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Por R$ 67.990, novo VW Golf quer ser líder

Completamente nova, sétima geração será vendida nas versões Highline 1.4 turbo e 2.0 GTI

07/09/2013 - Anelisa Lopes, de Berlim (Alemanha) / Fotos: Anelisa Lopes e divulgação / Fonte: iCarros

Em um mercado competitivo, profetizar a liderança é o primeiro passo para incitar a concorrência entre as marcas no que diz respeito ao posicionamento de versões e preços. A Volkswagen tomou a iniciativa na noite de sábado (7), ao anunciar os valores do novo Golf: começam em R$ 67.990 para a versão de entrada e chegam a R$ 94.990 na topo de linha GTI. A chegada oficial do lançamento às lojas será dois dias após a apresentação do seu principal concorrente, novo Ford Focus, no dia 27 de setembro (final de outubro para a configuração GTI). Até lá, a Ford tem cerca de 20 dias para calcular sua defesa.

Resultado da plataforma modular MQB, da qual deriva o novo Audi A3, o Golf foi completamente reformulado em sua sétima geração, mostrada no Salão de Paris há um ano. A novidade não se dá apenas no campo visual e se estende à oferta de motores e transmissões: 1.4 TSI Bluemotion de 140 cv de potência (da família do Fox Bluemotion), com opção de câmbio manual de seis velocidades ou automatizada DSG de sete marchas, e 2.0 TSI de 220 cv de potência com transmissão DSG de seis velocidades. No último caso, a caixa se diferencia pelas seis marchas por ser banhada a óleo para suportar um pico mais alto de torque. Ambos os propulsores são movidos a gasolina.

Com as mudanças estruturais, o novo Golf ficou cerca de 70 quilos mais leve que a geração vendida no Brasil (de quarta geração e um facelift). Ainda em razão da nova plataforma, o novo Golf trouxe uma série de inovações para o segmento que já está se tornando tendência da indústria automotiva: motores menores com desempenho equivalente ao de propulsores maiores. Isso explica a escolha por um motor de 1,4 litro turbo. 

"O brasileiro passará a entender o que é o conceito de downsizing no motor e a consequente diminuição no consumo de combustível e de emissões de poluentes. É preciso também se adaptar às regras do programa Inovar Auto", analisa Alex Schröeder, diretor de marketing da montadora. A tecnologia bicombustível, disponível em todos os concorrentes do novo Golf, é uma questão de tempo. Para o motor menor 1.4, o desenvolvimento do sistema é certo. "A demanda do mercado pelo 2.0 GTI ditará o investimento do flex para esta opção', disse o executivo.

Avaliado em um trecho rodoviário sem limite de velocidade na Alemanha, a versão GTI empolga com facilidade pela rapidez com que o ponteiro do velocímetro sobe. O torque máximo, de 35,7 kgfm, já aparece aos 1.500 rpm e se estende até 3.500 giros, situação que permite ao motorista trafegar tanto em baixa como em alta rotação sem a necessidade de escalonar marchas. A troca de mudanças por meio das borboletas dá mais agilidade à condução. Pelo fato de a via não ter irregularidades, não foi possível avaliar o comportamento do conjunto da suspensão em buracos ou lombadas. 

Bem equipado, mas, completo, só opcionalmente

O modelo traz de série em todas as versões sistema start stop (liga e desliga o motor automaticamente quando o motorista pisa no pedal do freio), sete airbags, direção elétrica (com variação de rigidez conforme esterçamento e velocidade), ar-condicionado digital de duas zonas, freios ABS, controle de tração e de estabilidade, CD player com bluetooth e tela de 5,8 polegadas com funcionamento touch screen e alerta de pressão dos pneus.

Dependendo da versão, o Golf pode receber opcionalmente teto solar, sensor de estacionamento com auxílio à manobra, proteção preventiva dos passageiros (tensiona cintos de segurança e prepara o veículo para enfrentar uma possível colisão), navegação por GPS, detector de fadiga do motorista e escolha do modo de condução (econômico, esportivo, normal e individual). A partir de 2014, ajuste automático da luz do farol alto (acima de 60 km/h) e freio adaptativo em relação ao veículo da frente (ACC) também estarão disponíveis à parte. 

Foco na liderança

Schröeder explica que o abastecimento de modelos nas concessionárias será contínuo e não divulgou o número exato de unidades que chegará da Alemanha nos primeiros meses. O executivo deixou claro, no entanto, que a montadora quer passar os atuais líderes do segmento, chefiados pelo Ford Focus (geração atual pelo valor inicial de R$ 53 mil) e pelo Chevrolet Cruze Sport6 (a partir de R$ 62.990), com 15.391 e 14.587 unidades vendidas, respectivamente, contabilizadas pela Fenabrave entre janeiro e setembro de 2013. "Se vendermos um modelo a mais, já seremos líder", brincou. 

Vai vender? - apesar de ser aproximadamente R$ 10 mil mais caro que a geração que sucede no mercado brasileiro, o Golf VII deu um salto na oferta de tecnologia, desempenho e segurança, não sendo possível, portanto, comparar os dois modelos, que conviverão, a princípio nas concessionárias da marca. O buraco de três gerações (o modelo não muda no Brasil desde 2007) se justifica com um produto completamente novo. O preço, no entanto, pode ser um fator que pese contra seu sucesso imediato - quase R$ 70 mil pela versão manual 1.4 -, até para entusiastas do esportivo. É esperar a Ford apresentar o novo Focus. 

Confira os preços do novo VW Golf:
- 1.4 Standard manual: R$ 67.990 
- 1.4 Elegance manual: R$ 72.990
- 1.4 Exclusive manual: R$ 82.990
- 1.4 Premium manual: R$ 92.990
Todas as versões acima podem ser equipadas opcionalmente com câmbio automatizado DSG de sete velocidades por R$ 7.000
- 2.0 GTi automatizado DSG de seis velocidades: R$ 94.990

Viagem a convite da Volkswagen

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