13/03/2015 - Anamaria Rinaldi, de Indaiatuba (SP) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O Lexus NX200t já estava em exposição desde o início do ano nas duas únicas concessionárias da marca no Brasil, ambas localizadas em São Paulo. Sua primeira aparição foi durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no final de 2014. Anteriormente oferecido somente por meio de pré-venda, ele foi apresentado oficialmente à imprensa e começa a ser vendido a partir de hoje (13) em duas versões: AWD por R$ 216.300 e com o pacote F-Sport por R$ 236.900.
Importado do Japão, o modelo estreia o motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta de combustível de 238 cv de potência e 35,7 kgfm entre 1.650 rpm e 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com consumo médio de 9,2 km/l em percurso misto cidade/estrada. Suas dimensões são: 4,63 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,64 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos. O porta-malas leva 580 litros.
Os itens de série desde a versão de entrada incluem tração integral, oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista e passageiro do banco dianteiro), direção elética progressiva, faróis de LED, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, controlador de velocidade adaptativo (regula velocidade e distância do carro à frente), rodas de liga leve aro 17, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória para o motorista, partida e freio de estacionamento por botão, modos de condução (Eco, Normal e Sport), bancos com aquecimento e resfriamento, controle de tração e de estabilidade, câmera de ré, sensor de chuva, teto solar elétrico e central multimídia com TV digital, GPS, Bluetooth e tela de sete polegadas.
A topo de linha com o pacote F-Sport acrescenta rodas aro 18, banco do motorista com ajuste lombar e oito posições de memória, acabamento interno em aço escovado, modo de condução Sport+, suspensão adaptativa, bancos esportivos vermelhos, pedais de alumínio, teto solar panorâmico, grade dianteira com desenho tipo colmeia e retrovisores externos na cor preta.
E como anda a fera?
O iCarros testou o SUV de luxo em uma pista no interior de São Paulo, onde pode constatar sua aptidão esportiva. Ele é bastante ágil ao volante e o câmbio automático tem funcionamento suave, com trocas quase imperceptíveis. As borboletas atrás do volante ajudam nas reduções e dão um toque especial nesse ambiente. Ele não ficou devendo nem nas retomadas.
Além disso, os modos de condução permitem adequar o carro ao estilo de pilotagem, indo do mais manso no Eco (prioriza o conforto) ou mais arisco no Sport. E em qualquer condição, a tecnologia a bordo - com controle de tração e de estabilidade - mantém o carro grudado no chão. Mas é sempre bom lembrar que se trata de um SUV e sua altura elevada aparece ao provocar o carro nas curvas.
A direção elétrica progressiva varia a rigidez do volante de acordo com a velocidade do veículo, oferecendo conforto para estacionar e precisão ao acelerar. Quanto à suspensão, ela parece ter um acerto intermediário, confortável mesmo ao encarar ondulações na pista. Porém, uma avaliação mais detalhada nas ruas se faz necessário no futuro. E com o pacote F-Sport, o modo Sport+ enrijece mais a suspensão, opção aconselhada apenas para as condições de pista em que o teste foi realizado.
Dentro, a sensação é mesmo de estar em um carro de luxo, com acabamento de couro sem falhas e diversos mimos, como ajustes elétricos nos bancos dianteiros e no volante, tela colorida no quadro de instrumentos e TV digital. O sistema de som, entretanto, tem uma aparência ultrapassada e a tela da central multimídia fica numa posição muito alta. Talvez por isso a tela não seja sensível ao toque, mas sim os botões localizados no console central, junto à alavanca de câmbio, ao botão do freio de estacionamento eletrônico e ao comando giratório que permite escolher entre os modos de condução.
Mercado de luxo em alta
A Lexus acredita no potencial do mercado brasileiro, onde, segundo a fabricante, o segmento de luxo cresceu 16% de 2013 para 2014 - e os SUVs representaram mais de 15 mil emplacamentos. "O Brasil é o maior mercado da América Latina", disse entusiasmado Steve St. Angelo, CEO da Toyota na América Latina e Caribe.
Com 240 unidades vendidas em 2014, a Lexus teve sua participação no País elevada em 19% em relação ao ano anterior. "Isso é um número muito bom, considerando que o mercado total fechou com queda de 7%", defendeu Luis Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil. Focando suas atenções nas classes A e B, a empresa espera que o NX aumente sua base de clientes para atingir o objetivo de crescer 40% em 2015, indo de 20 para 100 unidades comercializadas por mês. E para atender a essa demana, irá aumentar de 12 para 15 os pontos de assistência técnica espalhados pelo País.
Vai vender? - A expectativa da Lexus é vender entre 20 e 30 unidades mensais do NX, sendo 70% da F-Sport e 30% da versão de entrada. Com ótimo desempenho, bom nível de equipamentos e fazendo parte de um segmento cada vez mais importante no Brasil, o SUV deve até ultrapassar essa marca, já que preço não será um problema para seu público-alvo. Aliás, diante da alta do dólar, a empresa disse que irá se esforçar para manter os preços atuais, sem previsão de reajustes a curto prazo.
Test-drive a convite da Lexus
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