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Lançamento: Mitsubishi L200 Triton Sport 2017

Além do visual renovado, picape média recebe motor e câmbio novos para recuperar espaço no segmento

23/09/2016 - Anamaria Rinaldi, de Mogi Guaçu (SP) / Fotos: Divulgação/Murilo Mattos / Fonte: iCarros

A Mitsubishi anunciou há duas semanas a chegada da nova geração da picape média L200 Triton, agora batizada de Sport. Ela chega às lojas no começo de outubro em três versões (GLS, HPE e HPE Top) com preços entre R$ 131.990 e R$ 174.990. Feita em Catalão (GO), a picape, ao menos por enquanto, conviverá com o modelo anterior nas opções Savana, Outdoor, GLX e GL, resultando em um total de nove versões do modelo à venda.

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Atualmente em sua quinta geração, a picape logo chama a atenção pela grade frontal redesenhada, que muitos leitores comentaram lembrar o desenho da chinesa Mahindra. Mudam também os faróis, agora com luzes diurnas de LED, os para-choques, as lanternas traseiras e até o desenho da carroceria na região do banco traseiro. Segundo a empresa, isso permitiu reduzir medidas sem prejudicar o conforto dentro da cabine nem a capacidade de carga (que é 1.075 kg). A novidade tem 5,28 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,79 m de altura e 3 m de entre-eixos.

O que muda na motorização?

Aderindo ao "downzing", sai de cena o antigo 3.2 e entra um novo 2.4 litros 16V turbodiesel feito de alumínio - o que reduziu seu peso em 30 kg. Ele rende 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque - o anterior entregava 180 cv e 38 kgfm. Já o câmbio pode ser manual de seis marchas na versão de entrada GLS ou automático de cinco velocidades na HPE, com trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante e modo Sport. Segundo a Mitsubishi, além de o conjunto ser totalmente novo, a transmissão foi desenvolvida especificamente para esse modelo.

Em todas as configurações, a tração é 4x4, acionada por um botão giratório no console central, com as opções 4x2, 4x4 (permite rodar em rodovias, secas ou escorregadias), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. Quanto ao consumo, a empresa informou que a nova picape faz 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada - para comparar, sua antecessora fazia 8,8 km/l e 10,6 km/l, respectivamente, de acordo com os números do Inmetro.

Impressões ao dirigir

A L200 Triton ganhou mais do que um sobrenome. Ela ainda merece algumas ressalvas - o visual polêmico pode ser uma delas -, mas no geral subiu alguns degraus em relação a sua antecessora. A dirigibilidade ficou muito melhor e o acabamento pobre foi aprimorado. Por dentro, a picape exibe novo desenho, novos materiais e cores. O acabamento traz as tonalidades de preto, cinza e cromo, com texturas mais agradáveis ao toque do que na geração anterior. Ainda assim, parece que esse item merecia um pouco mais de atenção, ficando com um aspecto simples e sem muito luxo perto das rivais. Atrás, há bom espaço para três ocupantes.

Falando do desempenho, o motor menor fez muito bem à L200, que mostrou bastante agilidade em baixa rotações, sem trancos do câmbio automático mesmo em reduções. A mesma agilidade em arrancadas se mostrou nas retomadas de velocidade, permitindo ultrapassagens seguras para um modelo que pesa 1.950 kg. A Mitsubishi informou que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,4 segundos. Pena que o novo acerto das suspensões deixou a L200 um pouco "boba" na estrada, sem passar muita confiança em altas velocidades e permitindo que a carroceria incline demais em curvas. A direção elétrica também poderia oferecer um pouco mais de rigidez acima de 70 km/h.

Merece elogio o raio de giro de 5,9 metros, o melhor da categoria de acordo com a fabricante. Isso torna fácil manobrar a picape mesmo em locais apertados ou ao contornar curvas mais fechadas. É bom citar também o sistema de abertura da tampa da caçamba, que não permite que ela caia ao puxar a maçaneta como ocorre em algumas picapes do segmento. 

E no fora de estrada? 

Foi na terra que a nova L200 se sentiu em casa. O balanço excessivo das suspensões no asfalto se torna agradável nos buracos e ondulações de estradas não pavimentadas. E toda a eletrônica a bordo permite transpor obstáculos sem muita dificuldade. Seu ângulo de entrada é de 30° e o de saída é de 22°, enquanto a inclinação lateral é de 45°. A altura livre do solo é de 220 mm, com travessia de água de até 600 mm. 

Equipamentos de série

GLS manual: ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de som com Bluetooth e USB, volante com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico e rodas de liga leve de 16 polegadas.

HPE automática: traz os mesmos itens da GLS mais borboletas atrás do volante, estribos laterais, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, volante e bancos revestidos de couro, controlador de velocidade, volante com comandos de áudio, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e de tração, sistema isofix para cadeiras infantis e central multimídia com tela sensível ao toque de 7", GPS, USB e Bluetooth.

HPE Top automática: acrescenta à lista anterior protetor de caçamba, faróis bixenônio, luz diurna de LED, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e assistente de condução com trailer (ajuda a estabilizar o veículo com reboque).

Vai vender? - A Mitsubishi não fala em quanto espera que a nova geração represente nas vendas de todas as nova versões oferecidas atualmente nem dá prazo para o modelo antigo sair de linha. A expectativa da empresa é que a versão topo de linha HPE Top fique com 60% das vendas nos primeiros meses após o lançamento, com 50% a intermediária HPE e apenas 10% para a de entrada GLS. Houve melhorias significativas na L200, mas resta saber se será o suficiente para subir no ranking e alcançar a Ford Ranger. No acumulado do ano, a picape da Mitsubishi aparece atrás até da Volkswagen Amarok, único modelo do segmento que ainda não se atualizou. 

Veja a tabela de preços da L200 Triton 2017:
L200 Triton Sport GLS - R$ 131.990
L200 Triton Sport HPE - R$ 164.990
L200 Triton Sport HPE Top - R$ 174.990

L200 Triton 2.4 Flex Outdoor - R$ 91.990
L200 Triton GL MT - R$ 105.990
L200 Triton GLX MT - R$ 111.990
L200 Triton Outdoor AT - R$ 136.990
L200 Triton Savana MT- R$ 138.990
L200 Triton Savana AT - R$ 146.990

Teste drive a convite da Mitsubishi
 

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