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Primeiro "chinês nacional", Celer parte de R$ 38.990

Feito em Jacareí (SP), modelo tem carrocerias hatch e sedã, e duas opções de acabamento

14/04/2015 - Anamaria Rinaldi, de Tuiuti (SP) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Chery lança no Brasil seu primeiro modelo nacional - e o primeiro carro de uma marca chinesa feito no País -, o Celer, vendido nas carrocerias hatch e sedã, sempre com quatro portas. Fabricado em Jacareí (SP) desde fevereiro deste ano, o modelo já está nas concessionárias brasileiras. O hatch parte de R$ 38.990 e o sedã de R$ 39.990.

Ambos serão oferecidos em duas versões de acabamento. A configuração de entrada vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, trio elétrico (nas quatro portas) e rádio com entrada USB. A opção topo de linha chamada Act, novidade no catálogo, acrescenta faróis de neblina, alarme com acionamento na chave, rodas de liga leve aro 15 (com novo desenho) e rádio com CD Player e seis alto-falantes. Uma central multimídia mais moderna com conexão Bluetooth, TV digital e GPS será oferecida como opcional a partir do final do mês custando R$ 1.800.

Novo visual

Por fora, o Celer ganhou linhas mais harmoniosas, com grade frontal, para-choques, faróis e lanternas - agora com luzes de LED - redesenhados. No sedã, a tampa do porta-malas também mudou para ficar mais encorpada. O interior também traz novidades, com painel, quadro de instrumentos e console central com novo desenho, seguindo as linhas do exterior.

O Celer hatch mede 4,18 m de comprimento, enquanto o sedã tem 4,33 m. As demais dimensões são iguais nas duas carrocerias: 1,68 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Quanto ao porta-malas, o hatch leva 380 litros - um destaque em seu segmento - e o sedã, 450 litros.

Mecânica recalibrada

Sob o capô, o Celer – em ambas as carrocerias - conta com motor 1.5 16V flex recalibrado. Segundo a fabricante, ele oferece desempenho entre 15% e 20% melhor em relação ao modelo anterior. Agora, esse propulsor é capaz de render 109 cv e 14,2 kgfm com gasolina e 113 cv e 15,4 kgfm com etanol, com o torque máximo disponível a 4.000 rpm. Para comparar, o modelo anterior desenvolvia 108 cv com ambos os combustíveis. 

Só há opção de câmbio manual de cinco marchas. A empresa afirma que está desenvolvendo um câmbio automático, ainda sem previsão de chegar ao mercado. A Chery afirma que houve melhoras também na alavanca de câmbio (com curso menor), na suspensão (com 10 mm a mais de vão livre do solo) e nos freios (que estão mais sensíveis).

E como anda?

O iCarros teve a oportunidade de avaliar o novo Celer em uma pista no interior de São Paulo, onde pode comprovar diversas melhorias no carro. O motor 1.5 entrega um desempenho mais ágil e o câmbio com alavanca menor e curso mais curto ajuda a dar rapidez à condução. Ele ficou muito mais prazeroso ao volante.  E o nível de ruído não chega a incomodar, mesmo com o motor trabalhando em rotações altas – a 100 km/h o ponteiro do conta-giros marcava em torno de 3.500 rpm.

A suspensão também merece elogios, com um acerto confortável, ao menos na pista. Infelizmente não foi possível testar o modelo nesse momento nas ruas brasileiras. A estabilidade é boa, mas a carroceria poderia oscilar um pouco menos nas curvas. Quanto à direção hidráulica, ela até parece elétrica, de tão leve. A precisão é muito boa em diferentes velocidades. Outro ponto que merece destaque são os freios, bem mais progressivos – o modelo anterior tinha respostas lentas demais ao comando do pedal.

Passando agora para o interior do Celer, ele continua com aparência de carro chinês, abusando de plásticos rígidos. O design tenta adotar linhas modernas, mas esbarra nos comandos com estilo antigo – os botões do ar-condicionado são bem tradicionais e o volante não é multifuncional nem na versão mais cara.

O espaço interno também não é nenhuma referência em ambos os segmentos (o entre-eixos é igual no hatch e no sedã), mas acomoda bem três pessoas no banco traseiro, sem muito aperto para as pernas. No sedã, um ponto positivo é o sistema com amortecedores na tampa do porta-malas, que não ocupa espaço no bagageiro e permite acomodar melhor as malas.

Vai vender? – A Chery espera comercializar 10.000 unidades do Celer em 2015, sendo 65% de hatches e 35% de sedãs. O número é bastante otimista, considerando que a marca vendeu ao todo 9.547 carros no ano passado. Para atender a essa demanda, serão inauguradas mais cinco concessionárias nos próximos meses, totalizando 77 lojas no País. Parece suficiente? Bom, o carro está bem mais atraente, visualmente e mecanicamente, mas a Chery precisará investir pesado para superar concorrentes de peso como VW Fox, Hyundai HB20, Renault Sandero, Chevrolet Onix e Fiat Palio, o líder de vendas no Brasil no ano passado.

Veja os preços do novo Chery Celer:

Celer hatch – R$ 38.990
Celer hatch Act – R$ 40.990

Celer sedã – R$ 39.990
Celer sedã Act – R$ 41.990

Test-drive a convite da Chery

 

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