28/03/2018 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Após ter sido prometido desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, o Chery Tiggo 2 vai chegar às lojas da marca no início de abril. Serão duas opções disponíveis: Look (R$ 59.990) e ACT (R$ 66.490). Ambas contam com motor 1.5 flex e opção de transmissão manual ou automática. O modelo tem um porte similar ao JAC T40 e se enquadra como SUV pelos padrões do Inmetro. O Tiggo 2 é o primeiro lançamento da marca de origem chinesa após a operação brasileira ter sido comprada pelo grupo CAOA.
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Equipamentos de série
Tiggo 2 Look: direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, luz diurna de LED, bancos com revestimento sintético, fixação de assentos infantis ISOFIX, monitoramento da pressão dos pneus, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, luz de neblina traseira, indicador de troca de marcha, sensor de estacionamento traseiro, regulagem de altura para o banco do motorista e volante, rádio com entrada USB e computador de bordo.
Tiggo 2 ACT: acrescenta rodas de 16 polegadas com acabamento polido, volante revestido de couro, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado automático, piloto automático, assistente de partida em rampa, câmera de ré, volante multifuncional, teto solar elétrico e central multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento de smartphone.
Ficha Técnica
Sob o capô, o CAOA Chery Tiggo 2 traz um motor 1.5 16V flex capaz de entregar 115 cv de potência e 14,9 kgfm de torque rodando com etanol. Com gasolina, respectivamente, os números são 110 cv e 13,8 kgfm. O câmbio pode ser manual de cinco marchas em ambas as versões, sendo que a opção automática deve chegar até o final do primeiro semestre. Os freios são a disco nas quatro rodas em todas as versões.
Nas medidas, o modelo tem 4,20 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de abrigar até 420 litros. Por ser classificado como SUV, o Tiggo 2 tem algumas medidas interessantes. Como é o caso da altura em relação ao solo, de 186 mm. O ângulo de entrada é de 23,9 graus e o de saída é de 31,6 graus. O peso em ordem de marcha é de 1.240 kg.
Como anda?
O que mais salta aos olhos ao ver o CAOA Chery Tiggo 2 é o acerto do visual. Apesar de ser um hatch mais elevado com aspirações de SUV, o modelo consegue ter equilíbrio nas linhas, sendo agradável ao olhar, principalmente quando olhado de frente. A traseira é um pouco mais simples.
Por dentro, a cabine traz um visual agradável, mas abusa dos materiais plásticos. O painel de instrumentos tem um conta-giros com movimento invertido em relação ao que a maioria dos motoristas está acostumado. Como a carroceria é mais elevada, mesmo com o banco na regulagem mais baixa, senta-se em posição bem alta, mas não sobra muito espaço para a cabeça.
No banco traseiro, o espaço não é farto, mas não aperta os passageiros. O Tiggo 2 compensa trazendo ISOFIX em dois assentos e cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes que vão lá atrás.
Dirigindo, fica o destaque para os engates do câmbio: fáceis, leves e precisos. O motor apresenta uma boa quantidade de força na arrancada inicial, mas não sobra. Chegando aos 3.500 rpm, ritmo em que o carro mantém 120 km/h de quinta marcha, o ruído do começa a invadir a cabine.
No entanto, o isolamento acústico para vento e barulho de rolamento dos pneus é bom. Falando em rolamento, a suspensão do Tiggo 2 está mais acertada para o conforto. Mas como o carro é alto, nas mudanças mais bruscas de direção, o rolamento da carroceria é perceptível.
Conclusão
O Chery Tiggo 2 já estava praticamente pronto para o nosso mercado desde 2016, no entanto, com a aquisição por parte da CAOA, o carro passou por mais uma revisão antes de ser entregue, o que é visto pelo acabamento interno mais bonito e pela farta lista de equipamentos de série.
A ideia da CAOA Chery para o Tiggo 2 é captar os compradores que estão saindo dos hatchs compactos e partindo para os SUVs, mas ainda não têm todo o capital necessário. O SUV feito em Jacareí (SP) é o compromisso entre os dois. É mais elevado e tem mais presença que um hatch, mas não tem toda a pompa de um SUV. O preço reflete essa estratégia.
Teste-drive a convite da CAOA Chery
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