16/05/2014 - Texto e Fotos: Anelisa Lopes, de Resende (RJ) / Fonte: iCarros
Quem procurar por um March nas concessionárias Nissan no final de maio deverá especificar ao vendedor se busca o novo ou antigo. Isso porque, com a nacionalização do compacto por meio da sua produção na nova fábrica de Resende (RJ), inaugurada em abril, tanto o mexicano como o nacional conviverão por tempo indeterminado nas lojas. "O primeiro será direcionado a um consumidor racional, enquanto o segundo focará em clientes que dão grande valor a design e tecnologia", explica o gerente de marketing e produto da Nissan Tiago Castro. Os preços vão de R$ 32.990 e R$ 42.990.
A novidade, batizada de New March e que chega como modelo 2015, foi mostrada no Salão de Frankfurt no ano passado. As principais mudanças, que não interferiram na mecânica do compacto, ficam por conta da nova dianteira, com uma grande entrada de ar na parte de baixo e uma grade cromada em forma de V, enquanto as caixas de roda estão posicionadas mais na extremidade. O New March ficou 4,7 cm mais comprido (3,83 m) e 1 cm mais largo (1,68 m). O porta-malas permanece com 265 litros de capacidade. Olhando por cima, percebe-se um vinco em V. Para o lançamento, o New March ganhou duas cores: azul metálico e branco perolado.
Na cabine, novos materiais e espuma do banco se juntam a alguns equipamentos inéditos (de série só na versão topo de linha): ar-condicionado digital automático, câmera de ré, navegador conectado a aplicativos de redes sociais como Facebook e Google Search e cinto com pré-tensionador.
Mecânica não se altera
Com alterações visuais e de equipamentos, o New March permanece com motorização 1.0 de 16V de 74 cv e 1.6 16V de 111 cv de potência, com etanol, sempre associada a um câmbio manual de cinco marchas. Com exceção de novas calibrações, toda a parte mecânica permanece a mesma, fazendo com que o desempenho do veículo não sofra alteração significativa. Dessa forma, a impressão ao volante fica voltada a uma melhor impressão visual da cabine.
Vai vender? - depois do novo Sentra, lançado em setembro do ano passado, o New March será mais um impulso para que a Nissan feche 2014 com 3% de participação (1% a mais que o volume atual). De acordo com Castro, a média de vendas de 1.500/2.000 unidades mensais do compacto deverão passar para 3.000 até o final do ano. A expectativa é que as versões topo de linha, tanto do 1.0 como do 1.6, gerem mais interesse por parte dos compradores.
A meta parece tímida, mas levando-se em conta que a briga se dará em um segmento que controla 45% do mercado nacional, com concorrentes como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, as novidades estéticas deverão sim ser acompanhadas deste crescimento de aproximadamente 1.000, 1.500 modelos.
Confira os preços da linha New March 2015:
- 1.0 Conforto: R$ 32.990 (airbag duplo, freios ABS, direção elétrica, ar manual, desembaçador traseiro)
- 1.0 S: R$ 34.490 (Conforto + trio elétrico)
- 1.0 SV: R$ 36.990 (S + CD player, bluetooth, comando de áudio no volante, farol de neblina, rodas de liga leve de 15")
- 1.6 S: R$ 37.490 (mesmos equipamentos da versão 1.0 S)
- 1.6 SV: R$ 39.990 (mesmos equipamentos da versão 1.0 SV)
- 1.6 SL: R$ 42.990 (1.6 SV + ar digital, acesso às redes sociais por meio do navegador, câmera traseira, rodas de liga leve de 16" e CD player com MP3)
Preços do March mexicano
- 1.0: R$ 28.490 (computador de bordo, conta-giros)
- 1.0 Conforto: R$ 32.590 (1.0 + ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura para o volante)
- 1.0 S: R$ 33.690 (1.0 Conforto + trio elétrico, faróis de neblina)
- 1.6 S: R$ 36.590 (mesmos equipamentos da versão 1.0 S)
- 1.6 SV: R$ 39.190 (1.6 S + rodas de liga-leve 15", conexão via Bluetooth e iPod, comandos de áudio no volante)
- 1.6 SR: R$ 41.790 (1.6 SV + rodas pintadas, kit aerodinâmico)
Viagem a convite da Nissan
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro