23/05/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Peugeot revelou hoje (23) o novo 3008, que fará sua estreia mundial no Salão de Paris em outubro. A nova geração ganha linhas mais robustas e estilo agressivo, mais próximo dos SUV's, além de novas tecnologias. Por fora, o 3008 recebe a nova identidade da marca, com o leão do logotipo agora integrado à grade frontal - antes ele ficava posicionado acima no capô. Mudam também os faróis, as lanternas traseiras e os para-choques. A traseira, aliás, está bem mais moderna. Para completar, o modelo recebe rack de teto e rodas maiores.
Leia mais:
Salão de Pequim: Peugeot mostra 3008 reestilizado
Peugeot 208 ganha eficiência com novos motores
Novo Citroën C3 1.2 já tem preço: R$ 46.490
O interior segue pela mesma linha futurista, com quadro de instrumentos digital elevado, tela da central multimídia sensível ao toque e maior (com oito polegadas) e volante mais compacto com as extremidades acima e abaixo achatadas. É uma nova fase do conceito chamado pela Peugeot de i-Cockpit já presente no hatch 208. A cabine também recebeu saídas de ar, comandos do ar-condicionado e alavanca de câmbio redesenhados. Seguem o teto solar panorâmico e o head up display (projeta informações numa tela na altura do para-brisas), que pode ser personalizado pelo condutor escolhendo quais informações quer ver na tela.
Segundo a fabricante, a nova plataforma EMP2 permitiu ao 3008 ficar até 100 kg mais leve em relação à geração anterior, reduzindo o consumo e melhorando a performance. A lista de equipamentos inclui o Advanced Grip Control, um sistema já presente no irmão menor 2008 que atua no controle de tração distribuindo a força entre as rodas dianteiras quando houver perda de tração. São cinco modos: normal, neve (até 50 km/h), areia (até 120 km/h), barro (até 80 km/h) e com o controle de estabilidade (ESP) desligado (até 50 km/h). Há ainda assistente de descida, sistema de visão 360º ao redor do veículo, detector de ponto cego, piloto automático adaptativo e sistema que estaciona o carro sozinho. A central multimídia conta com GPS integrado e espelhamento da tela de smartphones via MirrorLink, Android Auto e Apple CarPlay.
Nas medidas, são 4,45 m de comprimento, sendo 8 cm maior que na geração anterior, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,67 m de entre-eixos - 62 mm a mais que seu antecessor. A Peugeot reforça ainda que o espaço interno está maior, elevando o conforto dos ocupantes com 24 mm a mais para as pernas e 36 mm a mais para a cabeça no banco traseiro. A altura em relação ao solo é de 22 cm. O porta-malas também cresceu, com 520 litros, sendo quase 90 litros maior que os 432 litros do modelo anterior. E sua capacidade pode ser elevada para 1.580 litros com os bancos rebatidos.
Na Europa, o 3008 será oferecido com o motor 1.2 PureTech, que agora está disponível no 208 no Brasil, e o 1.6 THP, com transmissão manual ou automática, ambas de seis marchas. Movidos apenas a gasolina, o 1.2 rende 130 cv de potência e o 1.6, 165 cv, lembrando que no Brasil o 1.2 é flex. As vendas ao redor do mundo começam após o Salão de Paris, em outubro, com grandes chances de o SUV estar já no Salão de São Paulo no mês seguinte. Quanto às vendas, a Peugeot ainda não confirmou se elas começam aqui ainda em 2016 ou somente no primeiro semestre de 2017.
Carro + bicicleta elétrica
A Peugeot informou também que, junto com o novo 3008, o cliente poderá adquirir uma bicicleta ou uma scooter elétrica. Os modelos, dobráveis, se acomodam perfeitamente no porta-malas e ainda podem ser recarregados enquanto o carro estiver em movimento. A empresa só não divulgou em quais mercados essa solução estará disponível.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro