LT 4x2 Cabine Dupla. Externamente, a configuração traz rodas escuras aro 16, decalque na lateral, faróis de neblina, adesivos nas laterais e maçanetas na cor da carroceria. Essa série especial será oferecida apenas por um ano e, segundo a fabricante, seu foco é o custo/benefício. Ela chega às concessionárias só em agosto.
A S10 Advantage vem equipada com trio elétrico, chave canivete e sistema MyLink, entre outros itens. A motorização é a 2.4 flex que rende 141 cv e 22,3 kgfm com gasolina e 147 cv e 24,1 kgfm com etanol, com câmbio manual de cinco velocidades.
Chassis Cab - preço será divulgado no lançamento em agosto
Por fim, a última novidade é a versão Chassis Cab, voltada exclusivamente para frotistas. Ela atende às leis de VUC (Veículo Urbano de Carga) para rodar em áreas com restrição à circulação de caminhões. Por isso, vem de fábrica pronta para ser personalizada, podendo ser implementada com baú, carroceria ou até guindaste. Destaque para a sua capacidade de carga de até 1.343 kg, segundo a Chevrolet, a maior entre todas as versões da S10. As vendas começam apenas em agosto.
Nessa opção, pode vir com o mesmo motor 2.4 flex da configuração Advantage de até 147 cv e câmbio manual de cinco marchas ou com o 2.8 turbodiesel de 200 cv e transmissão manual de seis velocidades – com a automática também de seis velocidades oferecida como opcional.
Como anda?
Tendo em vista que a picape não sofreu alterações mecânicas, nada muda nos quesitos desempenho e dirigibilidade. O motor 2.8 turbodiesel é forte para colocar a picape rapidamente em movimento, considerando seu peso e tamanho, com bom torque. No modelo flex, o propulsor 2.5 também não deixa a desejar. O câmbio automático oferece funcionamento agradável, sem trancos, mas às vezes oscila um pouco ao escolher a marcha. E ele conta com a opção de fazer as trocas manuais movendo a alavanca para a esquerda. Já a transmissão manual poderia ter engates mais precisos, mas nada que chegue a atrapalhar a condução.
A suspensão tem um acerto que vai melhor com a caçamba carregada. Na cidade e sem peso extra, ela acaba sendo macia demais, permitindo que a carroceria chacoalhe bastante em pisos irregulares. O sistema de tração integral é acionado por meio de um seletor giratório no console central, com as opções 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida.
Por dentro, o acabamento é bom, ainda que faça uso de muito plástico. Ponto positivo para a High Country, que transmite maior sensação de refinamento graças ao interior em dois tons. E considerando que a maior parte das novidades é com carroceria cabine dupla, é bom destacar que os passageiros do banco traseiro não passam aperto, com espaço suficiente para as pernas.
Vai vender? - A picape S10 é sucesso de vendas no Brasil. Isso é inegável. Agora, a expectativa da Chevrolet é que a chegada das novas versões amplie o leque de consumidores, atendendo a demandas mais específicas, como a High Country, voltada para um público mais exigente e que busca mais luxo do que oferece a LTZ, ou a Chassis Cab, destinada a frotistas. "Queremos ficar mais 20 anos na liderança", disse Carlos Barba, diretor de design da GM. A empresa não divulgou a expectativa de venda das novas versões, mas a High Country deve representar 6% dos emplacamentos da S10. A participação da Freeride no mix deve ser ainda menor.
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