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Novo Audi SQ5 já está à venda no Brasil por R$ 397.990

Versão esportiva chega em nova geração com motor de 354 cv mais eficiente e painel de instrumentos digital

06/02/2018 - Thiago Moreno e redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Audi lançou em janeiro no Brasil o novo SQ5, versão mais esportiva do Q5, que está à venda no país a partir deste mês cobrando R$ 397.990. O modelo estreou em janeiro do ano passado no Salão de Detroit e chega aqui com visual atualizado acompanhando a nova geração do Q5, SUV em que se baseia. O SQ5 traz um motor 3.0 TFSI de 354 cv, e a tração quattro, ícone da marca, é permanente na versão esportiva.

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O SQ5 conta com tração integral, motor 3.0 V6 turbo a gasolina com injeção direta de combustível e 354 cv de potência, sendo que o torque chega a 50,9 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.

O motor recebeu novos injetores de combustível de alta pressão localizados no centro da câmera de combustão. Há ainda os modos de condução Auto, Efficiency, Comfort e Sport, que alteram os parâmetros do carro de acordo com o estilo desejado. Interessante notar que, nos antigos motores da Audi, a sobre alimentação era feita por turbo e compressor, além de usar injeção direta e indireta. Agora, o V6 do SQ5 utiliza a turbina no ventro do "V" do motor, fazendo com os gases de escape girem o turbo rapidamente, eliminando a necessidade de um compressor e a de mais de um tipo de injeção de combustível.

Um destaque é o modo roda livre, já presente em vários carros da Audi. Quando o motorista tira o pé do acelerador em velocidade constante entre 55 km/h e 160 km/h, esse modo é acionado para reduzir o consumo de combustível.

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Visual e dimensões

Em relação ao novo Q5, o SQ5 traz alguns detalhes que o deixam com um apelo mais esportivo como para-choques com linhas específicas da família S, difusor com grade tipo colmeia, grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e logotipo S. 

Já o interior possui logos da linha S nas soleiras, costuras contrastantes e acabamento interno com detalhes de alumínio escovado. As borboletas para trocas de marchas têm acabamento de alumínio e os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável. O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto e o revestimento interno está disponível nas cores cinza ou preta.

O novo SQ5 mede 4,671 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,63 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. Respectivamente, os números são +27 mm, -18 mm, +8 mm e +11 mm na comparação com a geração anterior. O peso declarado é de 1.945 kg. O porta-malas tem capacidade para 550 litros, podendo chegar a 610 litros com o banco traseiro em sua posição mais para frente, ou até 1.550 litros com o assento traseiro totalmente rebatido.

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Equipamentos

Entre os itens disponíveis no novo SQ5 no Brasil estão rodas de liga leve de 20 polegadas, modos de condução, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de couro, quadro de instrumentos digital, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico, head up display, Auto hold (mantém o carro freado mesmo sem ficar com o pé no pedal do freio), Parking assist (estaciona o carro sozinho), câmera de ré, sistema keyless, ajuste de direção elétrico, assistente de faixa de rodagem e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com traffic jam assist que pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Completa a lista o sistema de som 3D da Bang&Olufsen, com GPS e Bluetooth.

Vale lembrar que o SQ5 é o topo de linha da família Q5 - ao contrário do Q3 que conta com uma variante RS Q3. O SQ5 começou a ser vendido no mercado brasileiro em 2014 como o primeiro esportivo da linha Q. E para comparar, o Q5 parte de R$ 249.990 e chega a R$ 297.990 - ou R$ 370.990 se for blindado de fábrica. Já o SQ5 está saindo por R$ 397.990.  São opcionais assistente de tráfego reverso, exit warning e side assist com câmera 360º, vendidos separadamente em kit e custam R$ 12.000 adicionais.

Como anda?

Solidez é o adjetivo que melhor define o Audi SQ5. Apesar de boa parte de seu porte vir do visual, não é um carro adepto à firulas. Tudo está em seu devido lugar por um motivo. Por dentro essa sensação segue e até mesmo o grande painel de instrumentos digital, que é maior que a central multimídia (12" contra 8,3"), é simples de usar. Já a central não tem tela de toque e os comando ainda são operados botões ou uma espécia de mouse à frente da alavanca de câmbio. Esse sistema, sim, exige um tempo para se acostumar.

Atualmente, o SQ5 já é um veículo autônomo de nível 2, o que significa que ele pode se guiar sozinho em determinadas situações, mas sempre dependendo do motorista para os casos em que os sistemas de câmeras e radares não conseguirem ter controle. A operação desses sistemas é similar ao do piloto automático, controlados por alavancas na coluna de direção.

Espaço e conforto não há muito para ser dito. É um carro de quase R$ 400 mil e se comporta como tal. Sem defeitos de montagem e com ótimoa escolha de materiais. Destaque para os detalhes nas portas de Alcantara. Isolamento acústico é algo sem comentários, pois praticamente inexistem ruídos dentro do SUV. No entanto, encaixar três adultos no banco traseiro pode ser trabalhoso, visto que o túnel de transmissão é bem intrusivo para quem vai lá atrás.

Mas, e andando? Afinal, quem compra um SQ5 (e não um Q5) se importa com isso. A troca da dupla sobrealimentação por uma turbina no centro do "V" do motor deu resultados. É difícil julgar qual a rotação em que o motor está trabalhando, pois, sinceramente, não faz diferença, o carro responde em qualquer situação. O ronco só aparece para lá das 3.000 rpm e não é muito presente e parece um pouco artificial. O que importa é há fôlego (até demais) para encarar nossas estradas e o conta-giros marca menos de 2.000 rpm a 120 km/h.

Parte do mérito desse bom desempenho vai também para a transmissão que, apesar de ser uma caixa automática convencional, faz trocas rápidas e suaves, reduzindo mais de uma marcha por vez se necessário. Tudo isso acontece sem prejudicar o conforto em baixas rotações. 

Quanto à estabilidade, boa sorte tentando se colocar em uma enrascada com o SQ5, vai ser difícil. Mesmo quando provocada, a carroceria não demonstra rolamento significativo. Com uma calibração de direção relativamente leve, a direção faz com que o grande SUV pareça menor nas mãos do motorista.

Em suma, o SQ5 será um carro de baixos volumes, atendendo a um nicho de compradores que querem desempenho e comportamento dignos de esportivo com o conforto e praticidade de um SUV familiar. E é esse difícil balanço de tantas necessidades que o SQ5 consegue entregar sem esforço.

 

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