entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nova geração do Peugeot 3008 chega com preço de R$ 135.990

Agora genuinamente um SUV, o modelo traz visual e equipamentos atualizados em versão única com motor 1.6 turbo

20/06/2017 - Anamaria Rinaldi, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Peugeot lança hoje (20) a segunda geração do 3008, agora mais próximo de um utilitário esportivo do que no passado. Tanto que o modelo passa a ser chamado pela fabricante de "autêntico SUV". Chegando como modelo 2018, ele continuará sendo oferecido em apenas uma versão de acabamento, a Griffe THP, por R$ 135.990 - o modelo atual cobrava R$ 118.990. A pré-venda começa hoje, com somente 50 unidades disponíveis. E os 30 primeiros receberão ainda um presente. As vendas mesmo começam em meados de julho e o preço pode subir até lá, já que a marca fala em "preço de lançamento". 

Leia mais:
Peugeot lança picape média em parceria com chinesa 
Renault Captur 1.6 ganha novo câmbio automático CVT 
Renault Duster 1.6 também ganhará câmbio automático CVT

Importado da França, a principal mudança está no visual, mais moderno e robusto, com grade frontal redesenhada com estilo tridimensional, faróis recortados com assinatura de LED e faróis de neblina e lanternas traseiras também de LED - que exibe, segundo a marca, desenho que remete às garras do leão símbolo da Peugeot. A traseira, aliás, recebeu uma linha escurecida na altura das lanternas. O logotipo também passa a ficar dentro da grade e não mais no capô.

Vale apontar que o modelo a ser vendido no mercado brasileiro é um pouco diferente daquele exposto no final do ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo. O farol do carro exposto era mais simples, de uma versão que não será trazida ao país. Essa geração estreou em Paris em setembro de 2016 e está à venda lá fora desde o começo deste ano. 

Dentro, há um novo quadro de instrumentos com tela digital de 12,3” em posição elevada, como acontece no 208 e no 2008, por exemplo. Com estilo futurista, ele é personalizável e tem quatro modos de visualização. Há ainda revestimento mais refinado e mais equipamentos focando em conforto. Entre eles estão bancos dianteiros com massageadores - são cinco tipos de massagem - e aquecimento, banco do motorista com regulagens elétricas, volante de tamanho reduzido, recarga de smartphones por indução no console e uma nova central multimídia com espelhamento de smartphones. 

Serão oferecidas quatro opções de cores, sendo as três metálicas Cinza Artense, Metallic Copper e Preto Perla Nera, além da perolizada Branco Nacré. As medidas são 4,44 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,62 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 520 litros da bagagens - eram 512 litros antes. 

Impressões ao dirigir

Com uma nova plataforma, a EMP2, o 3008 está até 100 kg mais leve que a geração anterior, pesando agora 1.567 kg. Ele manteve a motorização 1.6 THP turbo 16V movido apenas a gasolina capaz de gerar 165 cv de potência e torque máximo de 24,5 kgfm disponível a 1.400 rpm. O câmbio também segue o automático de seis marchas com trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. 

Em relação ao modelo anterior, o avanço é nítido, com um carro mais ágil e confortável. A Peugeot afirma que o objetivo era oferecer a dirigibilidade de hatch em um SUV. E conseguiu. Mais leve, ele agora responde mais prontamente aos comandos no acelerador. Contudo, sim, ainda um SUV familiar. Ou seja, ao pisar fundo ele não jogará os ocupantes contra o banco. Nem é a proposta. Ele é suave e o câmbio trabalha muito bem, sem trancos ou vacilos mesmo em reduções. E ainda há as borboletas para fazer trocas manuais quando o motorista achar necessário. 

A suspensão ficou confortável, filtrando bem o piso, e com boa estabilidade em curvas. É um ótimo carro para levar a família para passear. A direção elétrica progressiva é leve na cidade e tem o peso ideal na estrada, além de ser direta aos comandos. Vale destacar que o modelo tem tração dianteira, sem opções com tração integral. A Peugeot informou que os dados de consumo segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro são de 9,4 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada, melhores que os 8,3 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada) da geração anterior. Durante o test-drive, a média em percurso misto cidade/estrada ficou em 12,1 km/l. 

Por dentro, a sensação é de estar em um carro de nível superior. O acabamento é muito bom, embora a unidade testada exibisse algumas pequenas falhas nos encaixes. Nada que comprometa. No trecho entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, o carro foi muito bem e a massagem no banco tornou a viagem ainda mais relaxante. Os comandos estão de fácil acesso, a central multimídia é bem intuitiva e o quadro de instrumentos oferece boa leitura. Destaque para os comandos no console com um toque futurista e um toque de botões de avião. 

Equipamentos de série

Muito bem recheado, já que é oferecido apenas na versão topo de linha Griffe, o 3008 vem com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, direção elétrica progressiva, rodas de liga leve de 19 polegadas, barras de teto de alumínio, compartimento refrigerado no console central, porta-luvas também refrigerado, trio elétrico, partida por botão, alarme, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, volante e bancos revestidos de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, massagem e aquecimento (e memória para o motorista), quadro de instrumentos digital e volante com regulagem de altura e profundidade.

A central multimídia é nova e possui tela de 8" sensível ao toque com espelhamento via Mirror Link, Android Auto e Apple CarPlay, comandos no volante, Bluetooth, streaming de áudio e entrada USB. Alguns poderão sentir falta de GPS integrado, inexistente, embora muitos já façam uso de navegação pelo celular. O carregamento de smartphones via indução exige que o aparelho telefônico conte com essa tecnologia, embora a Peugeot diga que qualquer modelo possa usá-la com uma capa apropriada para isso. 

Entre os itens de segurança, há seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade, retrovisor interno antiofuscante, isofix, assistente de partida em rampa, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controlador de velocidade, faróis full LED com luzes diurnas de LED, faróis de neblina de LED com função Cornering Light (ilumina curvas) e retrovisores com função Tilt Down e rebatimento automático.

E o presente?

Os 30 primeiros clientes que comprarem o novo Peugeot 3008 irão levar junto um patinete elétrico dobrável chamado e-Kick, feito pela fabricante em parceria com a empresa Micro. 

Vai vender? - O 3008 está melhor, mais moderno e tem grandes chances de conquistar as famílias brasileiras. Ele possui três anos de garantia e revisões com preços fixos. Além disso, a marca aposta muito forte em pós-venda, garantindo por exemplo que se a revisão periódica agendada não entregar o veículo em até 24 horas, o cliente não pagará pelo serviço. O carro ainda será entregue lavado e, se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a Peugeot pagará a diferença. Para fechar, se o reparo levar mais de quatro dias, será fornecido sem custo um carro reserva da Peugeot para o consumidor fazer uso nesse período.

Crítica comum, para lidar com o problema da desvalorização na revenda, a Peugeot conta com um programa de recompra do carro. Resta saber se isso é suficiente para bater rivais de peso como Jeep Compass, Honda CR-V, Hyundai New Tucson, VW Tiguan e Kia Sportage, além do Audi Q3, listado como rival pela fabricante. Isso sem contar o Chevrolet Equinox, que chega no final deste ano. A expectativa da marca é vender 250 unidades por mês em 2017, sendo que fazia um ano que o modelo não era oferecido aqui. Atualmente, a rede de autorizadas é composta por cerca de 110 concessionárias. 

Viagem a convite da Peugeot

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.