25/11/2015 - Thiago Moreno, de Tuiuti (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Em 2013, as últimas unidades da RAM 2500 ano/modelo 2012 foram vendidas por aqui sem deixar sucessora. Agora, em 2015, a grandalhona picape volta ao mercado importada do México por R$ 249.900. Se parece um contrassenso oferecer um carro tão grande e caro em tempos de retração nas vendas de veículos zero km, Juliano Machado, diretor de marketing da marca afirma que “é um produto que atende muito o agronegócio e esse segmento não está sofrendo tanto com a crise”.
Toneladas de equipamentos
A versão escolhida para o Brasil foi a Laramie Heavy Duty. Com isso chegam diversos itens de série dignos de carros de luxo, como bancos de couro com regulagens elétricas e memória para o motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, tomada de padrão brasileiro 110V no painel, seis airbags, piloto automático, controle de estabilidade, tela multimídia de toque 8,4” com navegação por GPS e câmera de ré integrados, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial com partida remota, sistema de som Alpine com nove alto-falantes e um subwoofer e rodas de 18 polegadas.
Outros itens de série na versão brasileira incluem os estribos laterais para auxiliar o ato de entrar e sair do carro - subir e descer seria mais correto - e o sistema de rebatimento dos bancos traseiros similares ao do Honda Fit, mas com o acréscimo de um segundo assoalho para acomodar melhor os itens.
Porém, o maior destaque fica para as RAMBOX, dois compartimentos montados na caçamba sobre as caixas de roda que acomodam 132 litros de bagagem cada, totalizando 264 litros ou o bagageiro de um hatch pequeno. Além de práticos, possuem trava elétrica e podem ser abertos pelo controle remoto da chave.
Picape grande, números maiores ainda
Só pelas imagens já dá pra ver que a RAM 2500 não está para brincadeiras. O capô da picape bate na altura do ombro de alguém com 1,70 m de altura. No papel, as medidas são 6 m de comprimento, 2 m de largura, 2 m de altura e 3,8 m de entre-eixos. Não é só no tamanho que a picape é grande, ela pesa 3.410 kg, tem 1.030 kg de carga útil, leva 1.240 litros na caçamba e pode arrastar até 7.750 kg, pois essa é a sua capacidade de reboque.
Para conseguir levar tudo isso, a RAM equipa a picape literalmente com um motor de caminhão: um seis em linha turbodiesel de 6,7 litros fornecido pela Cummins capaz de entregar 330 cv de potência e 104 kgfm de torque graças ao uso de uma turbina de geometria variável (TGV). Nos EUA, a picape pode gerar até 375 cv, mas, devido à qualidade inferior do diesel brasileiro, a marca optou por diminuir um pouco a potência para ter maior durabilidade.
Toda essa força é entregue às quatro rodas por meio de um câmbio automático de seis marchas com modo manual operado por uma alavanca na coluna de direção, como num bom carro norte-americano que é. A tração é traseira, mas pode ser levada às rodas dianteiras por seletor eletrônico no painel, que ativa também a caixa de redução.
Utilitário pesado, mas de fino trato
Passado o primeiro susto com o tamanho da RAM 2500, é melhor pensar bem se essa é a picape certa para você. Não por alguma falha do veículo, mas é preciso lembrar que com grandes tamanhos vêm grandes restrições. Por exemplo, a 2500 é classificada pelo Detran como caminhão, então é necessária habilitação tipo C para conduzi-la. Além disso, em grandes centros com restrição de circulação de caminhões é preciso tomar cuidado com os locais onde é permitido rodar com a picape. Nas estradas, é necessário obedecer também aos mesmos limites de velocidade impostos aos caminhões. Tem carteira C? Não há restrições ao veículo nos locais em que você passa? Então podemos continuar.
Depois de subir dois degraus até chegar ao banco do motorista - algo que acrescenta positivamente à experiência - é possível ver um acabamento rico em couro nas portas e materiais macios ao toque no painel. Espaço há de sobra, até porque um americano médio não é pequeno. O console central conta com um enorme porta-trecos e mais outro igualmente grande abaixo do encosto de braço. Nos bancos traseiros, três adultos de tamanho, digamos, “generoso” se acomodam bem, mas que vai no meio tem um assento mais curto e fica com as pernas mais dobradas por causa do túnel central elevado.
Dirigindo, é preciso tomar cuidado com a largura e comprimento da RAM 2500. Guie como um caminhão mesmo, abrindo as curvas para dobrar esquinas sem passar com as rodas traseiras na calçada. Depois de se acostumar com o tamanho, a condução se torna silenciosa e cômoda como em qualquer veículo nessa faixa de preço. Silenciosa, a picape não passa a sensação de velocidade durante as acelerações e é comum dar uma olhada rápida no velocímetro e se assustar com a velocidade. Mesmo assim, com quatro discos de freios, um para cada roda, a RAM para tão bem quanto acelera.
Porém, em termos de dirigibilidade, o ponto alto da picape é o acerto confortável da 2500 mesmo com a caçamba vazia. Ao contrário das picapes médias convencionais, que usam feixes de mola na traseira e pulam nas ondulações, a RAM usa molas helicoidais com braços de controle nos eixos, o que permite o rodar suave e seguro. É um refinamento de suspensão pouco visto em veículos utilitários no Brasil.
Vai vender? - Custando mais de R$ 50 mil a mais que uma picape média a diesel, 4x4 e com cabine dupla, a RAM 2500 não deve ser vista comum nas ruas, principalmente em grandes centros. Porém, em regiões agrícolas reinará como única opção de picape realmente grande. Com capacidade de carga para levar outras picapes a reboque e um preço competitivo pelo que oferece, a expectativa da RAM de vender 1.000 unidades da 2500 por ano pode acabar até sendo ultrapassada.
Teste-drive a convite da RAM
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