28/08/2015 - Thiago Moreno, de Mogi Guaçu (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Com o intuito de promover a estreia de sua divisão de alta performance, a SVO (Special Vehicles Operation), a Land Rover lançou o Range Rover Sport SVR, a versão mais esportiva do SUV. Com um motor de 550 cv, o modelo chegará ao Brasil apenas sob encomenda por R$ 595 mil. Segundo a representação brasileira da Land Rover, o SVR terá apenas 30 unidades trazidas para cá em 2015, sendo que 20 já foram vendidas.
Equipamentos de série
A Range Rover SVR é amplamente baseada na Sport Supercharger e, além da longa lista de itens de conforto, a configuração esportiva recebeu alguns itens exclusivos como para-choque dianteiro redesenhado com entradas de ar frontais em forma de trapézio com acabamento em preto e a traseira carrega um grande aerofólio.
Também são exclusivas do SVR as rodas de aro 21, a cor azul da carroceria, os freios de cerâmica e o sistema de escape ativo que permite deixar o motor com um ronco mais forte ao se apertar um botão dedicado no painel. Por dentro, a assinatura SVR se encontra no revestimento de couro dos bancos tipo concha, que trazem costuras duplas em cores contrastantes. O couro também está presente no acabamento do painel e das portas, complementado por detalhes e alumínio e fibra de carbono.
Confira no iCarros a lista completa de equipamentos.
Ficha técnica
A maior estrela do Range Rover Sport SVR é o motor 5.0 V8 a gasolina sobrealimentado por compressor e capaz de gerar 550 cv de potência e 69,3 kgfm de torque. A força é levada às quatro rodas por meio de uma transmissão automática de oito velocidades. A versão Sport Supercharger, que tem o mesmo conjunto, entrega 510 cv e 63 kgfm.
A configuração SVR pesa 2.335 kg, 25 kg a mais que a Sport convencional, e acelera de 0 a 100 km/h 4,9 segundos, contra 5,3 s da versão em que se baseira. Segundo a Land Rover, a velocidade máxima da Range Rover Sport SVR é de 260 km/h. Para segurar o conjunto, o modelo utiliza a mesma suspensão pneumática adaptativa das demais configurações do Range Rover, assim como também usa os mesmos freios: discos ventilados de 380 mm na dianteira e ventilados de 365 mm na traseira.
Correndo fora da caixinha
Falar que um Range Rover está fora de sua zona de conforto na pista é pouco para definir um SUV de mais de duas toneladas tentando atingir tangências de curva e tempos rápidos. Mas os acertos da SVO para o SVR arrumaram esse problema. Como toda a parte de suspesão, buchas e barras estabilizadoras foram retrabalhadas para dar mais firmeza, o comportamento desse "jipão" causou estranheza, no melhor dos sentidos claro. Rolamento nas mudanças de direção? Inexistente. Mergulhos da frente em frenagens fortes? Idem, ponto positivo dos freios de cerâmica exclusivos da versão.
Até mesmo o ronco do V8, que é controlado no Range Rover Sport convencional para prover mais conforto, foi libertado no SVR: há um botão no console central - como no F-Type - para deixar a sinfonia borbulhante dos oito cilindros sobrealimentados sair. Com o Range Rover Sport SVR, estranho não é ter um SUV na pista, mas sim um SUV com competência para envergonhar alguns esportivos "de verdade".
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