25/09/2017 - Thiago Moreno / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Muito aguardada, a nova geração do Volkswagen Polo finalmente foi apresentada oficialmente para o mercado brasileiro. A novidade utiliza a mesma plataforma MQB do Golf, mas em uma variante encurtada, e traz tecnologias de modelos de categorias superiores, como o opcional painel de instrumentos toalmente digital.
O carro recebeu algumas alterações para o mercado brasileiro e deverá brigar de frente com o Fiat Argo e o Chevrolet Onix (nas versões mais caras) com preços variando entre R$ 49.990 e R$ 69.190. Em fase de pré-venda online por enquanto, as primeiras unidades devem começar a chegar às ruas em novembro.
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O modelo brasileiro
De acordo com José Carlos Pavone, gerente de design da Volkswagen, "nossas clínicas com clientes em potencial apontaram que o Polo europeu tinha um visual muito calmo para o nosso mercado. O público brasileiro prefere um toque de esportividade". Assim, o Polo vendido por aqui terá uma frente exclusiva para o nosso mercado.
O para-choque dianteiro ganhou vincos mais marcados e que ligam visualmente a parte inferior da peça às laterais, próximas aos faróis. Como nossa pavimentação é bem diferente da Europa, a suspensão também foi retrabalhada. Ela ficou mais alta, ganhando 20 mm, e teve a calibação refeita.
Motor e transmissão
No lançamento, a Volkswagen anunciou três motorizações diferentes para o Polo. A primeira delas é a 1.0 MPI aspirada, flex de três cilindros, a mesma usada no up! e no Gol. Para o novo hatch, no entanto, ela gera 84 cv de potência (2 cv a mais que nas demais aplicações) e 10,4 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, os números são 75 cv e 9,7 kgfm, respectivamente.
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Para este motor, a única transmissão disponível é manual de cinco velocidades. Nessa configuração, o carro pesa 1.058 kg. Assim, o número de aceleração declarado pela marca de 0 a 100 km/h é de 13 segundos (e), com velocidade máxima de 170 km/h (e).
A segunda opção é o 1.6 16V MSI usado no Fox e em algumas versões da Saveiro e do Golf. No Polo, ele desenvolve 117 cv e 16,5 kgfm com etanol, ou 110 cv e 15,8 kgfm com gasolina. Novamente, a única opção de câmbio é manual de cinco marchas. Montado dessa forma, pesa 1.083 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos (e) e tem máxima de 193 km/h (e).
A última opção é o 1.0 TSI turbo flex de três cilindros derivado do Golf 1.0 e com acerto específico para o Polo. Ele gera 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm (200 Nm, daí o sobrenome das versões com esse motor) com etanol com qualquer um dos combustíveis.
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Enquantos os outros motores são acompanhados apenas por transmissões manuais, a única opção no 1.0 TSI será o automático Tiptronic de seis velocidades. É a primeira vez em que ambos são combinados num carro. Pesando 1.147 kg, os Polo com esse conjunto aceleram de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos (e) e têm máxima de 192 km/h (e).
Consumo
Os dados oficiais de consumo segundo o Inmetro são:
1.0 MPI
8,8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) com etanol
12,9 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada) com gasolina
1.6 MSI
8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada) com etanol
12 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada) com gasolina
1.0 TSI
8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada) com etanol
11,6 km/l (cidade) e 14,1 km/l (estrada) com gasolina
Dimensões
Nas medidas, o novo Polo tem 4,06 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. O babageiro é capaz de acomodar até 300 litros de bagagens e as versões mais caras podem contar uma gaveta organizadora, que pode gerar um espaço escondido sob a peça, alinhando-a com os bancos rebatidos, ou dar capacidade total ao compartimento.
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Versões, preços e equipamentos de série
Polo 1.0 MPI manual (R$ 49.990) - tem direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, banco do motorista com regulagem de altura, alarme, rádio com conectividade via Bluetooth, suporte para celular com tomada USB dedicada, airbags frontais e laterais (quatro no total), rodas de aço de 15 polegadas com calotas, Isofix, cintos de três pontos para todos os ocupantes.
Opcionais: Connect Pack (R$ 3.340) - Tela multimídia com tela de toque, display multifuncional, volante multifuncional, bloqueio de diferencial, controle de tração, controle de estabilidade e rodas de liga leve de 15 polegadas. Safety Pack (R$ 1.050) - display multifuncional, bloqueio de diferencial, controle de tração e controle de estabilidade.
Polo 1.6 MSI manual (R$ 54.990) - mesmos equipamentos da versão 1.0, mas com motor 1.6 MSI.
Opcionais: os mesmos do Polo 1.0 com os mesmos preços
Polo Comfortline 1.0 TSI Tiptronic (R$ 65.190) - traz ainda bloqueio de diferencial, controle de estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, voltante multifuncional, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, tomada USB para o banco traseiro, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela de toque, apoio de braço central, direçao com ajuste de altura e profundidade, rodas de liga leve de 15 polegadas e repetidores de seta nos retrovisores.
Opcionais: Tech I (R$ 2.990) - chave presencial, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, borboletas atrás do volante. Tech II (R$ 4.840) - chave presencial, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento da pressão dos pneus, organizador do bagageiro, ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, porta-luvas refrigerado, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensores de chuva e crepuscular e borboletas atrás do volante.
Polo Highline 1.0 TSI Tiptronic (R$ 69.190) - acrescenta chave presencial, borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual, ar-condicinado digital automático, piloto automático, porta-luvas refrigerado, luzes diurnas com lâmpadas de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Opcionais: Couro Native (R$ 800) - bancos e detalhes de acabamento de couro. Tech High (R$ 3.585) - sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento da pressão dos pneus, organizador do bagageiro, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e central multimídia com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Car Play. Technology Pack (R$ 5.990) - sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento da pressão dos pneus, organizador do bagageiro, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, painel de instrumentos digital, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular e central multimídia com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Car Play.
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Como anda?
O iCarros já teve a oportunidade dejá avaliar o novo Polo na versão mais completa Highline TSI tanto na pista do Autódromo da Fazenda Capuava quanto em um curto trecho rodoviário. Falando primeiramente do visual, vale lembrar que a tonalidade amarela do carro das fotos é uma cor especial do lançamento. Mas serviu muito bem para trazer vida às linhas mais sóbrias da carroceria.
Olhado de longe, o Polo não parece tão grande, mas já é maior que a quarta geração do Golf, última oferecida no Brasil antes da sétima e atual geração. As linhas são simples, mas quebram com elegância as superfícies plainas da lataria. A nova frente, exclusiva para nosso mercado, cumpre seu objetivo: dá um toque de esportividade para o modelo.
Por dentro, nota-se algo já esperado: as cabines da VW guardam muitas semelhanças entre os modelos. Para a sorte do novo Polo, seu painel está bem mais para o Golf do que para Gol, por exemplo. Não há abundância de materiais macios ao toque e mesmo a versão topo de linha Highline que andamos tinha apenas bancos de tecido. Mas, como manda a tradição da marca, tudo muito bem montado e alinhado, passando a impressão de solidez.
Falando em solidez e parecer mais um Golf, esse é um belo resumo para a condução do Polo TSI. Ao menos nessa versão turbinada não fica a impressão de falta de potência e o carro consegue manter 120 km/h na rodovia a menos de 2.500 rpm. No entanto, o câmbio automático é o único elemento que não está em um nível "última palavra em tecnologia" dentro do Polo. Trata-se do Tiptronic, automático convencional com conversor de torque e possibilidade de trocas de marcha em modo manual na alavanca ou por meio de borboletas atrás do volante. Enquanto não compromente o uso e faz o seu trabalho sem deixar o motorista perceber que ele está lá, ele não é tão ágil nas trocas e reduções como um DSG de dupla embreagem utilizado na linha Golf.
Com cinco modelos, VW adota nova estratégia para os hatches
A suspensão está um pouco mais para o lado de um acerto firme, mas não há pancadas secas ao passar por buracos. O que é bom, pois o Polo passa confiança rápido para o motorista e responde da mesma forma nas mudanças de direção, inclusive respondendo aos comandos do volante com pouco esterço.
Reserva
O novo Polo por enquanto está em fase de pré-venda online, começando hoje (25). Os interessados devem fazer a reserva mediante o pagamento de R$ 1.000, o que pode ser feito via boleto bancário ou cartão de crédito. As vendas efetivamente começam em novembro. Para fazer sua reserva, acesse o site da Volkswagen.
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