13/11/2013 - Anelisa Lopes, de Camaçari (BA) / Fotos: Anelisa Lopes e Divulgação / Fonte: iCarros
Projeto batizado pela Ford como Ka Concept, o substituto do Ka ganhará as ruas brasileiras no primeiro semestre de 2014. Apresentado na manhã de hoje (13), em Camaçari (BA), o modelo sairá da fábrica baiana da Ford para ganhar o mundo, seguindo os passos do irmão EcoSport, que foi o primeiro veículo global da montadora produzido no Brasil. O Ka Concept estreará o motor 1.0 de três cilindros da montadora, cuja fabricação também será em Camaçari, e vai competir com compactos na faixa dos R$ 30 mil, como Hyundai HB20 e Chevrolet Ônix.
De acordo com a Ford, pouco mais de 6 milhões de veículos pequenos serão vendidos até 2017 em todo o mundo. Além de ser um representante de peso no segmento, posicionado abaixo do New Fiesta, o Ka Concept é um divisor de águas para a Ford em território nacional, que terá toda sua linha produzida em plataformas globais até 2015. "O Brasil está passando por uma grande mudança, por isso, o mercado precisa de produtos mais modernos. Estamos à frente da concorrência pelos equipamentos que já oferecemos", disse o presidente da Ford nas Américas, Joe Hinrichs.
Derivado da mesma plataforma do EcoSport, o futuro Ka será equipado com SYNC, sistema multimídia operado por comandos de voz, e terá um dock station para que o motorista tenha acesso a funções do smartphone. "Para as novas gerações, o carro tem de ser uma extensão da rede social, pois eles desejam estar conectados dentro do automóvel. Mesmo os modelos mais baratos precisam oferecer isso", concluiu o executivo.
Entre as opções de motorização para a nova geração do Ford Ka estarão um inédito (no mercado brasileiro) 1.0 de três cilindros flex, que ainda não teve a potência declarada, e o 1.5 flex de quatro cilindros compartilhado com o New Fiesta. No irmão maior, esse propulsor gera 111 cv com etanol e 107 cv com gasolina.
A Ford não declarou qual o volume de vendas esperado para o lançamento, mas algumas mudanças na logística de produção das fábricas já foram iniciadas par dar espaço à produção. Por isso, o New Fiesta, até o momento feito na Bahia, passou a ser fabricado em São Bernardo do Campo. "Quando o Fiesta Rocam sair de linha, abrirá espaço para o New Fiesta e novo Ka em Camaçari", disse Hinrichs.
Viagem a convite da Ford.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro