02/02/2016 - Anamaria Rinaldi, de Itu (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Protagonista da indústria automotiva nos últimos anos, o mercado de SUV´s recebeu mais dois personagens importantes no segmento premium recentemente e que desembarcarão no Brasil neste mês. A Mercedes-Benz traz ao País a versão cupê do GLE, chamada de GLE Coupé, e o irmão menor GLC. Ambos chegam às lojas em duas versões: o primeiro com preços a partir de R$ 415.900 e o segundo com valor inicial de R$ 222.900.
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Mercedes-Benz GLC
Segunda geração do GLK, a quem substitui, o GLC recebe esse nome por adotar a mesma plataforma do sedã Classe C, de quem é derivado. Ele foi apresentado pela primeira vez em junho do ano passado, marcando presença meses depois do Salão de Frankfurt, na Alemanha. A novidade rivaliza com BMW X3, Audi Q5 e Volvo XC60.
Visualmente, o GLC abandonou completamente o estilo quadrado do GLK por linhas mais modernas e harmoniosas. De acordo com a Mercedes, essa segunda geração do SUV está até 80 kg mais leve (só a carroceria emagreceu 50 kg) e oferece mais espaço interno que seu antecessor, com 34 mm a mais no espaço para as pernas. Suas dimensões são 4,65 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura, pesando 1.735 kg. O porta-malas também cresceu, agora com capacidade para 550 litros, sendo 80 litros a mais que o GLK. E com os bancos traseiros rebatidos, ele leva até 1.600 litros – 50 litros a mais.
O GLC será oferecido em duas versões: GLC 250, por R$ 222.900, e GLC 250 Sport, por R$ 264.900. Ambas possuem motor 2.0 turbo a gasolina de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, com um novo câmbio automático de nove marchas e tração integral. Segundo a Mercedes, o SUV acelera de 0 a 100 km/h 7,3 segundos e chega à máxima de 222 km/h.
A versão de entrada GLC 250 vem de série com ar-condicionado com duas zonas de temperatura, câmera de ré, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, controlador de velocidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, faróis com luzes diurnas de LED, barras de alumínio no teto, assistente de parta em rampa, função Hold (mantém o carro freado sem precisar manter o pedal pressionado), sistema Start/Stop, rodas de liga leve aro 18, suspensão com amortecimento variável, sistema com cinco modos de condução, controle de tração e de estabilidade, isofix para cadeiras infantis e rádio com GPS.
Já a topo de linha GLC 250 Sport se diferencia pelo acabamento AMG por dentro e por fora, além de acrescentar itens como rodas aro 19, acionamento elétrico da tampa do porta-malas, bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória para o motorista, teto solar panorâmico, suspensão esportiva, faróis full LED, comando do rádio sensível ao toque, retrovisores rebatíveis eletricamente, partida por botão e sistema que estaciona o carro sozinho (vagas paralelas e perpendiculares).
Mercedes-Benz GLE Coupé
O GLE Coupé teve as primeiras imagens reveladas em dezembro de 2014, debutando em janeiro do ano seguinte no Salão de Detroit. Com a linha do teto com caimento acentuado, ele deixa claro seu apelo mais esportivo, chegando ao mercado para rivalizar diretamente com o crossover BMW X6. Como nos demais modelos, seu nome vem do fato de ele derivar da plataforma do Classe E.
Ele será vendido aqui em duas versões: GLE 400 Coupé, de R$ 415.900, e GLE 400 Coupé Night, de R$ 425.900. Ambas são equipadas com motor 3.0 V6 biturbo a gasolina de 333 cv e 48,9 kgfm, atuando em conjunto com uma nova transmissão automática de nove marchas e tração integral. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega à velocidade máxima de 247 km/h.
A suspensão, como no SUV GLE já à venda no País, possui amortecimento variável, modificando suas características de acordo com o modo de condução escolhido. O modelo traz ainda, de fábrica, ar-condicionado com três zonas de temperatura, sistema com cinco modos de condução (Individual, Comfort, Slippery, Sport e Sport+), sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), porta-malas com abertura e fechamento elétricos, câmera de ré, controle de estabilidade e de tração, Start/Stop, sistema que estaciona o carro sozinho, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o motorista, teto solar panorâmico, monitoramente de pressão dos pneus, faróis full LED, rodas de liga leve aro 21, partida por botão, controle de velocidade em descidas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e som de alta qualidade com tela de 8” com áudio 360 graus. Além disso, no mercado brasileiro, o GLE 400 Coupé será oferecido com o pacote exterior AMG, que inclui spoiler dianteiro e traseiro e rodas de liga leve aro 21.
Já a configuração Night se diferencia pela grade do radiador, pelas capas dos retrovisores e pelo spoiler inferior em preto brilhante, além de exibir saída de escape cromada e acabamento interno das rodas também em preto. São disponibilizadas nove cores para a carroceria, sendo sete metálicas (preto, cinza, marrom, azul e três tons de prata). O GLE Coupé leva cinco pessoas e mede 4,90 m de comprimento, 2,12 m de largura (com os retrovisores) e 1,73 m de altura. Ele pesa 2.180 kg. Seu porta-malas tem capacidade para 650 litros, chegando a 1.720 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Impressões ao dirigir
O iCarros teve a aportunidade de avaliar os dois SUVs em suas versões topo de linha em rodovias no interior de São Paulo. Começando pelo GLC, ele oferece um bom conjunto com o motor 2.0 turbo e o câmbio de nove marchas, sem trancos ou oscilações nas trocas. Além disso, as respostas são imediatas após o comando no pedal do acelerador se você estiver no modo "Sport" - lembrando que há cinco modos que adaptam respostas de aceleração, câmbio e direção de acordo com o tipo de condução desejado. Quem prefere uma condução mais progressiva, pode optar pelo modo "Comfort", que gera respostas menos agressivas em retomadas, por exemplo. É possível selecionar os modos por meio de um botão no console central movendo-o para cima ou para baixo. Quanto ao consumo, durante a avaliação em trecho rodoviário, o modelo marcou média de 13,1 km/l.
Já o GLE Coupé justifica o investimento extra com um conjunto bem mais potente graças ao motor 3.0 V6 que atua com o câmbio automático de nove marchas. Mesmo sendo mais pesado, ele é ágil e oferece ótima estabilidade - você precisa abusar nas curvas para lembrar que está a bordo de um SUV de grande porte. Ele também conta com modos de condução, com um modo extra "Escorregadio", ideal para pisos com baixa aderência. Nesse modelo, os modos alteram ainda as respostas da suspensão, além de motor, câmbio e direção. E diferentemente do irmão menor, as mudanças são feitas por um botão giratório no console central. No caso do GLE Coupé, o consumo médio em rodovia foi de 19,2 km/l.
Guardadas as devidas proporções, ambos oferecem ótima dirigibilidade, com direção precisa e suspensão confortável em qualquer piso. O espaço interno também é muito bom, permitindo acomodar três adultos sem muitos problemas. E no caso do GLE Coupé, há ainda alguns mimos, como iluminação para entrar e sair do veículo que projeta o logotipo da Mercedes-Benz no chão e acabamento de alumínio no painel. No cupê, aliás, a tela da cental multimídia está mais integrada ao painel, mas no fundo ela ainda parece um tablet acoplado. Além disso, ela não é sensível ao toque. É verdade que rivais como a Audi também não oferecem tela sensível ao toque, ambas tendo em contrapartida um comando sensível ao toque no console para controlar o rádio e o GPS. Outro problema é que somente as unidades do cupê vendidas após março terão a função de espelhamento da tela de smartphones - e mesmo assim compatível apenas com Apple CarPlay para IOS. A Mercedes diz que no futuro disponibilizará também o sistema Mirror Link, mas ainda não há prazo para isso acontecer.
Vai vender? - O GLK não figurava entre os modelos mais vendidos da Mercedes no Brasil, com média de 800 unidades comercializadas por ano. Contudo, o visual renovado do GLC deve dar um novo ânimo ao SUV, que mira um público misto entre homens e mulheres e em diferentes faixas etárias. Já o GLE Coupé é mais focado no publico masculino e mais jovem, interessado em tecnologia. Por isso, seu caminho no mercado brasileiro deve ser mais árduo, ainda mais considerando sua faixa de preço acima dos R$ 400 mil. A fabricante não divulga expectativa de vendas nem o mix esperado para cada versão dos modelos, mas espera que a mudança no portfólio aumente sua participação nesse segmento. "Acredito que os novos modelos farão as vendas de SUV's da marca subirem dos atuais 33% para ao menos 40% em 2016", afirma Dirlei Dias, gerente sênior de vendas e marketing de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.
Viagem a convite da Mercedes-Benz
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