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Peugeot 208 quer retomar sucesso do 206

Com a versão de entrada custando R$ 39.990, hatch da Peugeot aposta no visual e equipamentos para repetir sucesso do antecessor

20/03/2013 - Thiago Moreno, de Búzios (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

 

Em 1999, a Peugeot lançou no Brasil o 206, modelo que causou impacto por inaugurar uma era de veículos com os faróis esticados. Em 2013, a marca apresenta seu sucessor direto: o 208, uma vez que o 207 nacional era apenas uma versão atualizada do 206, sem relação com o modelo europeu. A história é diferente com o carro que a Peugeot lança neste ano. Em paralelo com o que é oferecido na Europa, o 208 aposta no visual moderno, farta lista de equipamentos e pitadas de esportividade para repetir o sucesso de seu antecessor original. O modelo começa a ser vendido nas lojas da marca em 13 de abril.

A versão de entrada Active 1.5 já traz de série airbag duplo, freios com ABS, direção elétrica com assistência variável, rodas de 15 polegadas com calotas, vidros elétricos dianteiros e ar-condicionado. O preço pela configuração básica é R$ 39.990. Mais equipada, a versão intermediária Allure 1.5 acrescenta espelhos com regulagem elétrica, rodas de liga-leve de 15”, tela sensível ao toque de sete polegadas com GPS e Bluetooth integrados e teto panorâmico de vidro pelo preço de R$ 45.990. Ambas as configurações trazem um motor 1.5 flex de 93 cv com etanol e 89 cv com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas.

Já acima de R$ 50 mil, as configurações topo de linha Griffe e Griffe automática custam, respectivamente, R$ 50.690 e R$ 54.990. Elas trazem o motor 1.6 16V flex com comando variável de válvulas desenvolvendo 122 cv com etanol e 115 cv com gasolina, dispensando o subtanque de gasolina para partida a frio. A linha Griffe acrescenta à lista de equipamentos rodas de 16 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e vidro elétrico nas quatro portas. Na confirguração manual, o 208 Griffe também utiliza uma caixa de cinco velocidades. A automática traz um câmbio de quatro marchas com modo manual que pode ser operado por borboletas atrás do volante.

Com motor 1.5, o 208 pesa 1.076 kg, enquanto com motor 1.6 e câmbio manual o número sobe para 1.153 kg. Adicione a transmissão automática ao motor maior e o peso vai a 1.189 kg. Os blocos são os mesmos utilizados pelo Citroën C3, já que ambas as marcas fazem parte do Grupo PSA e os dois carros saem da mesma linha de montagem em Porto Real (RJ). A fábrica fluminense é a única fora da Europa a produzir o 208.

Com uma expectativa de vendas em torno de 2.500 e 3.000 unidades por mês, sendo que a versão intermediária Allure 1.5 deverá responder por 50% desse volume, a Peugeot não esconde os objetivos modestos da marca. “Pretendemos aumentar nossa participação de mercado dos 4% do ano passado para cerca de 6% em 2013”, afirmou Carlos Gomes, presidente do Grupo PSA Peugeot-Citroën para a América Latina, “com o 208, nós (Peugeot) não queremos ser a marca mais vendida, apenas a que faz os melhores carros.”

De C3, o 208 só compartilha a plataforma

Utilizando os mesmos motores, transmissões e uma linha de montagem, C3 e 208 se distanciam um do outro. A PSA separou bem as personalidades dos hatches da Citroën e da Peugeot. Enquanto o primeiro aposta forte no estilo, o segundo prefere a esportividade. Característica que fica evidenciada pelo volante de pequeno diâmetro do 208, feito especificamente para proporcionar uma pegada mais agressiva e permitir que o motorista pudesse olhar o painel de instrumentos por cima, não através do volante.

Junte a isso um acerto de suspensão firme, direção precisa e respostas mais rápidas do motor 1.5 da versão Allure avaliada pelo iCarros e você tem um carro que não lembra em nada o C3. Com 93 cv quando abastecido com etanol, o Peugeot não chega a ser arisco, mas acompanha o trânsito urbano sem dificuldades. Na estrada, com velocidades maiores, segue bem a 120 km/h, enquanto o motor gira a menos de 3.500 rpm.

Na curva, a direção com resposta rápida segue os comandos do motorista, sem parecer desconectada das rodas. No limite de aderência, ao invés de sair de frente, como seria natural num veículo de tração dianteira, o 208 tem um acerto que deixa o eixo traseiro mais “solto”, permitindo que o peso seja mais bem distribuído e diminuindo a tendência de subesterço (saída de frente).

Por dentro, o Peugeot tem uma cabine tradicional, sem grandes arrojos de design ou materiais de qualidade superior. Porém, os plásticos possuem texturas e cores diferentes, além de encaixes bem feitos. O espaço para os passageiros dos bancos da frente é amplo, graças em parte ao painel que fica bem recuado para frente. O hatch mede 1,5 m de altura, 1,7 m de largura, 4 m de comprimento e possui 2,5 m de entre-eixos.

Na traseira há cintos de três pontos para os três passageiros, mas apenas dois encostos de cabeça nas configurações com motor 1.5. De qualquer maneira, o banco traseiro 208 é mais bem usado por dois adultos que por três pessoas, que viajariam apertadas. Enquanto o espaço para as pernas atrás é justo dadas as dimensões do carro, a cabeça dos mais altos pode encontrar dificuldades com o teto mais baixo na traseira.

2008 para 2015, 301 não vem, mas 207 continua 

Não se perca com os números. Durante a apresentação do 208, o presidente do Grupo PSA bateu o martelo: “O SUV 2008 começará a ser feito no Brasil no final de 2014”, disse Gomes. Porém, o sedã 301 não chegará ao País. “Nós fizemos uma escolha pelo 2008, por enquanto não temos planos para trazer o 301 ao Brasil”, afirmou.

Enquanto o novo SUV compacto da Peugeot não vem, o veterano 207 continua em fabricação. O sedã Passion segue sem alterações, enquanto o hatch será agora oferecido apenas nas versões Blue Lion 1.4, por R$ 29.900, e XR 1.4 de cinco portas, por R$ 32.500. Ambos continuam sendo equipados com o motor 1.4 flex de 82 cv com etanol e 80 cv com gasolina.

Viagem a convite da Peugeot

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