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Novo Chevrolet Camaro 2017 chega melhor e menor

Sexta geração do esportivo da Chevrolet ganha dimensões mais compactas, menos peso e mais potência

26/10/2016 - Thiago Moreno, de Mogi Guaçu (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Chevrolet está apresentando para o mercado brasileiro a sexta geração do Camaro. Inicialmente, o modelo será oferecido na série especial Fifty, alusiva aos 50 anos do modelo, que terá apenas 100 unidades trazidas para o Brasil. Depois, o esportivo será oferecido apenas na configuração SS e nas configurações cupê e conversível,como já é feito hoje, e as novidades chegarão até o final do primeiro trimestre de 2017 ao mercado. O preço do Camaro SS Fifty é de R$ 297.000. Os valores das demais versões serão revelados quando os carros estiverem no Brasil.

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Ficha técnica e equipamentos

A Chevrolet informou que a sexta geração do Camaro está 83 kg mais leve, totalizando 1.707 kg. A dieta foi baseada no uso de materiais mais nobres na carroceria e nos componentes mecânicos. Só a suspensão, por exemplo, está 12 kg mais leve. O carro também ficou 28% mais rígido em relação a geração anterior.

Nas medidas, a sexta geração tem 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,34 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. Na geração anterior, respectivamente, os números eram 4,83m, 1,91 m, 1,37 m e 2,85 m.

O motor ainda é um 6.2 V8 a gasolina aspirado, só que agora é herdado do Corvette, sendo que 20% dos componentes foram desenvolvidos exclusivamente para o Camaro. O propulsor gera 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque. Segundos a Chevrolet, são 55 cv e 7 kgfm a mais na comparação com a geração anterior. A única opção de câmbio permanece sendo automática, mas agora com oito velocidades. A tração, como manda o figurino, é apenas traseira.

Os dados da fábrica dão conta de que o conjunto é capaz de fazer o Camaro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 290 km/h.

Para segurar o conjunto, o modelo utiliza suspensão multilink na traseira. Há um disco de freio em cada roda, todos com pinças de pistão duplo da marca Brembo. Na dianteira o diâmetro é de 345 mm e de 338 mm na traseira. As rodas são de aro 20” e os pneus são 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira. Os quatro são do tipo Run Flat, que permite a condução mesmo quando furados.

Na lista de itens de série tanto do Camaro Fifty quanto do SS estão partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação, carregador de celular sem fio, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, modo de condução (Drive Mode Selector), alertas anti-distração, teto solar, faróis de xenônio, lanternas com LEDs, painel de instrumentos customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória e ar-condicionado automático de duas zonas.

Para quem for fazer proveito de uma tocada mais agressiva, o Camaro também conta com vetorização de torque para ajudar a colocar toda a potência no asfalto sem perder aderência. Por dentro, um sistema de ressonadores amplia o ronco do V8 para deixar a experiência mais marcante.

Menos doce, mais suplemento muscular

Olhando apenas por fora, o visual da sexta geração do Camaro é bem similar ao carro que substitui. É difícil até falar que o carro está menor. Por dentro, o visual do painel e dos bancos dá um ar mais moderno à cabine, sendo que os materiais e a montagem são superiores em qualidade na comparação com a geração antiga.

Porém, se você quer mesmo ver a diferença, vai precisar dirigir. Mesmo não parecendo por fora, o Camaro demonstra mais agilidade nas curvas, fruto do menor peso e das dimensões mais compactas. Há pouco rolamento nas mudanças de direção e é difícil em condições normais atiçar o eixo traseiro o suficiente para fazê-lo perder aderência. Agora com o sistema de vetorização de torque é possível perceber o carro contornando com mais precisão e apontando de forma mais rápida nas saídas de curva e retomadas.

O ronco novo motor está sempre presente, mas não exatamente da forma que se espera de um V8: no Chevrolet está mais agudo e rasgado, menos gravde e embaralhado. Em pista foi possível ver como o carro está mais rápido. Mesmo com um jornalista sem treinamento ao volante (eu no caso) e na primeira tentativa foi possível acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Aferição que é possível graças aos monitores de performance disponíveis no painel digital central de instrumentos. O câmbio de oito marchas pode não ser tão rápido nas trocas quanto um esportivo alemão com transmissão de dupla embreagem, mas está longe de ser um ponto negativo do Camaro.

Como dizia aquela famosa música, se antes o Camaro era doce feito caramelo, agora está mais para musculoso, como alguém que leva a sério a academia.
 

 

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