13/04/2016 - Texto e Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
A Fiat apresenta hoje (13) o Mobi, modelo que ficará situado entre o antigo Palio Fire e as versões intermediárias do Uno. A novidade é a aposta da marca para o segmento de entrada e entrega visual diferenciado e bom aproveitamento de espaço por a partir de R$ 31.900, com preços chegando a R$ 43.800 na configuração mais completa. As vendas têm início no dia 16 de abril.
Segundo a Fiat, o Mobi faz parte de uma repaginação da identidade da marca, processo iniciado com a picape Toro. Se anteriormente a empresa era vista como tendo opções que cabiam no bolso, agora, o compacto deverá representar um veículo que o consumidor vai querer comprar, além de também poder pagar.
Os números do Mobi
O único elemento que não condiz com o ar de jovialidade entregue pelo visual do Mobi é a motorização. Nada de propulsor de três cilindros 1.0 como em alguns concorrentes mais novos. O compacto é equipado com o mesmo 1.0 flex 8V Fire EVO do Uno desenvolve 75 cv e 9,9 kgfm com etanol. Com gasolina, respectivamente, os números são 73 cv e 9,5 kgfm. A única opção de câmbio é manual de cinco velocidades.
Falando em semelhanças com o Uno, mesmo sendo visível o uso de peças do hatch maior, a Fiat declara que 30% dos componentes são compartilhados. Nas medidas, o Mobi é 23 cm mais curto e tem 3 cm a menos de entre-eixos que o modelo em que se baseia. No total, são 3,6 m de comprimento, 1,6 m de largura, 1,5 m de altura e 2,3 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 235 litros de bagagem. Na versão mais básica, pesa 907 kg, chegando a 966 kg na mais completa.
Central multmídia do futuro para o futuro
Uma das apostas da Fiat com o Mobi é a introdução da central multimídia Live On. Seu grande diferencial é não usar tela de toque. No lugar, há um suporte para celular e, por meio de um aplicativo, a tela do telefone vira a interface, com acesso a informações do veículo, rádio, músicas e serviços online de mapas e músicas escolhidas pelo usuário. A estreia, porém, ficou para o mês de junho apenas.
Por dentro do Mobi
Mesmo sendo menor que o Uno, o Mobi perdeu mais em comprimento e porta-malas do que em espaço interno. Por lá, quatro adultos se acomodam sem dificuldades e a porta traseira possui uma abertura de quase 90 graus, facilitando o acesso. O espaço para entrar no banco traseiro também é grande, maior que o do "irmão maior" inclusive.
Outra boa surpresa do compacto é a qualidade de construção. Nada de peças desalinhadas ou aspecto pobre. O Mobi, inclusive, foi além do VW up! e traz tampa traseira com vidro temperado que, de acordo com a Fiat, suporta o impacto de uma pedra de meio quilo a 30 km/h sem trincos. Para poder abrigar a tampa de vidro, o processo de montagem teve que ser mudado, pois os encaixes exigem tolerâncias menores. Assim, o Mobi traz uma espécie de "supercola" em algumas peças de lataria no lugar da solda convencional. Além de mais preciso, o processo torna a montagem mais rápida e o carro mais leve.
O visual do carro pode não agradar numa primeira vista, mas as imagens não fazem justiça ao Mobi, que é bem mais simpático ao vivo. O capô com bordas retas e os faróis abaixo dessa linha com grade de efeito tridimensional são elementos também já visto na Toro.
Andando no Mobi
A experiência atrás do volante do Fiat Mobi é muito similar a do Uno. Seja pelos componentes compartilhados ou pela convivência na cabine, a maior diferença se dá quando se olha no espelho retrovisor e vê-se que a traseira é mais curta. Como o motor não traz novidades, os mesmos pontos altos e baixos do Uno se aplicam: o carro se locomove em trânsito urbano sem dificuldades, ajudado também pelo peso inferior. Porém, com o pico de torque a 3.850 rpm, é preciso fazer reduções constantes de marcha nas retomadas. No entantos, os engates, assim como os do Uno, são leves e facilitam o trabalho.
Confira os preços e o conteúdo das versões do Mobi:
Easy (R$ 31.900): banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro
Easy On (R$ 35.800): itens da Easy mais ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de 14 polegadas com calotas e regulagem de altura para o volante.
Like (R$ 37.900): conteúdo da Easy On com o acréscimo de vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e caixa organizadora no bagageiro.
Like On (R$ 42.300): somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, alarme e rádio com comandos no volante.
Way (R$ 39.300): itens da Like mais barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas com calotas, além das suspensões mais elevadas.
Way On (R$ 43.800): Conteúdos da Like On mais rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.
Teste-drive a convite da Fiat
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