25/08/2016 - Anelisa Lopes, de Brumadinho (MG) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros
Inspirado no conceito C-X17, mostrado no Salão de Frankfurt em 2013, o F-Pace inaugura um capítulo na história da Jaguar. Primeiro utilitário da marca de origem britânica, que pertence atualmente à indiana Tata Motors, o F-Pace desembarca no Brasil em setembro em três versões: Prestige (R$ 309.700), R-Sport (R$ 360.900) e S (R$ 406.300). A série limitada a 19 unidades, First Edition destaca um visual mais esportivo e sai por R$ 416.400.
A versão de entrada Prestige traz o novo motor 2.0 litros a diesel com 180 cv e 43,8 kgfm de torque entre 1.750 e 2.500 rotações. A intermediária R-Sport traz um V6 a gasolina de 3.0 litros e 340 cv de potência, enquanto a topo de linha S conta também com o mesmo 3.0 V6, mas com potência elevada a 380 cv - esta unidade Supercharged tem 45,9 kgfm a 4.500 rpm e é compartilhada pela série limitada First Edition. Todas as opções têm tração integral, direção elétrica e transmissão automática de oito velocidades.
Como a própria Jaguar diz, as versões 2.0 e V6 terão um perfil de cliente bem diferente entre si. Enquanto a primeira deverá alavancar aqueles que desejam entrar na marca, a segunda vai cativar quem espera um comportamento mais agressivo do modelo. E a diferença é grande, muito mais que os R$ 50 mil que as separam.
A semelhança entre elas está na precisão da direção elétrica, de peso adequado para qualquer condição de rodagem, no bom isolamento acústico e na suspensão com acerto rígido - até demais -, mas o desempenho entre os dois modelos têm grande variação na saída e retomada de velocidade. Nas rodovias escolhidas para o teste drive, que contavam com vários trechos de redução de velocidade por conta de lombada e curvas, o diesel exigiu mais o uso das borboletas atrás do volante para ganhar agilidade, enquanto o V6 mostrou disposição à mínima pressão do pedal do acelerador.
Derivado da plataforma do XF e do XE, que permite 80% da sua estrutura construída em alumínio, o F-Pace tem 4,73 m de comprimento, 1,93 m de largura (com os espelhos rebatidos), 1,65 m de altura e 2,87 m de distância entre-eixos. O peso do modelo varia entre 1.775 kg e 1.861 quilos de acordo com a versão. A capacidade do porta-malas é 508 litros e possui abertura por sensor, passando a perna por baixo da parte lateral traseira do veículo.
Tração integral e outras tecnologias do F-Pace
Em condições normais de direção, 100% da força do motor do F-Pace é enviada para o eixo traseiro, mas a distribuição pode ser 50/50 dependendo das situação. A tecnologia All Surface Progress Control permite ao motorista conduzir só com o volante, sem uso de acelerador ou freio, em
terrenos escorregadios como neve, gelo e grama molhada, enquanto acelerador e o freio são controlados automaticamente entre 3,6 Km/h e 30 Km/h. Ou seja, ao ativar esta tecnologia, o carro pode desatolar ou descer uma ladeira sozinho, somente com a indicação de direção por meio do volante.
Apesar de não ter uma raiz 4x4 como a irmã Land Rover, a Jaguar realizou um trabalho primoroso para o desempenho fora de estrada do modelo. Além da tecnologia citada acima, é possível escolher os modos de condução, como areia, lama ou neve por meio de um seletor no painel, ou deixar que a eletrônica conjunta do controle de tração, de estabilidade e dos freios ABS faça todo o trabalho sozinha na terra, diretriz que segue o perfil do cliente Jaguar, diferentemente do da Land Rover, que prefere ter o controle do veículo.
Além do motor, outros equipamentos são compartilhados pelo F-Type, como a suspensão dianteira double-wishbone redesenhada para o utilitário e traseira integral link, que se destaca pela flexibilidade horizontal do sistema para amortecer as "pancadas" da via, além do sistema de vetorização de torque, que identifica situações de instabilidade nas curvas e aplica frenagem nas rodas de dentro e mais força nas demais para contornar com mais segurança. Já o Adaptive Dynamics (disponível só na topo de linha S) monitora o movimento do veículo para oferecer amortecimento contínuo nas diversas condições do carro em um mesmo terreno.
Entre os equipamentos de série, o F-Pace em sua versão mais cara conta com head-up display (projeção de informações no para-brisa), controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistente para estacionar, com monitoramento 360º ao redor do veículo. O F-Pace First Edition se diferencia por duas pinturas metálicas (Azul Caesium e Halcyon Gold), além da Rhodium Silver e Ultimate Black. A série também conta com rodas de 20 polegadas com acabamento em preto, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão quadriculado em relevo, o que passa uma sensação de refinamento. A mesma textura, no entanto, poderia estar no painel, que parece simples para quem está diante de um Jaguar. Mais detalhes em alumínio na parte de dentro também seriam bem-vindos. Na parte de trás, quem vai ao meio, divide espaço com o console central e túnel traseiro.
Um dos acessórios disponíveis para o F-Pace que vale citar é a Activity Key, uma pulseira à prova d'água e de choque que trava e destrava o carro, ideal para quem pratica esporte. Rack para bicicleta, capa para retrovisor com detalhe em fibra de carbono e rodas de 22 polegadas também são comercializados nas revendas da marca.
Vai vender? Mercados emergentes (Brasil, Rússia e China) têm um perfil de comprador mais jovem (35 a 45 anos) para o F-Pace, que são atraídos principalmente pela novidade no segmento e pelo design do modelo. Por isso, a Jaguar espera que 90% dos compradores sejam novos clientes para marca, sendo 2/3 de homens e 1/3 de mulheres.
Não há estimativa em volume por se tratar de um modelo inédito para o fabricante, mas um lote de 100 carros para os dois primeiros meses de venda já desembarcou por aqui. A versão mais procurada deverá ser a Prestige, com 60%, seguida pela R Sport, com 30%. Para a Jaguar, o F-Pace será um divisor de águas, como foi o Evoque para a Land Rover. Atributos para isso, com certeza, o modelo tem. Só resta saber se fará mais sucesso que seu principal concorrente, o Porsche Macan.
Viagem a convite da Jaguar-Land Rover
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