17/09/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Honda revelou hoje (17), nos EUA, o novo Civic 2016. A nova geração do modelo mudou completamente em relação ao antecessor, adotando um visual inspirado nos últimos lançamentos da marca - como o HR-V, por exemplo - e abandonando o painel de dois andares. A chegada ao Brasil está prevista para o segundo semestre do ano que vem.
Leia mais:
Honda Accord 2016 chega ao Brasil neste ano
Honda anuncia recall duplo para HR-V e Fit
Quem tira a liderança do Eco? Renegade ou HR-V?
Veja a opinião dos donos do Honda Civic
Visual dos “irmãos”
As mudanças feitas na carroceria voltaram a deixar o Civic alinhado com o restante do portfólio da marca. Na dianteira, as linhas remetem aos novos City e HR-V, enquanto os faróis podem ser equipados com iluminação por LEDs - item que será oferecido como opcional no mercado norte-americano. Na traseira, destaque para as lanternas em formato de bumerangue.
Visto de lado, é possível observar que o para-brisa já não é mais tão inclinado como nas últimas duas gerações, aposentando a pequena janela à frente dos retrovisores que acompanhava o modelo desde 2005, mas o caimento do teto ficou mais suave até a tampa do porta-malas, ganhando um perfil de “cupê de quatro portas”.
Mais espaçoso
Na oitava geração, apelidada por aqui de “New Civic”, o sedã chegou apostando em estilo, mas pecou ao oferecer pouco espaço no porta-malas. Entretanto, comparado ao modelo vendido atualmente no Brasil, a décima geração do Civic ficou 5,1 cm mais largo e 3 cm maior na distância de entre-eixos, enquanto a altura foi reduzida em 2,5 cm.
Segundo a Honda dos EUA, o porta-malas ganhou 73,6 litros de capacidade de carga, enquanto o espaço para os passageiros da segunda fileira ficou 5 cm maior. Apesar do acréscimo nas medidas - o comprimento total não foi revelado -, a novidade ficou 30,8 kg mais leve do que o antecessor e teve um aumento de 25% na rigidez torcional, graças ao uso de materiais de alta resistência na estrutura.
Novo acabamento e itens de série
De acordo com a fabricante, a cabine do Civic ganhou melhor acabamento, graças à adoção de novos materiais de revestimento, e também ficou mais silenciosa devido à melhoria das vedações, o que garantiu uma redução de 5,8% do ruído interno. O painel, por sua vez, ficou mais sóbrio e perdeu o quadro de instrumentos dividido em dois andares.
Entre os equipamentos disponíveis, figuram itens como freio de mão elétrico, ar-condicionado de duas zonas, porta-objetos com 7,2 litros no console central e também uma nova central multimídia com suporte para os sistemas CarPlay, da Apple, e Android Auto, do Google, que permitem espelhar a tela dos smartphones na tela do veículo.
Motorizações
Atualmente, o Civic é comercializado no Brasil com motores flex 1.8 de 140 cv - oferecido apenas na versão de entrada LXS - e 2.0 de 155 cv na configuração intermediária LXR e na topo de linha EXR, podendo contar ainda com uma transmissão manual de seis velocidades (apenas para o motor 1.8) ou automática de cinco marchas.
Já a nova geração apresentada nos EUA será equipada com motores a gasolina 1.5 turbo e também com a opção 2.0 naturalmente aspirada - as potências não foram divulgadas, mas acredita-se que o primeiro terá cerca de de 175 cv e o segundo160 cv. O câmbio manual de seis velocidades também continuará disponível, mas a caixa automática dará lugar a uma transmissão continuamente variável CVT.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro