entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Jeep estreia Renegade por R$ 69.900

EcoSport e Duster que se cuidem; no dia 10 de abril, Renegade chega às lojas Jeep

23/03/2015 - Anelisa Lopes, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Anelisa Lopes e Divulgação / Fonte: iCarros

Ascendência e nome norte-americanos, padrinho europeu e sotaque pernambucano. É dessa mistura de essências que surge o Renegade, primeiro produto do trabalho conjunto entre Fiat e Chrysler, após aquisição do grupo americano pela marca italiana. O novo modelo global, produzido na fábrica da Jeep, em Goiana (PE), estará nas lojas a partir de 10 abril. Serão três versões de acabamento, duas opções de motor e três de câmbio, com preços que partem de R$ 69.900 e chegam a R$ 116.900. Em maio, uma versão de entrada de R$ 66.900 também chegará às revendas. 

Com quem briga o Renegade?

Apesar da roupagem típica de um jipe e do sobrenome premium, o Renegade vai invadir um segmento inaugurado no Brasil pelo Ford EcoSport e consolidado pelo Renault Duster, o de SUV´s pequenos, com modelos que custam entre entre R$ 60 e R$ 120 mil - mercado este que deverá ter um crescimento de 40% a 50%, em 2015, de acordo com a Jeep. Além de dividir espaço com estes veteranos, o Renegade também vai brigar com o recém-lançado Honda HR-V e com o futuro Peugeot 2008 (a ser apresentado na segunda semana de abril). 

"Com certeza, 50% dos interessados no Renegade serão donos de EcoSport, Duster e até de HR-V, mas a outra metade virá de segmentos diversos, como SUV´s grandes e sedãs", calcula o diretor geral da Chrysler no Brasil e da Jeep na América Latina, Sergio Ferreira. Na divisão por sexo, a conta fecha em 50% de homens e 50% de mulheres. 

Versões do novo Jeep

A linha Renegade tem três versões: Sport, Longitude e Trailhawk, além da mais em conta que chegará em maio. O executivo da Jeep explica que ela será a porta de entrada do consumidor brasileiro para a marca, mas não especificou o nível de acabamento do modelo que está por vir. Lembrando que na semana que vem, o integrante mais em conta deste time, o Duster, será repaginado pela Renault. É esperar para ver.    

O objetivo é oferecer uma ampla oferta de modelos no segmento, Para isso, começa com a opção Sport 1.8 flex de 132 cv de potência com câmbio manual de cinco marchas, passa para a Sport 1.8 flex automática de seis velocidades e chega à Sport 2.0 turbodiesel 4x4 de 170 cv automática com nove marchas. Esta linha começa em R$ 69.900 e vai a R$ 99.900. 

A intermediária Longitude será a mais buscada das lojas e conta com a configuração 1.8 flex automática de seis velocidades e a 2.0 turbodiesel 4x4 de nove velocidades, por R$ 80.900 e R$ 109.990, respectivamente. 

A mais cara, Trailhawk, sai da linha de montagem apenas com motor 2.0 turbo 4x4 com transmissão automática de nove marchas e custa R$ 116.900. Dê uma olhada no pacote de equipamentos de cada uma delas no final da matéria.

Como anda o motor a diesel com nove marchas

O caminho percorrido pelo iCarros no teste drive do Renegade foi, na maior parte da sua extensão, em estrada de terra com obstáculos de média dificuldade para ultrapassagem - pedras, buracos e lama. A versão Longitude 2.0 turbodiesel 4x4 automática com nove marchas chamou a atenção pelo nível de conforto e estilo a bordo, como velocímetro digital, GPS, teto solar removível (as duas coberturas do teto podem ser retiradas e guardadas em uma bolsa no porta-malas), ajuste elétrico de lombar e sistema de som Beats.

Mas o jipinho enfeitado foi capaz de subir morro acima e descer pirambeira abaixo? Nesta versão, sim. Todo o acionamento do sistema de tração nas quatro rodas e da marcha reduzida é feito eletronicamente, mesmo com o carro em movimento. Com pneus de asfalto, o Renegade chegou a patinar, mas a tração integral não se intimidou em nenhum momento da travessia off road. Ponto positivo para a leveza da direção elétrica (inclusive no modo reduzido), o trabalho silencioso do motor a diesel e, no trecho rodoviário, para a performance da transmissão de nove velocidades, que permitiu rodar em oitava marcha a 100 km/h em menos de 2.000 giros.  

Já a configuração Sport 1.8 flex automática de seis velocidades foi avaliada no trânsito do Rio de Janeiro, situação que exigiu várias reduções. No modo drive, é perceptível um atraso da mudança de marcha após o comando do pé no acelerador, fazendo lembrar as caixas automatizadas. Diferentemente da versão citada acima, esta não tinha borboletas atrás do volante para mudança de marcha, portanto, avanço e redução são feitos na própria alavanca.

Jeep quer passar a Ford

Líder do segmento há uma década, o Ford EcoSport vai travar braço de ferro com o lançamento da Jeep. "Queremos ser líder deste mercado até o final do ano", antecipa Ferreira. A meta é agressiva, mas a Jeep não informa ainda qual é sua expectativa no que diz respeito ao volume de vendas, alegando a incerteza atual do mercado brasileiro, mas vale lembrar que o campeão da Ford chegou a 55 mil unidades vendidas em 2014. 

Confira os preços e os equipamentos de série da linha Renegade:

- Sport 1.8 flex manual de cinco marchas: R$ 69.900
Ar-condicionado, direção elétrica, controle anticapotamento, assistente de partida em rampa, sistema Isofix, assistente de frenagem de emergência, travas e vidros elétricos nas quatro portas, espelhos com ajuste elétrico, sistema de áudio com conectividade Bluetooth e USB, controles de áudio no volante, faróis de neblina, luzes diurnas, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e rodas de 16 polegadas com pneus 215/65

- Sport 1.8 flex automático de seis marchas: R$ 75.900
Mesmos equipamentos da versão manual, mas com câmbio automático

- Sport 2.0 turbodiesel 4x4 automático de nove marchas: R$ 99.900
tração integral, sistema Selec-Terrain (altera as respostas do carro conforme o terreno) e sistema de auxílio para a descida de rampas íngremes

- Longitude 1.8 flex automático de seis marchas: R$ 80.900
ar-condicionado automático de duas zonas, sistema multimídia com tela de toque com 5 polegadas, conectividade via USB e  Bluetooth, volante revestido em couro com borboletas, câmera de ré, barras longitudinais no teto, rodas de 17 polegadas com pneus 215/60, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, banco do passageiro com porta-objetos no assento e encosto dobrável, e tomada de 12 volts no porta-malas 

- Longitude 2.0 turbodiesel 4x4 automático de nove marchas: R$ 109.990
tração integral e sistemas Select-Terrain e HDC

- Trailhawk 2.0 turbodiesel 4x4 automático de nove marchas: R$ 116.900
suspensão elevada em 2,5 cm, sete airbags, painel de instrumentos com tela customizavel, rodas exclusivas aro 17, acabamento externo diferenciado, barras longitudinais no teto, retrovisores externos na cor cinza, sensores de luminosidade e de chuva, interior com detalhes em vermelho no painel e nas portas, retrovisor eletrocrômico, ganchos para reboque, lanterna removível, sistema de tração 4x4 permanente com primeira marcha reduzida, Select-Terrain e HDC.

Viagem a convite da Jeep

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.