11/03/2015 - Anamaria Rinaldi, de Tuiuti (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A terceira geração do MINI Cooper foi lançada no Brasil em meados do ano passado somente no modelo duas portas. Agora, a marca de origem britânica traz ao País o hatch em sua versão quatro portas, após ser apresentado ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo no final de 2014. A novidade chega este mês às concessionárias com preços entre R$ 105.905 e R$ 139.950, R$ 6.000 mais cara que as respectivas configurações duas portas.
Além do acesso extra, a principal diferença em relação ao modelo duas portas é o comprimento e o entre-eixos, com cerca de 16 mm e 72 mm a mais, respectivamente. E o que isso muda? Cabem três pessoas no banco traseiro, que desfrutam de mais - bem mais - espaço para as pernas. É bastante coisa para um MINI, tradicionalmente apertado atrás. É verdade que o passageiro do meio sofre com o túnel central alto, mas os demais conseguem se acomodar com conforto. Bem, apenas duas pessoas conseguem se acomodar com conforto, na verdade. Para comparar, o hatch quatro portas tem a distância entre-eixos pouco maior que um Ford EcoSport ou um Chevrolet Prisma e bem maior que um VW Gol, por exemplo.
As medidas do novo Cooper são: 3,98 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,41 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O Cooper S muda o comprimento, com 4,05 m, e a altura, com 1,42 m. O porta-malas também cresceu 67 litros em relação ao hatch duas portas, chegando aos 278 litros. E se isso não for suficiente, os bancos traseiros rebatidos permitem aumentar a capacidade para 941 litros.
Coração de gigante
Sob o capô, nada muda. O Cooper é equipado com motor 1.5 turbo de três cilindros que rende 136 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Já o Cooper S, versão esportiva do hatch, traz um 2.0 turbo de 192 cv e 28,5 kgfm de torque. Ambos serão oferecidos somente com câmbio automático de seis marchas.
Segundo a fabricante, o Cooper quatro portas acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos - somente 0,3 segundo a mais do que o duas portas -, chegando à velocidade máxima de 207 km/h. O Cooper S cumpre a mesma aceleração em 6,9 segundos - praticamente igual ao duas portas - e atinge a máxima de 230 km/h.
Ao volante, fica a mesma impressão: o desempenho pouco muda do modelo duas para o quatro portas. O que é ótimo, já que o hatch é divertido de guiar, com respostas rápidas mesmo na versão Cooper com motor 1.5. Claro que o Cooper S com o 2.0 dá um show, sendo ainda mais instigante. O câmbio - automático nas duas configurações - tem funcionamento suave e deixa a condução mais agradável, sem trancos ou mudanças bruscas de marcha, mesmo quando provocado. A versão S leva a vantagem de trazer borboletas atrás do volante para quem optar pelas mudanças manuais.
Além disso, tanto o Cooper como o Cooper S contam com três modos de pilotagem (econômico, intermediário e esportivo), alterando ajustes de motor, transmissão, direção e suspensão. Isso adequa o carro às diferentes formas de conduzir o hatch, mais suave nos modos econômico e intermediário e mais agressivo no esportivo, com direção e suspensão mais rígidos. Isso permite usar o hatch em todas as condições, do dia a dia às pistas. O difícil é se comportar ao volante do MINI no trânsito: ele pede para ser desfrutado.
Pequeno, mas bem equipado
Desde a versão de entrada, o Cooper hatch quatro portas vem equipado com ar-condicionado com duas zonas de temperatura, controlador de velocidade, computador de bordo, modos de condução, volante revestido de couro com comandos de áudio, seis airbags, controle de estabilidade e de tração, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve aro 16 e sistema de som com Bluetooth.
O Cooper S Exclusive acrescenta, além dos itens citados anteriormente, rodas aro 17, volante esportivo da linha John Cooper Works, som com tela de LCD de 6,5" e GPS integrado e faróis com tecnologia full LED. A topo de linha Cooper S Top traz a mais som de alta performance com tela de 8,8", HD interno e GPS com visualização 3D, sensor de estacionamento traseiro, borboletas atrás do volante para trocas de marcha manuais, teto solar panorâmico, head up display (visor que projeta informações no para-brisa) e sistema Drive Assistant (monitora diversas atividades do carro por meio de câmeras e sensores, como limitador de velocidade por vídeo, acionamento do farol alto, aviso de colisão dianteira, informação de limite de velocidade etc).
Vai vender? A MINI afirma ter crescido no Brasil 26,5% em 2014 em relação ao ano anterior. Segundo dados da Abeifa (associação de importadores), a empresa fechou o ano passado com 2.420 unidades emplacadas, contra 1.941 unidades em 2013.
A fabricante acredita que o novo modelo representará 25% das vendas da marca neste ano, embora o duas portas deva seguir na liderança com 43%. Tal qual o modelo duas portas, a novidade oferece ótimo desempenho, com a vantagem do espaço no banco traseiro, e mira o mesmo comprador. Porém, o público que busca um MINI ainda deverá preferir a configuração tradicional.
Ao longo de 2015, a MINI vai lançar o novo John Cooper Works no segundo semestre e o Countryman no final do ano - que será fabricado no Brasil na planta de Araquari (SC). Além disso, as 29 concessionárias da marca existentes no ano passado deverão subir para 33 até dezembro.
Confira a lista de preços da linha:
Cooper 1.5 automático: R$ 105.950
Cooper S Exclusive 2.0 automático: R$ 122.500
Cooper S Top 2.0 automático: R$ 139.950
Teste-drive a convite da MINI
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