27/09/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação e Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros
A Nissan anunciou hoje (27) que o superesportivo GT-R, conhecido pelo apelido de "Godzilla", já está disponível para compra no Brasil. O modelo, vendido apenas sob encomenda, chega em versão única Premium com preços a partir de R$ 900 mil. E o mais importante: o Brasil será o primeiro país da América do Sul a comercializá-lo. Com presença confirmada no Salão de São Paulo em novembro, o GT-R é oferecido já na linha 2017, lançada em julho deste ano no Japão. "O objetivo da Nissan com esse lançamento é agregar valor à marca com um produto de apelo aspiracional, usando-o como vitrine para as tecnologias de ponta desenvolvidas pela Nissan", afirma Arnaud Charpentier, diretor de marketing.
Leia mais:
Domando Godzilla: como é andar no Nissan GT-R
Nissan GT-R Nismo muda para 2017
Nissan GT-R faz drift a mais de 300 km/h
Apresentado como conceito no Salão de Tóquio de 2005, o GT-R pronto foi enfim revelado dois anos depois, em 2007, também na mostra japonesa. A linha 2017 exibe as mudanças mais significativas que o modelo já recebeu desde então, com novo visual por dentro e por fora. "É um dos carros de produção mais rápidos do mundo", destaca Fraçois Dossa, presidente da Nissan do Brasil. Não é à toa que o escolhido para ser o garoto-propaganda foi o velocista jamaicano Usain Bolt, dono de um GT-R dourado. Como prova disso, o modelo obteve o recorde de drift mais rápido pelo Guinness Book em abril deste ano e de volta mais rápida em Nürburgring na versão Nismo em 2013 com o tempo de sete minutos e oito segundos.
Segundo a empresa, todo o design externo foi pensado para melhorar o seu desempenho, com aprimoramentos aerodinâmicos e no sistema de resfriamento para lidar com a potência e o torque extra. Nesse sentido, a grade frontal foi ampliada em 20%, ajudando no fluxo de ar. Mudam também o capô, os para-choques e os faróis com luzes diurnas (DRL). Na traseira, as icônicas lanternas circulares foram mantidas. Já o interior recebeu quadro de instrumentos inteiramente novo e coberto com couro, além de tela sensível ao toque de oito polegadas, novo volante e novas saídas do ar-condicionado.
O "Godzilla" mede 4,71 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,37 mde altura e 2,78 m de entre-eixos. Seu peso é de 1.752 kg, com capacidade para levar 315 litros no porta-malas. Entre os equipamentos estão som Bose de alta qualidade, tela sensível ao toque de 8 polegadas no painel com comandos também em um botão no console central, rodas de liga leve aro 20", faróis full LED, freios Brembo, sistema isofix para cadeiras infantis, controle de tração e de estabilidade, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e airbags frontais, laterais e de cortina.
Motor "monstruoso"
Fabricado somente no Japão, o processo de produção do GT-R inclui diveros processos manuais, incluindo o motor, que é feito artesanalmente. Existem apenas cinco pessoas aptas a montá-los, chamadas de "Takumi". Por isso, cada motor leva uma placa com a assinatura do "takumi" que o montou. Sob o capô está um motor 3.8 V6 biturbo que rende 572 cv de potência - são 20 cv a mais em comparação à versão anterior - e 65 kgfm de torque. A transmissão é sequencial de seis velocidades e dupla embreagem, com trocas manuais nas borboletas atrás do volante. Já a tração é integral como manda a tradição do modelo.
Há um sistema com três modos de condução: R, Normal e Comfort, que alteram parâmetros de suspensão, transmissão e do controle de estabilidade. O R é voltado para uma direção mais esportiva, aumentando também o ruído do motor que sai do sistema de escape. O modo Normal é o mais indicado para o dia a dia, de acordo com a fabricante.
Preços e onde comprar
Por enquanto, a Nissan afirma que não há acessórios disponíveis para o GT-R, que vem com rodas de 20 polegadas. O cliente pode escolher apenas entre sete opções de cores para a carroceria (branco, dois tons de cinza, preto, azul, vermelho e laranja) e quatro para o interior (preto, caramelo, laranja e vermelho). Com o interior preto, o GT-R sai por R$ 900 mil. Com as demais cores internas, sai por R$ 920 mil.
Os interessados podem procurar qualquer concessionária da Nissan em todo o território nacional para fazer a encomenda. Contudo, a empresa informa que todo o processo será centralizado na unidade Carrera nos Jardins, em São Paulo. Há até uma central de atendimento exclusiva para esses clientes. Da mesma forma, todo o atendimento pós-venda será feito por essa concessionária homologada. "O cliente poderá levar o seu carro em qualquer rede autorizada para fazer as revisões ou qualquer outra manutenção. Dependendo do caso, o carro será enviado para São Paulo para efetuar o serviço ou um mecânico autorizado será encaminhado para o local onde está o veículo para fazer o reparo na própria cidade. Isso irá depender de cada caso", afirma Cristiane Sanches, gerente de marketing de produto.
Se você quer adquirir um GT-R para chamar de seu, a Nissan disse que não terá modelos em exposição em nenhum showroom. Por enquanto, há apenas uma unidade no País, que já foi vendida. "Mas temos outros interessados que já nos procuraram para fazer reserva", garante Cristiane. O tempo estimado entre concluir a reserva e a entrega do veículo varia de 3 a 4 meses. Segundo a gerente de marketing, a expectativa é comercializar 10 unidades por ano. E para atender a essa demanda, ela garante que existem peças em estoque no Brasil.
História
A lenda do GT-R surgiu em 1969 com o modelo Skyline, apresentado no Salão do Automóvel de Tóquio no final de 1968. Essa primeira geração, equipada com motor 2.0 de seis cilindros em linha e 160 cv, durou até 1972. Em 1973 surgia a segunda geração, que teve somente 200 unidades fabricadas devido à regulamentação mais severa sobre as emissões de poluentes no Japão. Esse foi um dos primeiros carros japoneses a ter freios a disco nas quatro rodas.
A terceira geração, batizada de R32, foi oferecida entre 1989 e 1994 após 16 anos de ausência do GT-R no mercado. Ela trazia motor 2.6 com seis cilindros em linha e 280 cv, sendo o primeiro GT-R a incorporar tração nas quatro rodas - as gerações anteriores tinham tração traseira). Foi nessa geração que surgiu o apelido "Godzilla", dado por uma revista australiana em alusão a um seriado japonês em sua edição de julho de 1989.
A quarta geração, a R33, durou de 1995 a 1998, sendo caracterizada pela aerodinâmica melhorada e pela carroceria reforçada, com melhor distribuição do peso. Em 1999 veio a quinta geração, chamada de R34, que durou até 2002. Foi a última com o motor 2.6 e a primeira a trazer câmbio de seis marchas. A sexta e atual geração foi lançada em 2007, conhecida pela sigla R35. Ela marca a volta do GT-R ao catálogo da Nissan. Segundo a empresa, desde 2007, já foram comercializadas mais de 30 mil unidades do GT-R em todo o mundo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro