18/10/2016 - Anamaria Rinaldi, de Aldeia da Serra (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A décima geração do Mercedes-Benz Classe E chega neste mês ao Brasil repleta de tecnologias. E são tecnologias semi-autônomas, capazes de quase fazer o carro conduzir por conta própria sem intervenção do motorista. Quase, porque esse sistema ainda não é permitido no País. Rival direto de Audi A6 e BMW Série 5, ele chega às lojas a partir desta semana em três versões: E 250 Avantgarde (R$ 309.900), E 250 Exclusive (R$ 319.900) e na série especial de lançamento E 250 Exclusive Launch Edition (R$ 325.900), que terá somente 60 unidades à venda aqui.
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Apresentado no Salão de Detroit, nos EUA, em janeiro deste ano, o sedã tem linhas inspiradas no irmão menor Classe C, aparentando uma versão "bombada" do mesmo. Além disso, comparado à geração anterior, o Classe E está 4,3 cm mais comprido e 6,5 cm maior no entre-eixos, agora com 2,93 m. Ele também ficou 65 kg mais leve. No visual, mudam os para-choques, os faróis dianteiros com 84 LEDs controlados individualmente e as lanternas traseiras, também de LED, que deixam de invadir a tampa do porta-malas.
O Classe E Avantarde adota um apelo mais esportivo com a grade frontal com duas linhas cromadas, enquanto a Exclusive tem um toque mais elegante com a grade clássica e a estrela da Mercedes no capô. Já no interior o sedã ganhou desenho inspirado no Classe S, com quatro saídas de ar no centro do painel e quadro de instrumentos integrado à tela da central multimídia.
Carro quase autônomo?
Entre as novas tecnologias, o Classe E recebeu o sistema Intelligent Drive, que oferece sete sensores e uma câmera que permitem ao volante se movimentar sozinho, com o carro tomando o controle da direção quando necessário. É o primeiro carro da marca a oferecer esse sistema. Tudo pensado para reduzir os acidentes por erro humano. Nesse sentido, o veículo emite alertas sonoros e visuais para avisar o condutor de situações de emergência e, caso ele não reaja, toma a decisão de agir para evitar colisões em baixas velocidades na cidade ou ao menos reduzir os danos em velocidades maiores.
Entre os equipamentos estão: Assistente ativo de frenagem (freia o carro caso um objeto ou pedestre cruze na frente do veículo e este esteja a até 70 km/h) e Assistente ativo de manutenção de faixa (mantém o carro na trajetória ao ler as faixas de rodagem no piso ou seguindo o veículo à frente na ausência delas). Achou pouco? O Classe E também conta com sistemas que ajudam a fazer desvios de objetos mais lentos ou parados na via, realizam frenagens emergenciais e até trazem o carro de volta à faixa se o motorista invadir a faixa ao lado sem acionar a seta. Não acabou ainda. Tem o assistente de ponto cego e o Pre-Safe Plus, que tensiona os cintos de segurança, sobe os vidros e prepara os ocupantes para uma colisão eminente.
Outro item disponível é o Drive Pilot, que controla a velocidade e a distância do carro à frente conforme a programação desejada pelo condutor a até 210 km/h. Ele freia e acelera o carro em paradas rápidas, como semáforos, sem necessidade de acionar o pedal do acelerador. Mas é bom deixar claro que não se trata efetivamente de um carro 100% autônomo. Ou seja, a última decisão em todas as situações ainda cabe ao motorista. Todos esses sistemas servem para ajudá-lo na tentativa de evitar acidentes.
Motorização e desempenho
Fabricado em Sindelfingen, na Alemanha, o Classe E chega em todas as versões equipado com motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros, capaz de render 211 cv - para comparar, a geração anterior era vendida aqui com um 2.0 de 211 cv (E 250) ou um 3.5 V6 de 333 cv (E 400). O torque máximo é de 35,6 kgfm a partir de 1.200 rpm e a transmissão é automática de nove marchas com borboletas atrás do volante. Segundo a Mercedes, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Ao volante, o sedã mostra bastante desenvoltura, com respostas rápidas aos comandos no acelerador. A transmissão de nove marchas também ajuda a dar agilidade, com trocas suaves mesmo em reduções. Há ainda cinco modos de condução que alteram os parâmetros do carro de acordo com o estilo desejado. São eles: Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual. No Sport e no Sport+, o Classe E fica mais arisco e entrega desempenho mais próximo de um esportivo. A suspensão agradou tanto nos trechos na cidade quanto na estrada. Ela oferece conforto sem prejudicar a estabilidade nas curvas.
No geral, é um sedã espaçoso, confortável e com bom desempenho. Isso sem contar toda a tecnologia a bordo. Com 4,92 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,47 m de altura, o porta-malas do Classe E leva 540 litros. Nada mal. Pena apenas que, para um carro de mais de R$ 300 mil, ele ainda adote as tradicionais alças estilo pescoço de ganso. Por dentro, o acabamento é bem feito, porém, com plástico imitando madeira no painel. Atrás, dois adultos viajam melhor do que com três ocupantes em função dos assentos individualizados.
Equipamentos de série
E 250 Avantgarde: vem de série com chave cromada, volante multifuncional com botões sensíveis ao toque e revestido de couro, partida por botão, faróis de LED, rodas de liga leve aro 18", pneus run flat, câmera de ré, sistema que estaciona e tira o carro de vagas paralelas e perpendiculares, bancos dianteiros e volante com ajustes elétricos (e memória), teto solar, monitoramento da pressão dos pneus, alarme, ar-condicionado com três zonas de temperatura, iluminação interna, fechamento remoto da tampa do porta-malas, partida por botão, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, Start/Stop, função Hold, controlador de velocidade, sistema isofix, bancos revestidos de couro, acabamento interno em alumínio, suspensão 15 mm mais baixa e central multimídia com espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, GPS e tela de 12,3"
E 250 Exclusive: acrescenta rodas aro 18" exclusivas.
E 250 Exclusive Launch Edition: acrescenta rodas aro 19" e iluminação interna com luzes indiretas de LED.
Vai vender? - A Mercedes acredita que o público-alvo do Classe E é bastante específico, voltado para clientes que buscam um carro com personalidade, segurança, conforto e qualidade. A empresa não fala em expectativa de vendas, mas vale lembrar que, em 2016, o Classe E vendeu 132 unidades até setembro, frente às 271 unidades de 2015 e às 384 unidades de 2014. Se o foco for tecnologia e segurança, ele está um patamar acima dos concorrentes.
Viagem a convite da Mercedes
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