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No Mercedes-AMG GT R, verde significa acelere

Opção mais potente da família de superesportivos vai para a pista para provar seus atributos pelo preço de R$ 1.199.900

29/06/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando a Mercedes-Benz anunciou a importação do GT R para o Brasil, foi um frisson. Se o superesportivo GT S não fosse o bastante com seus 375 cv, está à venda aqui uma opção mais invocada de 585 cv. E com a cor exclusiva verde "Green Hell", não há dúvidas de que, ao ver esse verde, acelere. Já o preço não é tão rápido de ler com tantos números: R$ 1.199.900 - para comparar, o GT S sai por R$ 926.900. Ele já pode ser encomendado e as primeiras unidades serão entregues em agosto.

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Motorização

Opção mais potente da família GT, o GT R possui motor 4.0 V8 biturbo a gasolina reprogramado para render 585 cv de potência e 71,4 kgfm de torque máximo a partir de 1.900 rpm, com tração traseira (47% do peso está na dianteiro e 53% na traseira) e câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

Segundo a fabricante, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 318 km/h, limitada eletronicamente. Comparando dentro da família, o GT tem 476 cv, o GT S tem 522 cv e o GT C - que chega no final do ano - terá 557 cv. 

E para favorecer o desempenho, o modelo conta com materiais mais leves na carroceria e rodas de alumínio forjado, o que lhe permitiu ser 90 kg mais leve que o GT S. Ele pesa 1.554 kg. Além disso, ele recebeu alterações aerodinâmicas como novos aerofólios na dianteira e na traseira, sistema ativo no para-choque dianteiro que pode ser usado para melhorar a refrigeração do motor e dos freios e eixo traseiro direcional que melhora a agilidade em manobras a baixas velocidades e oferece respostas mais rápidas em curvas de alta velocidade. Ah, e na pista? Existem nove estágios para o controle de tração. 

A suspensão esportiva é adaptativa, alterando entre os três estágios possíveis de rigidez dos amortecedores em função do modo de condução escolhido (automaticamente) ou mudando manualmente em um botão no console. Com uma carroceria mais aerodinâmica, ele foi pensando para oferecer o máximo desempenho. Além disso, o sistema de escapamento esportivo permite um ronco mais agressivo e pesa 5,9 kg a menos que nos outros modelos GT.

Exclusivo no GT C e no GT R, há um sistema com as rodas traseiras também esterçantes. Acima de 100 km/h elas giram para o mesmo lado do volante, enquanto abaixo dessa velocidade elas giram em sentido oposto. Isso ajuda a manter o carro grudado no chão em curvas, além de facilitar as manobras - afinal, trata-se de um carro com 4,55 m de comprimento.

Impressões ao dirigir

Verde. Você vê o GT R se aproximando de longe. Ele vem roncando em sua direção, com o visual agressivo típico de um esportivo puro-sangue. E não há como não notar a longa dianteira com o capô que, de dentro do carro, parece infinito, abrigando ali os incríveis 585 cv do V8. 

Assim foi o primeiro contato com o GT R em uma pista no interior de São Paulo durante um evento da linha esportiva AMG em que ele era a estrela. Literalmente. Começamos a sequencia de test-drive com o Classe E 63 S AMG, de 612 cv, mas guiar o GT R depois não representou nenhuma queda mesmo com 27 cv a menos. Isso porque o DNA do GT R é tipicamente esportivo. Ele foi pensado em cada centímetro para oferecer o máximo desempenho, enquanto o Classe E AMG manteve o luxo e o conforto do sedã convencional. São 1.630 kg, contra 1.955 kg do E AMG. 

Você dá a partida e logo o ronco parece invadir o espaço. Ele é alto e incorpado, como tem que ser. Guiamos o GT R em uma pista, logo, rodando com o modo Sport ativado. E que carro! Você vai pisando gradativamente no pedal do acelerador para testar a reação dele. Devagar, devagar, e pronto, depois de um certo ponto no pedal ele vai de manso a acordado. Não precisa de muito espaço para ele passar dos 70 km/h, 90 km/h, 110 km/h. E nas reduções aparecem os "estouros" no escape que levam os fãs de velocidade ao delírio. 

Nas curvas, ele contorna sem problemas e está sempre grudado no chão. O carro te passa confiança e as rodas traseiras esterçantes agem sem que o motorista perceba. Vale lembrar que a tração é traseira, ou seja, diversão garantida, mas com a tecnologia agindo em nosso favor. Como rodamos na pista, com o asfalto impecável, o GT R se saiu muito bem. É o ambiente dele. Porém, a pequena altura em relação ao solo deve dificultar a vida na cidade, com tantas valetas e lombadas. 

Por dentro, o carro é mais sóbrio, sem o luxo do Classe E, mas não menos bonito por causa disso. Ele traz a alavanca de câmbio no meio do console central, um pouco mais distante das mãos do motorista, mas isso permite deixar os demais comandos mais perto. Afinal, uma vez dada a partida, você só precisa acelerar e frear e trocar as marchas nas borboletas atrás do volante. Há somente espaço para dois ocupantes, ou seja, sem banco traseiro. E como todo bom esportivo, o porta-malas é o que menos importa, com capacidade para apenas 175 litros.

Equipamentos de série

Entre itens esportivos e de conforto, o GT R vem com rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira (pneus 275/35) e de 20 polegadas na traseira (pneus 325/30), sistema de escape AMG, spoiler traseiro com ajuste manual, sensor de estacionamento, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto em fibra de carbono, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisores rebatíveis eletricamente, ar-condicionado automático, faróis full LED, DVD Player, bancos esportivos, controle de tração com nove estágios, controlador de velocidade, oito airbags, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa e função Hold. Para personalizar, o interior pode receber cintos de segurança nas cores amarelo, cinza ou vermelho, sem custo adicional. 

Test-drive a convite da Mercedes-Benz

 

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