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Lançamento: Toyota Hilux e SW4 2017 flex

Lançados inicialmente apenas nas configurações a diesel (e a gasolina no SUV), modelos ganham novamente opções flex

03/08/2016 - Anamaria Rinaldi, de Atibaia (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando a Toyota mudou a geração da Hilux no final do ano passado e do SW4 no início de 2016, lançou, inicialmente, apenas as configurações a diesel - e a gasolina no caso do SUV. Como prometido, no segundo semestre retornam ao mercado as opções flex de ambos os modelos com as mesmas atualizações apresentadas anteriormente. Tanto a picape como o SUV serão vendidos a partir do dia 4 de agosto em três versões flex. A Hilux terá as configurações SR e SRV, 4x2 ou 4x4, com preços entre R$ 111.700 e R$ 131.200. Já o SW4 terá apenas a opção de acabamento SR com cinco ou sete lugares, custando de R$ 159.600 a R$ 164.900 - há ainda uma versão de cinco lugares manual destinada apenas à venda direta por R$ 146.550.

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Assim como ocorreu com o propulsor diesel, o motor flex recebeu melhorias. Desenvolvido para o mercado brasileiro, ele conta com duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape - antes era só na admissão - e perde o tanquinho auxiliar de partida a frio. Em ambos os modelos, trata-se de um 2.7 16V capaz de render 163 cv de potência com etanol (igual ao anterior) ou 159 cv com gasolina (apenas 1 cv a mais). O torque máximo é de 25 kgfm com ambos os combustíveis a 4.000 rpm, também seguindo inalterado em relação à geração anterior.

Apesar das poucas mudanças, a Toyota afirma que esse motor está 7% mais eficiente e mais econômico que seu antecessor. Isso se dá graças ao comando duplo variável junto com a nova transmissão automática, que passa de quatro para seis marchas. Há ainda os modos Eco e Power que podem ser usados de acordo com o estilo de condução desejado. Os dados do Inmetro apontam um consumo de 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada com etanol ou 6,9 km/l e 8,1 km/l, respectivamente, com gasolina na Hilux flex cabine Dupla. Já no SW4 são 4,9 km/l em uso urbano e 5,9 km/l em rodovias com etanol ou 7,1 km/l e 8,5 km/l na mesma ordem com gasolina.

Lista de equipamentos de série

Hilux SR Flex: ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, chave tipo canivete, volante revestido de couro com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, controlador de velocidade, trio elétrico, faróis de neblina, alarme, airbags frontais e de joelho para motorista e central multimídia com tela de 7" sensível ao toque, GPS, TV Digital, DVD, câmera de ré, Bluetooth e conexões USB e AUX.

Hilux SRV Flex: todos os itens da SR mais ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos revestidos de couro, assistente de reboque, assistente de partida em rampa e controle de tração e de estabilidade.

SW4 SR Flex: ar-condicionado, direção hidráulica, volante com ajustes de altura e profundidade, chave tipo canivete, computador de bordo, controlador de velocidade, compartimento refrigerado no console, estribos laterais, trio elétrico, faróis de neblina, airbags frontais e de joelho para motorista, assistente de reboque, assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro e central multmídia com tela de 7" sensível ao toque, GPS, TV Digital, DVD, câmera de ré, Bluetooth e conexões USB e AUX.

Impressões ao dirigir

O iCarros availou a picape Hilux flex na versão SRV, de R$ 131.2000. Por fora, traz as mesmas mudanças visuais vistas na nova geração apresentada no final do ano passado, o que agrada. O interior também conta com bom nivel de acabamento, com volante e bancos revestidos de couro e ajustes elétricos para o motorista. Ao volante, contudo, essa primeira boa impressão se esvai ao pisar fundo no pedal do acelerador. O motor 2.7 de 163 cv (etanol) e 25 kgfm de torque não consegue oferecer respostas ágeis em arrancadas e retomadas à picape de 2.800 kg - lembrando que o 2.8 turbodiesel rende 177 cv e 45,9 kgfm. Para fazer uma ultrapassagem, por exemplo, é preciso planejar, pisar fundo e aguardar o ruído dos giros subindo.

As seis marchas do câmbio automático são um avanço em relação ao anterior de quatro velocidades, sem dúvida, mas não servem para tornar a Hilux novamente competittiva frente às Chevrolet S10 e Ford Ranger renovadas. Problemas como a suspensão que chachoalha demais em terrenos irregulares e a direção hidráulica - será preciso aguardar uma nova reformulação para talvez virar elétrica - ainda pesam na decisão. Por outro lado, o apelo fora de estrada da Hilux parece imbatível, se você não se incomodar com o "pula-pula" na estrada de terra.

Veja os preços de Hilux e SW4 flex 2017:

Hilux SR flex 4x2: R$ 111.700
Hilux SRV flex 4x2: R$ 120.800
Hilux SRV flex 4x4: R$ 131.2000

SW4 SR flex 5 lugares automático: R$ 159.600
SW4 SR flex 7 lugares automático: R$ 164.900
SW4 SR flex 5 lugares manual (venda direta): R$ 146.550

Vai vender? - Mesmo com seus defeitos, a Toyota Hilux ainda vende mais que as rivais com quase 7.000 unidades a mais que a S10 e 10 mil a mais que a Ranger no acumulado de janeiro e julho deste ano. Foram 19.646 unidades da Hilux contra 12.907 da S10 e 8.797 da Ranger. Com a chegada das versões flex, essa diferença deve aumentar, ainda que elas representem menos do que as configurações a diesel. Imagine então o que ela poderia fazer com um novo acerto de suspensão e direção elétrica. Pena que essas alterações ficarão para um segundo momento. Por hora, a pespectiva é que a Hilux não precisa se preocupar com os concorrentes, pelo menos no número de vendas. E o SUV SW4 vai pelo mesmo caminho, vendendo bem mais que seu rival direto, o Chevrolet Trailblazer.

Viagem a convite da Toyota

 

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