16/03/2017 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Começam a ser vendidas em 17 de março as primeiras unidades do novo Toyota Corolla 2018. Para se manter a par da concorrência (leia-se Honda Civic) num segmento sempre competitivo a marca optou apenas por revisar o visual externo do modelo. Também foram inclusos mais equipamentos de segurança de série em todas as configurações. Outra novidade importante foi o ressurgimento da versão XRS, de apelo esportivo. O novo Corolla 2018 estará disponível em seis configurações, com preços variando entre R$ 69.690 e R$ 114.990.
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O que mudou de fato?
Apesar da nova cara, talvez a principal mudança da linha 2018 para o sedã mais vendido do Brasil seja a inclusão de controles de estabilidade e tração (ausentes no antecessor, que sempre foi criticado por isso), assistente de partida em rampa e sete airbags. Os equipamentos passam a ser de série desde a configuração mais básica.
Por fora, as alterações do Corolla 2018 são mais visíveis, mas não revolucionárias. Afinal, o modelo passou por facelift. As alterações se concentram principalmente na parte dianteira, com um conjunto de faróis e grade reestilizados e mais afilados. Os cantos do para-choque ganharam vincos aprofundados, com aparência mais alongada.
O conjunto óptico dianteiro possui faróis de halogênio nas versões GLi e XEi, e de LED, com nivelamento automático, nas versões XRS e Altis. As lanternas com luzes diurnas estão disponíveis a partir da versão XEi, e todas contam com lanternas dianteiras com luz de posição em LED.
Na traseira, as mudanças se concentram principalmente nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes. A barra cromada no tampão do porta-malas está mais fina. Somam-se ainda as luzes de ré e de seta em tom escurecido. Na lateral, é possível notar uma linha de cintura mais elevada e uniforme. A partir da versão XEi, o Corolla ganhou também uma antena no estilo barbatana de tubarão e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Nas configurações com as rodas maiores, a suspensão foi elevada em 5 mm e caixa de direção elétrica foi recalibrada. Também foram adicionados mais elementos de isolamento para aumentar o conforto acústico dentro da cabine.
Preços e equipamentos
GLi 1.8 manual (R$ 69.690) - direção elétrica, ar-condicionado com controle manual, computador de bordo com seis funções, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, rádio com conectividade USB, iPod e; vidros e retrovisores com acionamento elétrico e volante multifuncional.
GLi 1.8 CVT (R$ 69.990) – mesmos itens da GLi com adição de transmissão automática de relações continuamente variáveis.
GLi 1.8 Upper CVT (R$ 90.990) – itens da GLi CVT mais acabamento de couro para os bancos e rodas de liga leve de 16".
XEi 2.0 CVT (R$ 99.990) – Itens da GLi Upper 1.8 mais motor 2.0, mais rodas aro 17 polegadas, ar-condicionado digital, chave presencial, espelho retrovisor interno eletrocrômico, piloto automáticofaróis de neblina dianteiros, acendimento automático dos faróis, painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2” e sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, TV digital, câmera de ré e conectividade via Bluetooth.
XRS 2.0 CVT (R$ 108.990) – A novidade tem os mesmos equipamentos da XEi mais itens exclusivos de acabamento como interior na cor preta, aerofólio traseiro com luz de freio em LED, saias laterais, frontal e traseira, ponteira do escapamento cromada, faróis dianteiros em LED, ajuste de altura do farol, e rodas diamantadas aro 17”.
Altis 2.0 CVT (R$ 114.990) – A versão mais completa traz os itens da versão XEi mais ar-condicionado digital de duas zonas, limpador do para-brisa com sensor de chuva, banco do motorista com regulagem elétrica, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e rodas diamantadas aro 17”.
Caso você tenha estranhado a diferença de R$ 20 mil entre as versões GLi, GLi CVT e GLi Upper CVT, vale lembrar que as duas primeiras são comercializadas apenas por meio de venda direta, oferecida somente a taxistas, frotistas e portadores de necessidades especiais.
A mecânica não muda
As três configurações GLi trazem o mesmo motor 1.8 16V flex com bloco de alumínio do modelo anterior sem alterações. Ele permanece gerando 144 cv de potência e 18,6 kgfm de torque com etanol. Rodando com gasolina, os números são respectivamente 139 cv e 17,7 kgfm. Para esse propulsor pode ser equipada uma transmissão manual de seis velocidades (GLi) ou automática CVT com simulação de sete marchas (GLi CVT e GLi Upper CVT).
Para XEi, XRS e Altis o motor é o mesmo 2.0 16V flex de alumínio das configurações atuais. Desenvolve 154 cv de potência e 20,7 kgfm de torque com etanol. Respectivamente, com gasolina, os números são 143 cv e 19,4 kgfm. A única opção de câmbio é automático CVT.
Nas medidas, o sedã agora tem 4,62 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,48 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 470 litros de bagagens. O peso do modelo varia entre 1.265 kg (GLi manual) e 1.340 kg (Altis CVT).
Alguns custos de manutenção
De acordo com a Toyota, o custo total com revisões até os 60.000 km é de R$ 3.250. O consumo declarado para o motor 1.8 e câmbio manual com etanol é de 7,4 km/l urbano e 9,1 km/l rodoviário, sendo que para gasolina os números são 10,7 km/l e 13,2 km/l. O 1.8 CVT, respectivamente, tem consumo de 7,8 km/l, 9,2 km/l, 11,4 km/l e 13,2 km/l. Para o 2.0, os dados de consumo são 7,2 km/l, 8,8 km/l 10,6 km/l e 12,6 km/l.
Como anda?
Uma das alterações da linha 2018 no Corolla foi uma pequena elevação na suspensão para acomodar as novas rodas de 17 polegadas, que são de série já a partir da versão XEi. O trabalho deve ter sido bem feito, pois sedã continua sendo muito confortável ao rodar, tanto na cidade quanto na estrada, e permanece fiel à sua proposta original. O mais importante é que o Corolla permanece como um sedã que exige pouca preocupação ao dirigir e começa a transmitir confiança rapidamente ao motorista. A versão avaliada foi exatamente a XEi. Nessa configuração fez falta apenas uma regulagem elétrica ao menos para o banco do motorista e talvez uma central multimídia mais moderna e com espelhamento de smartphones.
Outra mudança, talvez a mais cobrada, foi a inclusão dos controles eletrônicos de estabilidade e tração. Para testar os componentes em ambiente seguro, levamos o Corolla para uma pista fechada na Grande São Paulo. O kartódromo ofereceu diversas curvas fechadas. O que foi visto foi um sistema bastante intrusivo, começando a atuar e cortando potência já na entrada da curva. Era preciso sempre dar menos esterço ao volante e menos aceleraçao para que os controles voltassem a liberar potência para as rodas de maneira plena. Porém, antes de achar que se trata de uma crítica, vale lembrar que Corolla é um sedã familiar, voltado para um público mais maduro. Assim, esse comportamento está mais para seguro do que para performático.
Vai vender? - A Toyota pretende comercializar cerca de 60 mil unidades do novo Corolla ao longo de 2017, lembrando que as vendas tiveram início no meio de março e, em 2016, o número de vendas foi de cerca de 64 mil. A questáo é que o sedã do Toyota permaneceu líder mesmo com a renovação de seus principais rivais. Sair do trono agora ficou ainda mais difícil.
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